Construa seu pedal de Looper

por Dr. Alexandre Berni

Agora que você ficou expert em montar seus próprios pedais (DinâmicaAB-Box ou ABY), que tal encarar esse desafio: separar seu setup de pedais por “categorias” ou ainda por “drives e distorções”? Ou “distorções e modulações” em uma só pisada? Que tal colocar o afinador em num dos loops e isolá-lo da cadeia?

P.LOOP 001

Essas são as vantagens de um pedal de Looper e eu não consigo numerar todas as outras possibilidades para seu uso, seja ele pequeno, com 2 Loops ou mais. Assim, agora vamos montar, passo a passo e da de forma mais clara possível, um looper com 2 loops. Vamos lá?

Material necessário (encontrado nas boas lojas de componentes eletrônicos ou na internet):

1. Caixa de pedal de Alumínio.

2. 6 Jacks P10

3. 2 chaves DPDT com 9 polos

4. 2 Resistores de 1kΩ

5. 2 LED´s coloridos

6. 1 Jack de Energia para fonte 9V

7. Pedaços de cabos de áudio, bitola AWG 26 e de preferência coloridos para facilitar a identificação e montagem entre os polos dos Jacks e chaves.

Passo um: com uma furadeira elétrica e com brocas com diâmetros de 6, 10 e 12 mm, você precisará realizar os furos conforme esquema abaixo, lembrando que serão 6  furos de 10 mm, 3 furos de 12 mm e 2 furos de 6mm. Prenda bem a caixa de alumínio para que, se a broca travar no furo, não te machucar se a furadeira fizer a caixa girar. Use também os óculos de proteção contra os cavacos de metal, que podem atingir seus olhos.

P.LOOP 002

Para entendermos melhor quais polos deverão ser soldados nas ligações que iremos realizar nas DPDT´s, usei o código abaixo, representando com números de 1 a 9 os polos das chaves:

ABY 003

Passo dois: monte os componentes nos furos, que devem ficar na posição da foto abaixo para facilitar a soldagem dos cabinhos:

P.LOOP 003

Passo três: Solde um cabinho (utilizei na cor preta)  entre o polo negativo do Jack de energia e o polo negativo (terra) do Jack P10 de entrada:

P.LOOP 004

Eu já mencionei nos posts anteriores, mas não custa relembrar o diagrama sobre os polos do Jack de energia:

ABY 014

Passo quatro: Solde um cabinho entre todos os polos negativos dos Jacks P10 de Send e Return. Notaram que para facilitar, eu “descasquei” (tirei a capa de plástico) de um cabinho e o estanhei? Vejam mais de perto:

P.LOOP 005

Passo quinto: Solde outro cabinho (usei um na cor vermelha) ligando o polo 1 e 8 da Chave DPDT e o polo positivo (Tip) do Jack P10 de entrada:

P.LOOP 006

Passo sexto: Solde outro cabinho (usei este na cor vermelha) ligando o polo central 5 da chave DPDT e o polo positivo (Tip) do Jack P10 de saída:

P.LOOP 007

Passo sétimo: Solde outro cabinho (utilizei na cor preta) que representam o sinal negativo (terra) entre o do Jack P10 de saída e os polos negativos dos Jacks P10 de Send/Return que foram soldados anteriormente:

P.LOOP 008

Passo oitavo: Solde outro cabinho (utilizei na cor preta) que representa o sinal  negativo (Terra) entre os polo 6 e 7 da chave DPDT e o polo negativo  do  Jack P10 de entrada conforme foto abaixo:

P.LOOP 009

Observação: A mesma soldagem é feita no outro Jack P10:

P.LOOP 010

Passo nono: Solde outros cabinhos (utilizei ambos na cor abóbora) entre os polos 2 das chaves DPDT e os polos positivos dos Jacks P10 de Return:

P.LOOP 011

Passo décimo: Solde outro cabinho (utilizei na cor verde) entre os polos 4  das chaves DPDT e os polos positivos dos Jacks P10 de Send:

P.LOOP 012

Passo décimo primeiro: Solde os cabinhos (utilizei ambos na cor branca) entre o polo central 5 da chave DPDT com os polos 1 e 8 da outra chave conforme a foto abaixo:

P.LOOP 013

Passo décimo segundo: Soldar os polos positivos dos LEDs (utilizei na cor azul) . ligando ao polo positivo do Jack de energia conforme a foto abaixo. Lembre-se que quando o LED é novo a haste maior é o polo positivo.

P.LOOP 014

Passo décimo terceiro: Solde os polos negativos dos LEDs. Percebam que não utilizei cabinhos, mas apenas soldei as pontas:

P.LOOP 015

P.LOOP 016

Em seguida, coloque a tampa traseira, mas antes de aparafusar, observe se os polos dos Jacks, chaves DPDT ou LED´s estão em contato com a essa peça, que pode causar mau funcionamento. Se estiver, abaixe-os ou coloque uma material isolante (uma folha grossa de papel ou cartolina serve) e pode aparafusar a tampa. Pronto, seu pedal Looper está pronto para testes. Plugue os instrumentos e os equipamentos e teste todas as funções das chaves, verificando se os LED´s estão funcionado perfeitamente. Se não estiverem, refaça os passos de montagem, conferindo as solas até encontrar o defeito.

P.LOOP 017

Tudo funcionando? Então decore a caixa da maneira que mais te agradar. Este pedal Looper, com todo o respeito à palha de aço nacionalmente conhecida, tem mil e uma utilidades. Descubra a sua e se divirta.

Espero que tenham aproveitado a forma simplificada de passo a passo mostrando a construção deste tipo de pedal, ao invés de explicar um esquema elétrico. Acredito que fazendo dessa maneira, muito mais pessoas possam montar e usar seus pedais de Looper.

Um grande abraço e até a próxima!