Sasha Z: dicas para sua banda acontecer em 2017

Banda Sasha 2

Olá amigos, tudo beleza?

Para quem me conhece, prazer estar de volta com vocês falando sobre carreira musical e Music Business.

Para os demais, sugiro, como forma de apresentação, que cliquem no vídeo sobre Foco, Planejamento e Profissionalismo que preparei para a SANTO ANGELO logo após que entrei para o time de endorsees da marca.

Prazeiraço estar com vocês também, falando sobre desenvolvimento de bandas, logo depois do Bruno Mello e do Lucas Calheiros 

Acho importante vocês analisarem a opinião desses feras e de outros tantos excelentes músicos que contarão suas experiências aqui no blog, antes de assumirem compromissos que nem sempre serão os melhores na carreira de cada um.

É claro que os bons conselhos não são dados de graça, mas, no entanto, é sempre melhor aprender com os dos outros do que com os nossos, muito mais caros.

Também não é novidade que o mercado da música tem passado por mudanças constantes e isso tem impactado todos os seus setores: fabricantes, importadoras, estúdios, gravadoras, profissionais das mais diversas áreas.

 Ou seja, artistas e bandas enfrentam desafios ainda maiores.

Nos moldes de hoje, é cada vez mais difícil (para não dizer impossível) imaginar a figura do empresário aparecendo com uma proposta irrecusável para alavancar a carreira e levar uma banda ao estrelato.

Dessa forma, mais do que nunca, as bandas precisam ter uma visão empreendedora e utilizar as habilidades extramusicais dos seus integrantes para obter destaque.

Infelizmente, antes de alcançar relevância, muitas bandas acabam se desfazendo por conta de erros comuns e, para não seguir esse caminho, acho fundamental considerar os seguintes aspectos.

 Banner - Sasha Z

O primeiro passo é alinhar as expectativas de todos os integrantes da banda.

O objetivo principal de todos deve ser o mesmo e, assim, gerar aquela sensação de que TODOS estão ali pelo mesmo propósito e comprometidos com as metas traçadas em comum.

Para que as ações e iniciativas para alcance dessas metas sejam constantemente discutidas e atualizadas é preciso haver reuniões constantes de avaliação dos resultados, além dos ensaios.

Nessa hora que serão definidos os próximos passos, as responsabilidades de cada um e quanto do que tem sido feito (resultados obtidos) está indo na direção de que todos imaginaram.

O lado artístico só tem a ganhar quando somado a uma visão do “business”. Para quem tiver mais tempo para saber mais sobre isso, sugiro a leitura desse post que fala muito sobre a visão empresarial da carreira musical.

Enfim, é importante lembrar que uma banda é um projeto de longo prazo e é preciso paciência para colher os resultados. São necessários investimentos e esforços constantes.

download

Ou seja, é fundamental fazer um planejamento amplo e que contemple o antes, durante e depois de cada ação.

A gravação de um álbum, por exemplo, pode render muito material extra para alimentar as redes sociais e assim é possível extrair o máximo de cada etapa.

Outra dica importante é aproveitar os talentos não musicais de cada integrante. 

Cada um pode contribuir com aquilo que faz bem.

É bom definir quem vai cuidar das finanças, quem faz o post nas mídias sociais, quem vende os shows, etc.

Essas pequenas atitudes fazem grande diferença e ajudam a concretizar os primeiros passos, o que por sua vez mantem todos cada vez mais motivados.

Quando se fala em banda, acima de tudo é preciso foco e persistência. 

Abraços e sucesso dobrado nesse ano!

Sasha Z, guitarrista e endorsee SANTO ANGELO. Atualmente leciona guitarra  e violão na Overdrive Guitar School (Caxias do Sul – RS) e integra a banda “Underload”, além de desenvolver um trabalho solo instrumental.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *