Black Friday: o seu prejuízo pode ser ainda muito pior!

perigo-1

Olá Pessoal, tudo tranquilo?

Esse post é dedicado a todos que leram nossas matérias anteriores sobre a edição brasileira do Black Friday  e de como se dar bem comprando online. Se você ainda não os leu, faça isso antes de continuar a leitura.

OK, você não comprou nada até agora porque a vida não está fácil, certo?

Ou então já pesquisou muito nos sites especializados, mas não encontrou nada que o convencesse a gastar seus suados e preciosos Reais?

Eu entendo isso e até já falei sobre esse desânimo aqui nesse post.

Caramba, Lygia, por que você está me indicando tantos links?

Isso não é nada comparado à avalanche de e-mails que irá receber daqui em diante se pesquisou preços de instrumentos e acessórios musicais nessa semana de “promoções”.

Assim, além de não cair em armadilhas de lojas que vendem pela metade do dobro que cobravam há um mês, minha intenção é que não te aconteça uma situação ainda pior do que gastar a mais.

Como assim?

Se ainda não recebeu, fique atento que não só e-mails maliciosos, mas também mensagens ou torpedos “sinistros” devem chegar no seu celular dizendo assim:

“Você ganhou um desconto especial” ou assim “Baixou o preço da sua pesquisa: clique aqui e saiba mais”

Você sabe o que é Phishing?

Phishing é um dos golpes que cibercriminosos usam para se apropriar de informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias.

Ou seja, basta um click num link suspeito para que sua vida vire um inferno. Aliás, a da sua empresa também, caso tenha usado em suas pesquisas de preços um endereço de e-mail corporativo.

Deve estar achando que isso é impossível? Infelizmente não.

As estatísticas revelam que 4 entre 10 internautas caem nessas armadilhas porque os criminosos além de enviarem e-mails falsos, direcionam também as pessoas para compras em sites falsos.

Veja esse vídeo, para conhecer as dimensões mundiais desse problema:

Ficou com medo? Não se preocupe!

Convidamos um especialista da área de segurança digital para nos dar algumas dicas essenciais para você não cair nessas ciladas.

SANTO ANGELO: Quem é o Pedro Vieira? Conte-nos sobre sua formação e experiência.

PEDRO VIEIRA: Vamos lá! Sou fundador da PhishX, uma startup na área educacional que trabalha na área de segurança digital.

Para saber mais sobre nossos serviços prestados podem clicar aqui . Garanto que é seguro (rs).

001

Profissionalmente, tenho mais de 15 anos de experiência no mercado de Cybersecurity, quando ajudei a definir e fortalecer os grandes provedores de serviços gerenciados.

Também, possuo MBA em Inovação na Fundação Instituto de Administração – FIA-USP e sou um entusiasta em Big Data e Data Scientist.

SA: Como navegar com segurança na internet?

PV: Muitas mensagens são trocadas, seja via aplicativos ou e-mails a todo instante. Por isso temos que ficar atentos com os assuntos suspeitos ou grandes promoções, como por exemplo o Black Friday, além de fotos diferentes e primeiros contatos sem que você os tenha solicitado.

Também links de notícias podem ser usados em mensagens falsas e indesejadas, contendo vírus maliciosos, onde o Phishing é um exemplo.

Seguindo dicas simples, como validar a informação na origem ou a promoção em um determinado site, ou ainda interagindo com a pessoa por outro canal, telefone por exemplo, fica fácil confirmar a veracidade das informações contidas nas mensagens.

003

SA: Quais são as principais dicas para não permitir a instalação de um programa tipo “phishing” em nossos smartphones, tablets e computadores?

PV: Em primeiro lugar, não clique nem abra mensagens, links e anexos suspeitos. Peça ajuda e interaja com outras pessoas para validar a mensagem, como já expliquei, antes de tomar as ações necessárias.

Sempre tenha uma cópia dos arquivos, o famoso backup, trocando suas senhas principais periodicamente e nunca as repetindo.

Ah, não adote principalmente data de nascimento como senhas, certo!?

Compartilhe que recebeu mensagens suspeitas de uma determinada fonte com amigos e pessoas de contato ou organizações com quem se relaciona.

SA: Qual mensagem você deixa para quem deseja comprar pela internet, mas ainda está receoso.

PV: A compra pela Internet é mais segura, econômica e rápida que a tradicional, mas os mesmos tipos de golpes que existem nas lojas físicas podem ser aplicados nas compras online.

002

Tal como você evita comprar de uma loja desconhecida, e talvez em um lugar diferente, procure sempre a boa e séria reputação, em sites da internet e, se possível, a avaliação de outros usuários. Vários sites de comércio bonificam vendedores e compradores com boa reputação.

Cuidem dos seus dados e passe essas dicas adiante!

Obrigada Pedro Vieira, por dividir seus conhecimentos com nossos leitores aqui do blog. Desejamos ainda mais sucesso e reconhecimento da sua empresa PhishX como uma das melhores do mundo na sua área.

Tem alguma dúvida? Talvez o que te incomoda possa ajudar toda a nossa galera. Comente aqui ou no blog ou em todas as redes sociais da SANTO ANGELO para que possamos evoluir todos juntos.

Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

Um comentário em “Black Friday: o seu prejuízo pode ser ainda muito pior!

  • 25 de novembro de 2016 em 8:20 PM
    Permalink

    Utilizo a análise de preço do Find Price. É muito bom pois mostra se vale a pena comprar ou não. Te mostra o percentual de diferença de preço. É muito bom.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *