Como se diferenciar – Parte II

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Olá, meu querido leitor. Tudo bem com você?

No post anterior, falei sobre as formas possíveis que podem ser adotadas por quem quer (ou precisa) se diferenciar da concorrência. Viu esse post aqui?.

Quem acompanha semanalmente os posts aqui no blog SANTO ANGELO, sabe que eu mesma sempre abordo cases sobre como aproveitar as oportunidades que surgem dentro do mercado da Música, como profissional na área de Relações Públicas (RP) que sou.

Dessa forma, não posso deixar de destacar que está chegando uma das maiores oportunidades do ano para você colocar em prática tudo o que aprendeu em nosso bloco mesmo: falta pouco tempo para o TDT 2017 e Expomusic 2017 , eventos que acontecem em São Paulo/SP e, na minha opinião,  são excelentes opções para fazer networking com outros músicos e vários profissionais expositores da área.

Se estiver indo pela primeira vez no TDT e na ExpoMusic, fique tranquilo porque você mesmo pode fazer o trabalho de Relações Públicas com os demais participantes, desde que aja naturalmente. Afinal, todos são músicos ou apaixonados pela Música como você e seus amigos.

Comece estudando o site e as redes sociais da Expomusic clicando aqui ou nesse link do Facebook . Além disso, confira no site toda a programação do TDT 2017 com os horários das apresentações.

É uma pena que o credenciamento antecipado dos músicos profissionais para a ExpoMusic esteja encerrado nessa altura do campeonato, mas você pode comprar seu ingresso antecipadamente, evitando filas e perda de tempo seguindo as orientações.

Por outro lado, está certo que a Expomusic (como todas as feiras mundiais desse setor) já não tem a força de alguns anos atrás, mas ainda é o melhor local na América do Sul para você ou sua banda se relacionarem, olho no olho, com outras pessoas que possuem o mesmo objetivo.

Agora, se planeja contatar empresas ou marcas visando parcerias, deve aprender alguns conceitos básicos sobre RP a fim de que não cometer erros, nem “queimar seu filme” quando tiver que convencer algum profissional dessas empresas a investir no seu projeto musical.

Primeiro: O que faz o profissional de RP (Relações Públicas)?

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Relações Públicas é uma área que pertence à Comunicação e seus profissionais trabalham em conjunto com a Publicidade, Propaganda, Marketing, Jornalismo e Psicologia. Segundo Margarida Kunsch, pesquisadora da área, as funções de um RP se aplicam em quaisquer tipos de negócio.

O trabalho consiste em criar e assegurar relações confiantes ou formas de gerar credibilidade entre uma organização (ou até mesmo uma pessoa física) e os públicos com os quais se relaciona.

Acima de tudo, é uma profissão que trabalha a Verdade e a Ética. Na prática, a missão principal de um RP é auxiliar as organizações e marcas a construírem sua identidade, por meio de valores éticos, morais, culturais.

Ou seja, esse profissional, ao trabalhar com um artista, pode sugerir mudanças de postura e atitudes com a finalidade de transformar a imagem do cliente, além de gerenciar a carreira de quem o contrata.

Segundo: Como posso aplicar estratégias de RP durante a Expomusic?

É muito simples, se seguir essas dicas:

Conheça bem seu público. Não importa o nome atribuído: personas, públicos de interesse, stakeholders: você precisa conhecer o seu público- alvo, ou seja, quem e qual o tipo de comunicação devo utilizar.

Qual a percepção do meu público? Como ele me enxerga? Como posso entregar valor e me diferenciar.

Por exemplo: numa feira como a Expomusic é muito comum a presença de profissionais responsáveis pelo Relacionamento com Artistas. Procure saber mais sobre, procurando nos sites ou redes sociais das empresas que planeja contatar no evento.

Material Promocional. Tenha em mãos um Curriculum Vitae ou material promocional adequado. Chamamos isso de “Press Kit”, que deve incluir um release explicativo do seu projeto de parceria, com suas informações (ou da banda): fotos, clipping e formas de contato (telefone, e-mail, redes sociais, etc).

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Além disso, independente do que conter no seu “Press Kit”, certifique-se que as informações ali contidas sejam claras e concisas. Não se apegue à necessidade de fazer algo chamativo, mas construa toda a comunicação de maneira estratégica. De que adianta chamarmos a atenção com um CD recém gravado, se o resto do material está desatualizado ou mal redigido?

Mantenha as formas de comunicação atualizadas. Você nunca sabe quando a empresa entrará em contato, por isso, mantenha suas redes sociais com posts atualizados e divulgue sempre sua agenda de atividades ou shows. Ações sociais e solidárias também são bem vistas.

Apresente o seu trabalho de maneira cordial. Tente marcar um horário prévio para sua reunião e nunca seja incisivo ou grosseiro na hora de apresentar o seu projeto. Demonstrar domínio sobre as informações transmitidas é essencial para “ganhar” um parceiro. Contudo, a autoconfiança não se manifesta somente aí. Ela também está presente em sua linguagem corporal, como o olhar, gestos, jeito de andar e tom de voz. Mantenha a calma e a segurança.

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Mostre-se sempre profissional.Você não está lidando com pessoas amadoras. Pelo contrário, o mercado da Música é rodeado de excelentes profissionais: empresários, músicos, marqueteiros, publicitários que esperam o mínimo de profissionalismo de seus (futuros) parceiros.

Encontre seu público estratégico no Linkedin: Já fizemos um post aqui no blog, veja aqui , explicando sobre a importância desta ferramenta também para músicos e como desenvolver sua marca dentro da plataforma.

Utilize como oportunidade para encontrar pessoas estratégicas dentro das empresas que deseja manter contato ou até mesmo para marcar previamente reuniões com quem possa resolver (ou encaminhar seu projeto) entre os expositores durante os dias de evento.

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Seja discreto: a feira tem um ambiente descontraído e não exige muita formalidade dos participantes e visitantes. Tirando os diretores da feira, os seguranças e alguns garçons, ninguém mais usa gravatas. No entanto, você não estará num baile Funk nem na Marcha para Jesus, concorda? Mostre seu estilo ao se vestir, mas sem exageros.

Deixe para arrasar nos looks e acessórios nos shows, acho que fica

Respeite os gêneros e idades: cada vez mais temos visto mulheres exercendo cargos de direção nas empresas, sendo muitas responsáveis pelas áreas de Marketing e Comercial. São pessoas ultra competentes e assertivas, portanto, nada de gracinhas como “você está linda, hoje” ou então “não consigo responder debaixo desse olhar”, certo?

Atenção na sua postura e atitude na hora de cumprimentar a pessoa responsável pela área. A maneira mais indicada é um leve aperto de mãos, nada de se aproximar muito, ok? Pode passar uma impressão de algo invasivo e indelicado. E com certeza não é essa sua intenção.

O mesmo vale para pessoas de outros gêneros. Trate-os todos com respeito e atenção, porque não é hora de ter preconceitos, OK?

Tenha um plano B: digamos que você seguiu todas as minhas dicas e quando for no horário da reunião, houve um imprevisto e a pessoa que iria te atender direcionou a reunião para o presidente da empresa.

Sabe aquele sujeito que fundou a empresa há 50 anos atrás, meio surdo (queria o que de um músico dessa idade?) e que sabe todos os truques? O seu (ou meu) ídolo? Claro que deverá mudar a abordagem que pensou e adaptá-la às circunstâncias do momento. Esteja preparado.

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Última dica: seja você mesmo e siga sua intuição!

No próximo post falarei mais sobre as boas maneiras de se relacionar em eventos importantes e aproveitar ao máximo todas as oportunidades que surgirem,

Abraços e até a semana que vem!

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

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