E se você perder seu emprego? – Parte II

APPSPOSNCE - FB

por Dan Hisa

No post anterior, falamos sobre a importância de uma boa lista de Networking e do bom relacionamento com seus contatos porque, afinal, isto pode ser como um casamento: na Alegria e na Tristeza, na Saúde e na Doença. Se ainda não leu, clique aqui para depois seguir lendo o post de hoje, que é a continuação do tema, dado aos conturbados momentos da economia atual.

Você deve estar se perguntando: mas como eu gerencio com eficácia a minha relação de contatos? Só com planilhas do Excel e um computador tipo desktop? Provavelmente, esse é o processo que encontrará nos outros blogs de Marketing Pessoal, mas aqui na SANTO ANGELO vamos te passar umas dicas para fazer o gerenciamento da lista por aplicativos de tablets ou smartphones, que devem facilitar muito esse trabalho.

Porém, antes de falarmos de qualquer aplicativo, lembre-se que organização é a alma de todo processo, quer profissional, quer pessoal. Se você não for organizado, não há aplicativo (e nem um truque de mágica) que resolva. Por isso, pense logicamente, tenha disciplina e obedeça uma forma própria de manter tudo nos trilhos.

APPSPOSNCE 003

Preparado? Então vamos dar mais um passo, seguindo uma ordem lógica do que é mais simples para os mais complicados, tanto para os tablets como para os smartphones.

Facebook (iOS, Android, Windows Phone – Grátis) – Nem precisamos falar, não é? Com interface simples, tanto no PC quanto no mobile, tem a grande maioria dos seus amigos pessoais e provavelmente seus contatos profissionais. Você pode separá-los e criar um grupo fechado ou secreto para cada uma das classificações apenas para se comunicar de forma efetiva e trocar informações relevantes. Por exemplo: contatos que gostam de saber as últimas novidades em pedais de efeito e músicos que tocam violão profissionalmente e precisam sempre de acessórios. Ou ainda, pais de crianças ou adolescentes que estão aprendendo a tocar piano ou guitarra. Ou ainda, técnicos de som em igrejas e DJ´s. Vai de você criar categorias de contatos de acordo com seu trabalho. O único problema é que essa mídia normalmente é lotada de besteiras e informações que, às vezes (ou quase sempre) não ajudam em nada. Mais uma vez, depende de você criar os filtros necessários para não misturar as várias formas de comunicação entre as categorias de contatos.

Whatsapp (iOS, Android, Windows Phone – Grátis) – Como o Facebook, simples de usar, muita gente tem e a comunicação é rápida, tanto nos grupos quanto individualmente. Faça da mesma forma do item anterior: separe bem seus contatos e monte grupos de interesse. Lembrando mais uma vez: não misture a “zuera”, focando em compartilhar o que achar interessante à todos.

APPSPOSNCE 005

LinkedIn (iOS, Android, Windows Phone – Grátis) – A rede social corporativa é ótima para se manter uma networking voltada à interesses profissionais. A rede preza por conteúdo informativo e mercadológico. A dica que grandes especialistas dão: não tenha todos os amigos do Facebook no LinkedIn, pois ali você estreita suas relações pelos interesses profissionais, logo, com mais qualidade e menos quantidade. Fora o sistema de recomendações que é bem legal para se criar bons vínculos.

Slack Team Communication (iOS, Android – Grátis) – Usado pelo pessoal do BuzzFeed para se organizar, tanto interna quanto externamente. Com esse software você cria canais de conversa com equipes ou grupos de amigos, podendo compartilhar informações, fotos, vídeos e arquivos de maneira segura e de acordo com os temas que desejar propor para discussão. A transparência do programa é seu ponto forte, pela quantidade e qualidade das informações relevantes que você postar. Ele também se integra a mídias e armazenamentos em nuvem. Tem um mecanismo de busca invejável, que te possibilita encontrar informações antigas com facilidade. Completo e recomendável para quem quer manter a networking viva e ativa.

APPSPOSNCE 004

Se você já tem esses canais, é hora de organizar sua lista de contato para conseguir mais eficiência na comunicação com seus contatos.

Full Contact (iOS, PC – Grátis) – Uma agenda completa, onde você consegue personalizar e acessar de forma fácil sua lista de contatos. Além de conseguir adicionar muitas informações, ainda te ajuda na sincronização de listas do Gmail ou os contatos do iPhone, facilitando o trabalho. Outra funcionalidade interessante é a organização de seus contatos por tags, deixando muito mais simples para buscar alguém por um interesse em comum.

myMail (iOs, Android – Grátis) – Não temos dúvidas que você tem “trocentos” e-mails, não é? O myMail  te ajuda a sincronizar todo o recebimento e envio de e-mails em um único aplicativo, fora trazer todos os contatos que você tenha em cada servidor. Hotmail, Gmail, UOL, Live e Outlook podem ser adicionados.

APPSPOSNCE 002

Contacts Journal CMR (iOS – Gratis/U$ 19.99) – Mais uma agenda interessante. O app conta com uma “agenda pessoal” pra cada contato onde você pode agendar reuniões, colocar lembretes do que fazer para atender o contato, compartilhar arquivos só com a pessoa e uma ficha de informações bem completa. Sincroniza com sua agenda de contatos.

E para comunicar toda a rede com uma newsletter bacana (com o conteúdo baseado no seu trabalho ou mesmo com notícias que possam interessar ao contato ou grupo de contatos) use o e-mail marketing:

Mailchimp (iOS, Android, PC – Grátis) – Um dos apps mais apreciados pela galera das mídias sociais. Montagem de lista de e-mails rápida, criação ou customização de templates prontos com recurso “Drag & Drop” (que você clica, arrasta e larga) e o sistema envia os e-mails evitando a caixa de spam. Ele disponibiliza 2.000 cadastros de e-mail e 12.000 envios mensais (limitados a 2.000 por dia). A versão paga disponibiliza mais templates, cadastros e envios, mas acredite: a versão grátis é muito funcional e vai te ajudar um bocado. Ferramenta interessantíssima para você mandar notícias e informações para seu networking (e para clientes, caso você seja um empreendedor).

APPSPOSNCE 001

Resumindo, essas são apenas algumas dicas de como ter sua lista de networking acessível de qualquer lugar (por isso focamos no mobile). Mas relembramos: organização e cuidado com todas as pessoas da sua lista são essenciais. A gente sabe que se você tiver esses dois pontos em mente até um caderno e uma caneta funcionam, não precisa ter um iPad ou um Galaxy Note.

Queremos que você não seja pego de “calças curtas” com esse pessimismo todo que ronda o mercado (não só o da Música) e perca seu emprego. Trabalhe bem sua lista de contatos pois essas pessoas podem ser de muita valia em bons e maus momentos. Na Alegria e na Tristeza, lembra-se?

Organize-se e até a próxima.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *