Musculação pode te ajudar a tocar melhor?

Fala meu querido leitor, tudo bem com você?

De certa forma, você já deve saber a resposta para a pergunta acima, porque o fisioterapeuta Michael Pannaci já deu algumas dicas nesse post sobre dores nos ombros e nas costas que perseguem os músicos.

Aliás, não é de hoje que o blog SANTO ANGELO tem abordado o tema da Musculação porque a melhor solução ainda é investir na saúde desde cedo para você continuar tocando, sem interrupções para tratamento médico.

Assim antes de seguirmos com a série de posts sobre Saúde dos Músicos e de quem ainda não chegou lá, resolvi relembrar a entrevista da jornalista Carolina Gasparini com o personal trainer Lohane Perroti  sobre a importância da musculação correta na vida do músico, publicada aqui no blog em abril/2015.

Bora relembrar o que nos ensinou a Lohane através da Carolina?

Quando ouvimos falar em alimentaçãosuplementação e musculação, a grande maioria das pessoas logo pensa no usual: homens e mulheres malhados, com todos os músculos desenvolvidos e aparência de atletas.

No entanto, a série de posts já publicados sobre aqueles temas focou os músicos interessados em melhorar sua saúde física ou seu condicionamento, fortalecendo músculos para melhor tocar um instrumento musical e não hipertrofiá-los.

Será que você leitor não deseja ter mais firmeza, força e resistência para tocar guitarra? Foi inspirado nessa dúvida que procuramos a personal trainer Lohane Perroti para nos orientar no tema de hoje.

Dentre os praticantes da musculação, especialmente os que fazem isso sem grande orientação, é comum esquecer-se de alguns grupos musculares, ou exercitá-los menos.

A Lohane esclarece: “muitas pessoas buscam definição dos braços, abdômen e pernas, mas esquecem de outros músculos também devem ser exercitados.”

No entanto, ela analisa ainda que, de alguma forma, os antebraços acabam sendo moderadamente acionados através de outros exercícios. “Sempre que seguramos uma barra, um aparelho ou halter para qualquer tipo de exercício, estamos exercitando pelo menos um pouco o antebraço e o punho”, comenta.

Para “puxar” um pouco mais os músculos dos antebraços, Lohane indicou alguns exercícios e explicou como fazer para fortalecê-los.

Ela também acrescentou que antes de sair executando as sugestões, que você converse com seu personal ou professor da academia para encontrar a melhor forma de encaixá-los em seu programa atual de treinamento.

Jamais faça os exercícios sem essa supervisão nem preparo anterior em musculação, porque pode acabar se machucando, se o movimento for realizado de maneira inadequada.

Rosca Punho pegada pronada: Pegue uma barra, sente em um banco, mantendo as costas eretas, posicione as pernas na linha dos ombros, faça uma pegada pronada (palmas das mãos viradas para baixo) e na largura dos ombros. Posicione os antebraços em cima das coxas, flexione os punhos e depois os estenda.

Rosca Punho pegada supinada: Pegue uma barra, sente em um banco, mantendo as costas eretas, posicione as pernas na linha dos ombros, faça uma pegada supinada (palmas das mãos viradas para cima) e na largura dos ombros. Posicione os antebraços em cima das coxas, flexione os punhos e depois os estenda.

Rosca Inversa: Posicione-se em pé, pegue a barra com uma distância de seus ombros (como se diz quando as palmas das mãos ficam para baixo?). Levante a barra controladamente sem mover o cotovelo de lugar em nenhum momento, até que os antebraços fiquem na vertical para cima e desça controladamente até a posição inicial, mantendo sempre o punho reto.

Reforçamos que o ideal é sempre buscar ajuda profissional para realizar exercícios físicos, mas quem não tem disponibilidade para frequentar a academia, pode começar realizando caminhadas e alguns exercícios em casa ou mesmo na sala de musculação do seu condomínio, quando existir.

“Qualquer bastão pode auxiliar nos exercícios, mas não temos o benefício de poder adicionar pesos gradativamente como na academia”, comenta Lohane.

Mas quem precisa exercitar o antebraço?

Segundo Lohane, todos devem exercitar o antebraço, mas quem pratica movimentos repetitivos deve intensificar os movimentos desse grupo muscular.

“Um guitarrista ou baixista precisa de força e movimentos nos punhos para tocar, assim como uma professora que escreve muito no quadro negro ou quem realiza afazeres domésticos”, explica a personal.

Ela faz ainda um alerta sobre possíveis lesões que podem ocorrer sem a atividade física adequada:

“Quem realiza movimentos repetitivos sem fortalecer os grupos musculares das regiões envolvidas corre o risco de sofrer LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou desenvolver quadros de tendinite. Por isso o exercício tem tanta importância.”

 

Inúmeros especialistas ressaltam a necessidade da atividade física em todas as etapas da vida. A Lohane concorda, dizendo que em cada faixa etária ou profissões específicas, alguns exercícios são necessários para o desenvolvimento muscular adequado. Principalmente em casos de guitarristas e baixistas, devido ao peso do instrumento e longas jornadas tocando em pé.

Assim, os exercícios para fortalecer o grupo muscular presente no antebraço fatalmente envolverão movimentos de extensão e flexão dos punhos, mas não existem exercícios específicos para os punhos.

“Sempre exercitamos os dois juntos, antebraço e punho”, confirma Lohane. Ela explica também que para evitar possíveis lesões sou fadiga muscular é necessário realizar antes o alongamento dos músculos da região e os “aquecer” utilizando cargas bem reduzidas inicialmente.

Como o objetivo não é a hipertrofia desse grupo muscular, mas seu fortalecimento não é necessário aplicar cargas pesadas às series de exercícios.

É importante também ressaltar que tais músculos controlam os movimentos da mão e dedos e ninguém deseja ficar sem tocar algum instrumento devido a dores por falta de treinamento dessa região, certo?

Bacana essas dicas da Lohane publicadas em 2015, não é mesmo? Quer que ela retorne com mais sugestões de exercícios em 2018?

Enquanto ela não atende nossas solicitações, conte para toda a nossa galera se você já tem os exercícios sugeridos pela Lohane em seu programa de treinamento e, se não tiver, quais utiliza atualmente para fortalecer seus antebraços.

Dúvidas e comentários? Já sabem que podem deixar suas opiniões aqui no blog e nas redes sociais da SANTO ANGELO.

Abraços e até a próxima.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *