Sendy Sena: dicas para sua banda gospel acontecer em 2017

a

Olá pessoal, tudo bem?

Você que é músico evangélico que já formou ou pretende formar uma banda cristã, sabe como esse movimento começou?

A música Gospel que conhecemos no presente é um estilo musical com raízes profundas na tradição dos escravos afro-americanos.

As suas criações resultaram em um enorme choque cultural que, de uma maneira sofrida, agregaram a cultura africana com a europeia. E podemos observar estas influencias no atual cenário Gospel nacional e Internacional.

Um dos grandes divulgadores do gênero foi Elvis Presley, inclusive chegou a ganhar o GRAMMYs três vezes. Dentre suas inúmeras produções, destacam-se quatro álbuns gospel: ”Peace in The Valley” (1957), “His Hand in Mine” (1960), “How great Thou Art” (1967) e “He Touched Me” (1972).

Além disso, Elvis é considerado por muitos como um dos maiores representantes da Música Gospel Estadunidense.

Eu fui pesquisar como o estilo começou no Brasil e nesse link , encontrei que a primeira banda de rock evangélico surgiu em 1970, chamada Banda Êxodos.

1

Ao som de guitarras, bateria e teclado, um grupo de adolescentes batistas cantava um estilo de música não tradicional em templos evangélicos, provocando polêmicas e vindo a ser até matéria de reportagem da revista VEJA na época.

Conheça também um pouco do som e dessa história, para que os pioneiros não sejam esquecidos aqui

Como curiosidade, a primeira banda gospel patrocinada pela SANTO ANGELO foi a Katsbarnea na década de 90, embora tenha surgido em 1988 e se destacado quando venceu o FICO (Festival Interno do Colégio Objetivo) em 1990 com a música “Extra”. Você pode saber mais sobre ela clicando aqui.

2

E hoje? Quais as dicas para uma banda gospel se destacar?

Para responder essa pergunta, convidamos a cantora Sendy Sena, da banda homônima, para nos contar um pouco da sua história. Curiosos?

SANTO ANGELO: Quem são os componentes da banda Sendy Sena? E como surgiu a banda?

SENDY SENA: Atualmente os participantes são: China, Marcos Pinheiros e meu noivo Rafael Rodrigues. A ideia da banda surgiu de um ministério a qual fiz parte por alguns anos. Eu os conhecia dessa mesma época e já tocávamos juntos, porém as coisas aconteceram logo após a minha saída de outra banda.

unnamed (1)

SA: Como a banda vê o atual cenário de música gospel no Brasil?

SS: Realmente a música virou business, onde grandes e pequenos disputam espaço para chegar lá.

A mídia e muitos produtores têm investido no gospel. Às vezes, as pessoas acabam se corrompendo, se perdendo, porém, muita gente boa e justa vem surgindo, sendo reconhecida pelo bom trabalho.

O lado bom é que com tantas bandas musicais, cantores e grupos bons surgindo podem ser vistos de uma forma diferente para aqueles que talvez pudessem ter “preconceito”, no sentido profissional, valorização musical e até mesmo na questão religiosa.

Passamos por um momento escasso nesse mercado, mas tenho me surpreendido de pouco tempo pra cá com tanta música de qualidade.

Além disso, muita gente talentosa tem se destacado. Inclusive sendo referência nacional, internacional quebrando os tabus da religião, alcançando os grandes meios de comunicação e conseguindo falar de Cristo.

O mais importante: sem preconceitos em relação às pessoas, seus gostos e opiniões.

SA: Quais foram os desafios e obstáculos que a banda passou para chegar até aqui?

SS: Ainda passamos por vários desafios, enquanto banda, no próprio dia a dia e nos relacionamentos entre os componentes.

Porém, como já tocamos juntos há alguns anos, sabemos respeitar a  individualidade e experiências de cada componente da banda.

Eu (Sendy) vivo de música com meu noivo Rafael Rodrigues. Nós temos hoje, com muito esforço, nossa escola de música em Sorocaba/SP, a Centro M –  Música e Arte Cristã. Sentimos o peso e a responsabilidade do que é viver de música e ministrar em Igrejas. Músico, por si, já sofre muito com isso, infelizmente.

O músico no Brasil ainda não é encarado como merece (respeito, reconhecimento e retorno financeiro) e raros são aqueles que conseguem o espaço que merecem, apesar de já existir uma melhora nesse sentido.

unnamed (2)

Acho que o maior obstáculo é fazer um trabalho bem feito para gerar confiança e respeito.

Eu acho que esse processo a gente tem que buscar ser melhor sempre. Tem muita gente boa por aí e se não formos bons a cada dia, ficaremos pra trás e, com certeza, as novas oportunidades passarão.

Viver de música é viver em eterna mutação. A arte é assim mesmo: precisamos nos aperfeiçoar e nos reinventar sempre. 

E o mais importante: se não houver amor, excelência, seremos também nossos próprios obstáculos.

SA: O que vocês acreditam ser fundamental para as bandas que estão começando no cenário gospel?

É importante sempre ter os pés no chão, desenvolver o companheirismo e termos metas e objetivos a perseguir.

Independentemente dos resultados, nunca esquecer que quando fazemos algo nesse sentido, é pra Deus

Quando tratamos de coisas espirituais, por mais que sejamos artistas, não podemos nos esquecer de Quem nos chamou e nos deu os nossos talentos.

unnamed (3)

É sempre importante estar disposto a aprender com quem é mais experiente, tentar não cometer os mesmos erros de outros.

Se você não sabe o que quer na vida, qualquer coisa serve, por isso, corra atrás do seus sonhos, dos seus objetivos sabendo onde quer chegar, sabendo que um dia tudo acontece.

SA: Dê cinco conselhos que você considera fundamentais para uma banda gospel se formar e evoluir.

SS: Vamos às dicas, espero que ajudem vocês na caminhada:

  • Tentar sempre estar junto como amigo, ter um bom relacionamento entre os integrantes da banda;
  • Ensaiar severamente, ter uma programação anual de ensaios como lei;
  • Estar sempre antenado nas novidades, ou seja, manter a mente aberta para ouvir coisas novas e trocar essas informações um com o outro;
  • Estudar sempre: nunca achar que já está bom sem evoluir continuamente;
  • Estar juntos em oração. Oração é a chave de tudo.

Muito obrigada por essa oportunidade e que Deus possa abençoar a todos que decidirem seguir por esse caminho para Glória de seu nome.

Obrigada Sendy Sena e banda por dividirem conosco sua trajetória e experiências.

Desejamos a vocês ainda mais sucesso e reconhecimento do seu trabalho.

E eu fico por aqui, mas sempre lembrando que qualquer dúvida sobre o tema, procurem comentar aqui no blog ou nas redes sociais da SANTO ANGELO.

Contato da banda: sendysenaoficial@gmail.com ou 015-98143-8689

Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *