Consultor de Setup: uma opção ao musico

2016-04-29 - FB

Olá galera, tudo bem?

Mais uma vez estou aqui pra dividir com vocês ideias e experiências e hoje, no meu terceiro post (os anteriores foram sobre madeiras e outro sobre guitarras custom), vou falar de um assunto importante e com certeza muito especial pra mim: a consultoria de Setup. Mais uma opção à carreira musical que não necessariamente aquela vivida por um Rock Star (já falamos sobre o produtor musical nesse post).

Mas o que é um consultor de Setup?

Não é segredo que no mundo de hoje, a cada dia surgem novos campos a serem explorados e, com eles, novas profissões que os desenvolvam. O consultor de setup é um profissional capacitado, especialista em regulagens, madeiras, guitarras, captações, sistemas digitais, softwares, timbragens, mapeamento de efeitos e manuseio de inúmeros equipamentos ligados a guitarra, desde o modelo básico ao sistema mais complexo. De certa forma um Guitartech, mas com um enfoque em um público diferente, voltado à um serviço custom e não como um acompanhante de grandes músicos.

2016-04-29 - 001

Como funciona uma consultoria?

Antes de tudo, é importante que entendamos: todos que iniciam sua jornada no mundo das guitarras (e outros instrumentos) têm seus ídolos e referências, que norteiam a busca de um som que agrade seus ouvidos e se assemelhe aos ídolos.

Sem duvida, independente do tempo, nos deparamos com aquele novo e tão sonhado equipamento (pedaleiras mais modernas ou pedais com mais recursos), mas quando o abrimos, não importa o que fizermos, de girar milimetricamente os knobs até trocar a alimentação elétrica por bateria (se possível). O som parece não vir, as regulagens parecem inalcançáveis e o que antes era um sonho começa a se tornar um pesadelo.

É nesse momento que entra o Consultor de Setup, que não só está capacitado para direcionar a compra ou regular o equipamento, como também para passar adiante esses “truques mágicos”. Um músico te contrata para que você entenda e sugira novas possibilidades para seu cliente.

2016-04-29 - 002

Sou guitarrista profissional a 12 anos e durante essa longa jornada, tive inúmeros equipamentos das mais variadas marcas, o que me permitiu (apesar do alto investimento), conhecer, entender e desmistificar as grandes dificuldades com relação as regulagens do “gear” em questão.

Existe um certo sentimento de “eu não sei mexer, sou incompetente” que o Consultor de Setup pode ajudar à amenizar. Não é vergonha não saber utilizar seu equipamento e ai que esse serviço entra, utilizando seu conhecimento para ensinar as funcionalidades à quem te contrata..

O profissional que trabalha ligado a essa área tem por obrigação se atualizar todos os dias, buscando lançamentos, entendendo (ou se aprofundando) sistemas já existentes e abordando novas propostas, fazendo com que a cada dia criem-se novas concepções e consequentemente, gerando um maior preparo para os desafios de atendimento aos músicos que estão por vir.

E isso não diz respeito só a equipamentos de alto padrão, mas também equipamentos de linhas mais populares ou básicas.

Mas com grande conhecimento, vem grande responsabilidade!

Uma vez que atuamos não só na regulagem, mas também com a indicação de produtos, devemos, sem dúvida alguma, ter como maiores bandeiras a Ética e o respeito. Exemplificando com um caso pessoal: atualmente sou endorser de algumas marcas a quais tenho orgulho em estar, mas principalmente, acredito em seu trabalho e gosto de verdade de cada produto, isso faz toda diferença na hora de uma indicação, se essa for pedida pelo seu cliente.

Ao nos tornarmos professores ou consultores, automaticamente formamos opinião de quem nos acompanha, e se um equipamento apresenta uma deficiência X ou uma vantagem Y, temos que estar cientes e informar isso ao aluno ou à quem contrata nossos serviços, de maneira transparente e verdadeira, nunca escondendo nenhuma informação.

2016-04-29 - 003

Uma ressalva importante nesse caso é a minha visão sobre a SANTO ANGELO. Além de atender a necessidade sonora de cada um, a marca se preocupa em deixar clara toda a informação referente aos produtos. Isso não é só qualidade, também é respeito a cada um de vocês que compra e utiliza os produtos da marca. E mais: além de tudo isso, disponibiliza através de seus canais, colunas como essa, que visam, acima de tudo, tornar cada leitor um músico muito mais atualizado e esclarecido. Lembram-se dos pilares de respeito e ética?

Esse é o trabalho de consultor, mostrar que não importa o quanto você tenha investido no seu setup, é possível sim, tirar o melhor som dele dentro de tudo o que ele te oferece.

Quais as vantagens em se contratar um profissional ligado a essa área?

Em tempos de crise econômica é muito importante investir nos equipamentos corretos. Fazendo a escolha certa e deixando esse equipamento habilitado, ele atenderá tudo que o músico precisa. E isso vai muito além da simples pesquisa de pedais. É preciso aprofundar conhecimento em todos os menores detalhes do instrumento (e sabe, você encontra muita coisa no blog da SANTO ANGELO).

2016-04-29 - 004

Se pensarmos no fato que o guitarrista hoje não é apenas aquele que toca bem, mas aquele que sabe tirar o melhor de cada situação, tanto tocando, como gerindo sua carreira, como regulando seus timbres, assimilamos a importância desse tipo de profissional.

Muita gente busca timbres de caras como Eddie Van Halen, David Gilmour, The Edge, Brent Mason, Márcio Alves e André Nieri. Um Consultor de Setup pode ajudar a encontrar timbres que, muitas vezes, podem tornar-se a sua marca registrada, assim como dos grandes nomes da guitarra.

2016-04-29 - 005

Outra vantagem interessante é aproveitar o tempo que se perderia estudando minúcias do manual de cada equipamento no estudo de seu instrumento. Além do mais, quando o Consultor ensina sobre o equipamento, o ato de regulá-lo fica mais simples e orgânico do que só fazendo a leitura.

O conhecimento que é bom se passa adiante.

Concebemos então que buscar um bom auxilio profissional desde a escolha do equipamento a regulagem, traz benefícios ao resultado final, e isso com certeza faz toda diferença. Um nicho à ser preenchido e uma possibilidade imensa aos músicos mais “geeks” de equipamento.

Sendo assim, como especialista nessa área, posso dizer que para nós é um imenso prazer quando vemos nossos alunos e clientes buscando conhecimento, esclarecimento e acima de tudo consciência, de saber que nem tudo que é o mais caro é o que mais lhe atende.

Sentimos-nos felizes e orgulhosos, pela confiança creditada, e pelos resultados colhidos por cada aluno. Portanto, se você escolher essa carreira, estude muito, atualize-se e ofereça sempre o melhor do seu conhecimento, assim, podendo cobrar que valorizem esse trabalho diferenciado.

Sintam-se a vontade pra comentar aqui no blog ou nas mídias da SANTO ANGELO e na minha página do Facebook ou Instagram para trocarmos conhecimentos e falarmos desses “brinquedos” sensacionais que envolvem o mundo das guitarras, afinal:

O guitarrista é só uma criança que trocou seu brinquedo!

A todos o meu muito obrigado e um ótimo final de semana!

—-

Éric Paulussi é guitarrista profissional há 10 anos. Atua também como sideman e professor de Setup de instrumento nas licenciadas do EM&T do interior de São Paulo. Endorsee de marcas nacionais e internacionais, Éric desenvolve workshops passando conhecimentos sobre assuntos envolvendo guitarra e tecnologia.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *