Fazendo a banda acontecer no Carnaval!

Show 1

Olá leitores do blog SANTO ANGELO! Tudo bem?

Para quem ainda não me conhece, sou Jonathan Raphael, professor e guitarrista de Guitarra Baiana. Para quem nunca ouviu falar desse tipo de guitarra, sugiro que  confiram este post para saber mais desse genuíno instrumento musical brasileiro e seus notáveis inventores, construtores e incentivadores.

É com grande prazer que escrevo para vocês nesta série sobre formação e desenvolvimento de bandas, desta vez com a visão de quem vive uma realidade diferente daquela vivida no sul e sudeste do Brasil.

Como estamos em fevereiro (o mês mais curto, porém mais feliz do ano), é claro que vou falar sobre um assunto muito oportuno para a ocasião, que é tocar com a sua banda no carnaval.

jonathan-raphael

Apesar do clima de pura festa e descontração, é nessa hora que Profissionalismo na gestão da sua banda é fundamental para garantir a alegria de todos durante os dias de folia.

Dito isto e baseado nas minhas experiências anteriores, tenho algumas dicas que poderão ajudar você e sua banda a fazerem um ótimo trabalho, além de uma grande festa, é claro!

Preparados? Então vamos lá!

Tenha em mãos um bom material promocional da sua banda

Você quer que sua banda consiga espaços para tocar no carnaval, certo? Para isso é necessário vender o seu show (que é o seu produto) para as pessoas certas (as que possivelmente irão contratar a sua banda).

Entregar um material promocional bem feito para quem realmente interessa, além de causar uma boa primeira impressão da sua banda, também aumentará consideravelmente as chances de te contratarem, quando compararem com materiais mal feitos de outra bandas menos cuidadosas.

Você deve estar se perguntando “tá, mas que material é esse que devo ter para apresentar?”

Primeiro, um portfólio artístico. O que é isso? É um material gráfico em forma de livreto, onde você deve reunir várias informações tais como:

  • Boas fotos promocionais da sua banda (tiradas por fotógrafos profissionais, ok? Nada de foto de celular!);
  • Um “apanhado” geral de shows importantes que sua banda já fez, incluindo fotos ao vivo, artes dos cartazes de divulgação, matérias de jornais, etc. (Não precisam ser de muitos shows, apenas os mais relevantes. Seja conciso para não cansar quem vai te avaliar);
  • Release do show que sua banda realizará durante a temporada, incluindo o repertório proposto. Pode ser escrito pelo membro da banda que tem maior facilidade em redigir, ou caso nenhum membro tenha essa habilidade, cogite buscar a ajuda de um redator publicitário ou mesmo os serviços de um bom RP (Relações Públicas).

Segundo – você precisa apresentar um bom material audiovisual. Um CD com algumas boas faixas gravados profissionalmente por sua banda e um DVD com material visual onde se possa ver a performance do grupo. (Pelo menos três músicas em cada um).

Com este material em mãos, você não apenas poderá apresentá-lo para contratantes de casas de show, como também poderá utilizá-lo em editais de licitação das prefeituras (OK, nem todas têm caixa disponível, mas vale o conselho), muito comuns durante o período de carnaval (e depois, nas épocas de eleições), que costumam exigir todo este material e mais um pouco.

 Faça network e busque relacionamentos com profissionais alinhados a sua proposta

Muitas vezes uma banda pode precisar do intermédio de um produtor cultural para realizar os seus projetos no carnaval, especialmente em editais oficiais de órgãos ou empresas do governo.

Faça uma pesquisa na sua cidade (ou na cidade que deseja tocar no carnaval) dos produtores culturais que tenham afinidade com o estilo musical da sua banda e entre em contato, propondo e negociando as porcentagens da parceria.

Como já mencionei acima, deixe essa negociação para um dos membros da banda que tenha essa habilidade ou contrate um bom advogado.

Acredite, em tempos de Lava Jato, seria desagradável saber que o nome da banda apareceu em uma das delações premiadas como “lavanderia” de propinas.

Isso não quer dizer que todos os produtores culturais sejam venais, muito pelo contrário. Tem muita gente séria nesse negócio porque Carnaval atrai turistas e Turismo significa mais negócios para as cidades e arrecadação para as prefeituras.

Ou seja, acertando com bons produtores e prefeituras, significa potencializar as chances da sua banda ganhar ter lugar cativo nas festas promovidas anualmente.

1

Faça um bom planejamento

Não basta apenas saber executar as músicas do repertório da sua banda. Tão importante quanto tocar, é saber planejar e executar as tarefas que envolvem os bastidores do show. Os itens abaixo podem fazer toda a diferença:

  • Rider técnico: Lista de equipamentos que sua banda precisará no local do show. Seja realista com o tamanho do local e a estimativa de público. Isso servirá de checklist quando você for montar o equipamento da sua banda e ter certeza de que nada estará faltando.
  • Mapa de palco: Defina com sua banda o posicionamento de cada integrante e seu respectivo instrumento, bem como do backline (amplificadores, monitores) e de outros itens importantes como pedestais e microfones.
  • Cronograma: Tenha um horário certo para tudo, desde a chegada ao local do show, montagem de palco, início da passagem de som, término da passagem de som, tempo de refeição, preparação no camarim, inicio do show e término do show. Cumpra tudo pontualmente, pois certamente haverá outras atrações antes e depois da sua banda na programação do dia.
  • Orçamento: gastos com estúdio de ensaio, locomoção, alimentação, cachê de roadies, técnicos de som, luz e membros da banda são inerentes ao trabalho, mas podem fugir do controle se mal administrados.

Ao saber o cachê da banda, planeje o fluxo de caixa elaborando uma planilha orçamentária para controlar todos os gastos de maneira eficiente para evitar futuras dores de cabeça. Aqui no blog SANTO ANGELO, na categoria “Empreendedorismo” tem vários posts sobre finanças que você poderá estudar, caso nenhum dos integrantes da banda tenha habilidade com esse assunto.

Faça a festa acontecer!

Por fim, faça seu show com boas doses de descontração e alto-astral, afinal é carnaval! 😀

22

Grande abraço e muito sucesso em 2017!

__

Jonathan Raphael é guitarrista e professor graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Ceará, atuando no ensino presencial e online de guitarra baiana, além de desenvolver um trabalho solo instrumental.

Quer conhecer mais acesse aqui




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *