Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

Alexandre Almeida e dicas para sua escola online acontecer em 2017

2017-06-08

Fala meu querido, tudo bem com você?

Meu nome é Alexandre Almeida, sou professor de guitarra e violão há 15anos, mas confesso estar um pouco nervoso contando minha história de empreendedor aqui no blog SANTO ANGELO.

Não é todo dia que somos convidados para estar entre tantas feras da Música e do empreendedorismo musical, mas com a sua ajuda, acho que vou dar conta do recado.

Comecei dando aulas em escolas da minha cidade (Ponta Grossa /PR) e também lecionei em cidades vizinhas, até que em 2013 tomei coragem e resolvi dar aulas ” por conta”.Nesta mesma época, coincidência ou não (dizem que o Universo conspira a nosso favor quando estamos no caminho certo) um rapaz de Sergipe entrou em contato comigo, dizendo que gostaria de ser meu aluno.

Como assim dar aula? Paraná e Sergipe estão a 2.600 km de distância!

Para vocês, guris 4G de 2017, parece uma questão de fácil solução, mas há 4 anos atrás, ainda com conexão discada em várias cidades brasileiras, internet era coisa dos gringos da NASA. Problemão, né?

Pensei, conversei, pesquisei e depois de alguns testes vi que era possível seguir com as soluções disponíveis de vídeo conferencia e assim nasceram as aulas via Skype. Foi nesta mesma época que minha esposa começou a ajudar, nas horas vagas, na divulgação das aulas e com meu canal no YouTube.

Em dois anos as aulas tomaram proporção suficiente para que ela, enfermeira até aquele momento, pudesse deixar o emprego e se dedicar exclusivamente na divulgação e organização das minhas aulas.

Assim, nesses 4 parágrafos anteriores, você já ficou sabendo das primeiras dicas que gostaria de passar para quem deseja empreender, tanto no ramo musical como em qualquer outro:

  1. Tenha um objetivo (ou sonho) a frente e se prepare para colocá-lo em prática;
  2. Não desamine com os (muitos) problemas que aparecerão. Quebre a cabeça, procure ajuda e teste soluções até encontrar a mais viável, sempre pensando no cliente;
  3. Peça ajuda ou contrate alguém para fazer tudo aquilo que você possa delegar, sem abrir mão do seu tempo com os clientes;
  4. Saiba os custos e renda ($$$) do seu negócio e dê os passos de acordo com um orçamento pré planejado.

Voltando às habilidades profissionais, considero que para ser um bom professor de Música é (5) necessário viver uma eterna busca pelo conhecimento, sempre lembrando que lidamos com arte e não competição.

Além disso, acho essencial que (6) um bom professor possa conseguir explicar um mesmo assunto de várias formas. Afinal, cada aluno é uma pessoa única e, como tal, existe um tempo diferente de aprendizado para cada um.

Creio também que (7) um bom educador musical não pode ter medo de passar o conhecimento adquirido e jamais omitir informações, além de (8) apresentar domínio técnico com o instrumento.

Um bom professor é aquele que (9) detém conhecimentos aprofundados que permitem analisar o repertório de maneira crítica, de modo a atuar com criatividade, fator essencial que define qualquer carreira artística.

01

Portanto, um bom professor é a soma da experiência e vivência musical com a percepção didática.

Como empreendedor, o que tenho a dizer para quem está pensando em ingressar nessa maravilhosa aventura de ser dono do próprio destino, (10) é, primeiramente, conceber um bom planejamento, incluindo pesquisa de mercado na sua região (para os potenciais alunos presenciais) e condições das concessionárias de telefonia e internet (para os potenciais alunos online).

Isso se chama Plano de Negócios e tem várias dicas de como fazer isso aqui mesmo no blog SANTO ANGELO e na internet. Se não se sentir seguro para completar esse plano, lembre-se da minha dica 3: peça ajuda para quem entende mais do que você.

Outra dica (11) é fazer cursos rápidos ou participar de palestras sobre gestão de negócios, para estar sempre atualizado como empresário.

Da mesma forma que como professor você precisa estar sempre pesquisando e preparando o melhor para repassar aos alunos, em uma ordem que os ajude a aplicar na prática o que estão aprendendo, como empreendedor, você deve usar o mesmo raciocínio para colocar em prática, no seu negócio, o que de melhor houver sobre práticas gerenciais, principalmente fiscais e legais.

02

Seja você mesmo (12): considere que empreender em uma escola de música é um negócio que além da satisfação financeira, muitas vezes você se envolverá com sentimentos, tanto seus como de seus alunos. Afinal, somos todos apaixonados pela Música e temos orgulho do nosso talento e amamos o que fazemos.

Por outro lado, seja paciente (13) entendendo que seus alunos podem não ter tanto talento assim, mas são pessoas motivadas por aprender a tocar simplesmente por necessidades médicas (idosos), terapêuticas ou mesmo por lazer.

Hoje, com a expansão da cultura digital, com tanta informação sendo compartilhada velozmente, é importante (14) trabalhar com o máximo de mídias sociais, divulgando seus serviços. Principalmente no início de suas atividades, que é quando a escola mais precisa aparecer e conquistar seu espaço.

Ofereça (15) serviços de qualidade, com flexibilidade de horários, vários planos de estudo, modalidades de turma e condições de pagamento. Tudo isso deve ser considerado como um esforço essencial de marketing, pois ao oferecer o que seus alunos esperam que entregue, a consequência será uma das formas mais eficientes de comunicação: a propaganda boca a boca.

 E isso funciona de verdade, tanto para o seu bem como para o seu mal. Quando comecei as aulas, não imaginava que precisaria ter um grande material em vídeo digitalizado. Com o tempo (16) percebi a necessidade de investir e ampliar o material que até então se resumia a uma apostila.

Passei dias, montando, criando, gravando e organizando o material. Mas valeu a pena porque, com todo esse material, consegui despertar a curiosidade dos alunos sobre minha experiência, conhecimento, didática e técnica.

03

Enfim, mesmo com essas 16 dicas poderosas, você ainda vai perceber que aliar a paixão pela arte e retorno financeiro satisfatório, não é fácil! Principalmente em um país onde os músicos são pouco valorizados e o acesso à cultura é dispendioso.

Porém, empreender não é impossível como pode ver pelo meu exemplo, com todas as situações que mencionei acima conspirando contra.

Última dica que não vou numerar porque é básica: trabalhe com seriedade e respeito, amor e dedicação. Acredite em você que, com certeza alcançará o sucesso do seu negócio!

Acredito sinceramente que estou no caminho certo, pois cada vez mais pessoas tem se identificado com a minha didática e com meu ponto de vista. Sou muito grato aos meus alunos e a todos que apoiam e acompanham meu trabalho.

E obrigado à SANTO ANGELO pelo convite e a você, que leu todo o post e me deixou feliz por ter conseguido passar meu recado com a sensação de tê-lo ajudado um pouco na sua caminhada como empreendedor.

Até a próxima oportunidade.

 —

Alexandre Almeida é músico, professor de guitarra e violão e um empreendedor inovador na área de Educação Musical.