Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

10 dicas de não se dar mal comprando online

2016-11-21-fb

Fala pessoal, tudo bem?

Mês de novembro sempre costuma acelerar as vendas de Natal e quem não deseja presentear alguém que tenha sido importante na nossa vida durante o ano que está se encerrando?

Principalmente, presentear à nós mesmos, que combatemos o bom combate?

No entanto, como explicar o varejo reclamando que esse ano as vendas bateram recordes negativos e que os consumidores sumiram das lojas?

Um olhar mais atento nos resultados das lojas online pode explicar esse fenômeno, além da realidade de que o consumidor está desempregado, as famílias estão endividadas e, por isso, gastando menos além de juros batendo nos limites gravitacionais de Marte.

2016-11-21-001

A receita do site de comercio eletrônico “Mercado Livre” cresceu, no terceiro trimestre de 2016, no Brasil, nada mais nada menos do que 76%. Isso significa um faturamento de US$131 milhões, segundo o jornal “O Estado de São Paulo” de 05/11/2016.

Ao todo, foram vendidos 47,6 milhões de itens entre julho e setembro de 2016, uma alta de 40% sobre o mesmo período de 2015. O Brasil foi o país com maior alta (61%) seguido pelo México (33%).

Instrumentos e acessórios musicais fazem parte desses números e você, caso já tenha comprado ou pensado em comprar seus presentes pelo site, com certeza deve estar planejando gastar seus suados Reais em algum site desse tipo.

Mas como não se dar mal nessa experiência e fazer parte das estatísticas dos enganado ou insatisfeitos?

Convidamos o Felipe Pierro, um dos fundadores do Music Jungle, um marketplace que já falamos aqui, para nos dar dicas sobre como evitar as armadilhas online.

E para quem não o conhece, Felipe é guitarrista da Infamous Vagabonds, banda underground paulistana e engenheiro pela USP. Em 2016, juntou suas duas maiores paixões, tecnologia e música, e com mais 2 músicos fundou o Music Jungle.

Fala aí, Felipe:

—-

Olá leitores do blog SANTO ANGELO. Ainda é muito baixo o número de músicos que compram em lojas online. E eu não tiro as razões de quem não compra porque são várias as formas de alguém se dar mal comprando online.

Estou aqui para te ajudar a evitar armadilhas e comprar bem, principalmente instrumentos e acessórios musicais.

OK, comprar um instrumento ou acessório musical nem sempre é uma tarefa fácil. Até mesmo músicos experientes têm dificuldade na hora de encontrar o produto ou marca ideal.

Ou seja, aquilo que mais se enquadra ao sonho, estilo e, devido aos tempos bicudos de hoje em dia, ao dinheiro disponível no bolso.

2016-11-21-002

Quando falamos em compras online, a coisa fica ainda mais complicada.

Não temos a possibilidade de experimentar o instrumento em mãos, dependemos de opiniões, reviews, fotos ou vídeos para nos mostrar (ou nos dar uma direção) se aquele produto é o que estamos procurando.

Desde que fundei o Music Jungle, uma plataforma para compra e venda de instrumentos musicais novos e usados, já vi de tudo: instrumentos com mais de 40 anos que soam maravilhosamente até instrumentos semi-novos em péssimas condições.

E a grande maravilha dos instrumentos musicais é justamente essa: de que um bom instrumento, se bem cuidados, não tem o seu valor depreciado com o tempo, muito pelo contrário, será cada vez mais valorizado.

Por isso, é muito importante saber bem o que se está comprando e esses cuidados são ainda mais especiais quando compramos pela internet.

1 – Faça a sua oferta

Negocie sempre.

2016-11-21-003

Comprar um instrumento musical é como comprar um carro: pense no preço de vitrine como sendo o preço base, o que começa discussão.

Isso vale tanto para usados quanto para novos, sempre haverá uma margem em que o vendedor está disposto a negociar.

2 – Considere também os usados

Existem produtos, como pedais de efeito, que você encontra usados em perfeito estado e com preços muito descontados em relação aos novos.

Em alguns casos você consegue uma boa economia encontrando essas barbadas.

3 – Pague pela sua segurança

Vale muito mais a pena você pagar um pouco a mais em um site que você sabe que é seguro do que se arriscar em compras às cegas.

Os grupos e fóruns estão abarrotados de tristes histórias de pessoas que foram lesadas ao se aventurar nesse tipo de negociação ou em sites sem reputação.

2016-11-21-004

Para evitar isso, procure sempre utilizar algum serviço de intermediação que ofereça a garantia da compra, como o próprio Music Jungle.

Recomendo fortemente que você verifique os sites que pesquisar, além do Music Jungle, se possuem os devidos certificados e protocolos de segurança que eu utilizo.

4 – Procure por referências do vendedor

Sempre que for comprar online, seja de uma loja ou de um músico, peça para que o vendedor te informe a reputação dele, quais as avaliações das últimas vendas ou até busque referências de pessoas que já compraram dele.

Isso irá trará muito mais segurança à transação.

5 – Veja muitas fotos e vídeos do próprio produto

Observe com cuidado as fotos usadas pelo vendedor e se for o caso peça mais imagens de ângulos diferentes ou de detalhes que foram mencionados na descrição do produto.

Se possível, peça uma foto do número de fabricação daquele instrumento ou acessório.

2016-11-21-005

Não bastam fotos genéricas do modelo, você precisa de fotos reais daquele instrumento.

Seja exigente em sua compra, as fotos e vídeos do produto serão os responsáveis pela sua “experimentação” daquele instrumento em sua compra online.

6 – Saiba exatamente o que está procurando

Invista um tempo em estudar os modelos e entender qual o acessório ou instrumento musical que você realmente precisa para tirar o som que sempre sonhou.

Assista vídeos de review, leia muitos artigos, blogs e fóruns. Esqueça as comparações do tipo “igual à marca Y”, “similar ao modelo X”, “tem o mesmo timbre da marca Z”. Entenda que se trata, muitas vezes, de propaganda enganosa dos vendedores. 

Na dúvida, pergunte. Percebeu que as respostas são evasivas ou incompletas, NÃO COMPRE. Se o vendedor insistir, denuncie-o às plataformas de vendas.

O que funciona também é visitar sites que vendem instrumentos e navegar pelas categorias e marcas, para saber de toda a variedade disponível no mercado e de quebra ler as informações técnicas dos acessórios e instrumentos musicais dos respetivos fabricantes ou importadores.

7 – Saiba da história daquele instrumento

No caso de instrumentos usados, procure saber o passado do instrumento.

Será que ele foi usado somente em casa? Será que ele enfrentou a estrada?

2016-11-21-006

Alguns instrumentos vêm com histórias que o valorizam ainda mais, é caso dos instrumentos usados por artistas famosos ou então produtos que fazem parte de um lote especial ou edições limitadas.

8 – Procure descrições detalhadas

Procure saber os detalhes do instrumento.

Caso as informações da descrição do produto não sejam suficientes, pergunte ao vendedor.

Será que o braço da guitarra está 100%? Será que algum componente foi substituído? Qual será a madeira do corpo?

Quanto mais perguntas fizer, mais segurança terá de não ser enganado.

9 – Antes mesmo de comprar, saiba o que fazer para devolver o produto

Verifique quais as regras para devolução do produto caso o produto entregue não seja o que você estava esperando.

O Código de Defesa do Consumidor brasileiro dita que o comprador tem o direito de trocar produto adquirido pela internet no prazo máximo de sete dias, sem oferecer justificativa.

Essa e outras informações devem estar explícitas no site e o procedimento deve ser em claro sobre pagamento de fretes, reembolso do valor pago e prazos de solução.

10 – Pesquise muito

Assim como na compra offline, você deve pesquisar muito antes de comprar.

Nesse ponto, marketplaces e plataformas facilitam a sua vida agregando ofertas em um lugar só, ainda assim, é importante pesquisar e barganhar com muitos vendedores antes da decisão final.

2016-11-21-007

Comprar online um instrumento ou acessório musical não precisa ser uma dor de cabeça.

Basta você tomar os devidos cuidados, fazer a lição de casa e pesquisar bastante.

Seguindo esses passos, é provável que a decisão de comprar online supere em muitos pontos a alternativa de loja em loja, afinal é muito mais conveniente, você tem acesso a uma variedade incrível de instrumentos a preços muito atrativos.

Siga essas dicas e faça a música acontecer! A gente se vê no Music Jungle.

Valeu Felipe pelas dicas e espero que o nosso pessoal as aproveite muito bem nas próximas compras online.

Grande abraço.

Dan Souza é Relações Artísticas, Baixista e fissurado em tecnologia e música, além disso, é apaixonado por Publicidade, Propaganda, Literatura e Filosofia. Formado em Marketing pela UNINOVE/SP, atualmente é CMO da equipe de Marketing da Santo Angelo.




  • Hermanoteu Teixeira

    O barato deve sair barato. É assim que o Find Price trabalha para trazer e ajudar o cliente na melhor compra.

    • http://www.santoangelo.com.br Santo Angelo

      Bom dia Hermanoteu,
      Sim, também gostamos bastante deste site para efetuar compras mais baratas.

      Abraços.