Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

Como se comunicar melhor: 10 dicas importantes

CDPPMGAPPVI - FB

por Angelo Santos

Se você leu meu último post, sobre marcas e como deixar marcada sua presença, tem toda base para me responder agora:

Que nota daria para o jeito como se comunica com as outras pessoas?

E não me venha com “tenho mais de 1.000 amigos em cada uma das redes sociais mais importantes”. Estou falando de gente de carne e osso, que te olha nos olhos e espera que diga algo inteligente. Enquanto se autoanalisa, lembro que o dia 27 de maio é comemorado o Dia Mundial dos Meios de Comunicação. E de forma alguma eu poderia deixar passar essa data que é um marco no que acreditamos: a evolução, o compartilhamento da informação e do conhecimento e a acessibilidade à todos. Claro que ficaria muito feliz se você também pensasse assim.

Um pouco de história.

Pela primeira vez comemorado em 27 de maio de 1967, graças ao papa Paulo VI que difundiu uma mensagem com o tema “Os Meios de Comunicação Social” alguns dias antes (mais precisamente no dia 7 de maio). Em meio a essa carta, o papa dizia que “a convivência humana assumiu dimensões novas: o tempo e o espaço foram superados e o homem tornou-se um cidadão do mundo, co-participante e testemunha dos acontecimentos mais distantes e das vicissitudes de toda a humanidade”. Ou seja, as coisas começaram a se interligar e a participação dos cidadãos mais comuns começou a ser mais importante.

CDPPMGAPPVI 002

A palavra Comunicação deriva do latim “communis” que significa comunidade, mostrando a participação comum na troca de informações, na divulgação de opiniões e ideias (que é exatamente o que fazemos aqui no blog, querendo levar as informações para todos).

Começou com a escrita – mas pode ter começado com sinais de fumaça –, o jornal – que segundo algumas fontes, é do ano de 59 A.C., ou seja, bem antigo não é? – o cinema – que foi usado tanto para o “bem” quanto para o “mau” –, sendo seguido pelo rádio, pela TV, computadores e assim por diante.

Lembrando que os grandes saltos tecnológicos nas comunicações como a famosa “Propaganda” tanto dos Aliados como das forças do Eixo, vieram através das guerras. O investimento na indústria de armas desde o século XIX sempre foi alto, e dele, acabavam derivando inovações para a vida cotidiana. Guerras não são legais, mas pelo menos isso elas traziam de bom.

CDPPMGAPPVI 001

E a comunicação está sempre em evolução.

Hoje, além dos meios midiáticos de massa, temos as “social medias”. Facebook, Youtube, Instagram, blogs e todas as outras que divulgam informações e opiniões individuais em tempo real. Evoluiu-se de grandes empresas de pesquisa, criação e comunicação de conteúdo para algo mais pessoal e que pode ser feito de casa ou de qualquer outro lugar usando os celulares, que tanto já falamos.

A comunicação atingiu patamares nunca imaginados. Usada tanto para ensinar como para divertir e relaxar. Enfim, atualmente podemos dizer que ela é uma das bases da sociedade.

E o papel do músico é essencial para a comunicação.

Tirando as teias de aranha da memória, falamos sobre o papel contestador do músico em um post anterior. Graças a certas músicas, muito foi melhorado ou mesmo trazido ao conhecimento das comunidades.

We are the World levou um futuro melhor para crianças africanas.

Sunday Bloody Sunday, do U2, trouxe a tona o horror do Domingo Sangrento na Irlanda do Norte.

Diário de um Detento, dos Racionais MC’s também mostrou a realidade dos presos no Brasil.

E esses são só alguns exemplos de músicas que informam, contestam e deixam uma minhoca na mente das pessoas, que pensarão mais e farão propostas de mudanças, de igualdade, de respeito.

10 maneiras de se comunicar melhor

As dicas a seguir, que são feitas para você se comunicar melhor com seus amigos e fãs, foram retiradas do link relacionado ao final desse post. A comunicadora Alloyse Boberg, que se autodefine como “curiosa por natureza, observadora do mundo e das relações humanas” ensina o seguinte:

1. Entenda, acima de tudo, que se você quer se comunicar melhor com as pessoas, terá que ser tolerante. Tolerante mesmo, uma pessoa com paciência. Tente ser tolerante em um dia bem chato, tipo 23 de dezembro, às seis da tarde, em um shopping. Teste sua capacidade de comunicação nesse dia e veja se você é mesmo tolerante!

2. Abuse do bom humor e da leveza. Quem gosta de ouvir palavras pesadas? Quem aguenta o mau humor de alguém? Não à toa as pessoas sorridentes são mais bem aceitas pelos outros.

3. Não encare os desconhecidos como adversários porque eles podem te trazer informações úteis. Esteja aberto ao diálogo. Puxe conversa no elevador, na padaria, com aquele colega que você não conversa muito.

4. A cordialidade tem que partir de você. Se a pessoa não foi receptiva com você em um primeiro momento, abra um sorriso. Pode ser infalível. Além do mais, sorrir é uma linguagem universal. Todos entendem!

5. Abuse da democracia: converse com o porteiro como você conversa com o seus colegas de trabalho ou com a família. Todos têm o direito de receber o mesmo tratamento. Você não gostaria de ser sempre bem tratado?

6. Simplifique a sua fala: não espere que as pessoas tenham o mesmo conhecimento acadêmico, teórico ou qualquer outro que você tenha. Não utilize uma linguagem rebuscada o tempo todo. Isso é chato! Deixe a linguagem rebuscada para os momentos em que ela realmente for útil.

7. Seja gentil quando acionado. Quem nunca se esqueceu de mandar um e-mail importante? Se já, peça desculpas, mas responda. Antes tarde do que nunca.

8. Mas, como nem sempre se pode contar com a tecnologia, não caia na teoria da conspiração. Está esperando a resposta do cliente, mas ele não te responde? É bem pouco provável que ele esteja rindo nas suas costas e dizendo ”não vou responder, não vou responder.” Que tal ligar para ele e ter certeza de que recebeu ou não o seu e-mail?

9. É pelo mesmo motivo que digo: não seja xiita. Se algo que você leu, viu, ouviu e não gostou pode não ter a ver com você. É preciso ainda um pouco de análise sobre a maneira como são utilizadas algumas ferramentas de comunicação, principalmente as Redes Sociais. Quem as utiliza para “dar indiretas, ferir alguém”, fatalmente será ferido. Sabe por quê? Porque sempre tem alguém mais nervosinho que você, então, não corra esse risco.

10. Acredite no poder da troca: abra um sorriso, o seu coração e tire alguns minutos do seu dia para conversar com alguém. Estabeleça o diálogo, permita-se ao diferente e perceba quantas coisas legais você pode ganhar com uma única conversa em seu dia.

Vale a pena repetir…

Tome cuidado, pois opiniões retrógradas, como desrespeitos e preconceitos também se disseminam através desses meios e pasmem, os “haters” são mais fortes em algumas situações e podem ser bem prejudiciais à sociedade.

Finalmente.

Pensando em toda essa facilidade e interconectividade das pessoas, tento fazer o meu trabalho, que espero que dure bastante, com a ajuda de vocês, aqui no blog e queria que vocês também fizessem isso, seja em blogs, podcasts, Youtube ou no Facebook mesmo. O conhecimento está ai para ser divulgado, as discussões precisam ser feitas e todo mundo deve ter voz. E assim a humanidade vai caminhar para um esperançoso futuro melhor em todas as áreas, concorda?

Continue tocando, evoluindo e disseminando informações e conhecimentos.

Até a próxima.

 

Fontes:

Gazeta de Beirute

Alloyse