Engajamento: segredo da comunicação nas redes sociais

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Olá pessoal, tudo bem?

Ultimamente o blog SANTO ANGELO tem postado matérias sobre como você pode ou deve usar as redes sociais para divulgar seu trabalho.

Começamos com esse post sobre como definir em quantas delas  participar , também falamos sobre as redes de massa ou  redes de nicho e até mesmo as vantagens e desvantagens de estar no Facebook.

Para as PJ´s falamos até sobre como promover os posts no Facebook

OK, como um bom leitor do nosso blog,  você já leu e entendeu a nossa mensagem, escolheu as redes sociais que mais se encaixam com seu posicionamento de carreira ou ramo do negócio, e está pronto para dedicar seu precioso tempo em criar conteúdo, certo?

Mas será que a galera vai se envolver com o que você decidir postar?

Apesar de pertencermos a uma geração super antenada com as novidades, que nunca leu e escreveu (nem sempre de maneira correta) tanto, está muito difícil disputar a atenção dos usuários das redes sociais.

É preciso ir em busca de fidelidade dos leitores e isso chama-se “engajamento”, palavra usada principalmente pelos publicitários e marqueteiros, mas que hoje é ouvida frequentemente no nosso dia a dia digital.

Sabemos que as postagens redes sociais não são suficientes para um artista atrair e engajar fãs. Muito menos, para as empresas (PJ´s) encontrarem clientes e os manterem satisfeitos.

Entretanto, existem inúmeras ferramentas para alcançar esses objetivos e o engajamento é uma delas.

Então, o que é engajamento?

Segundo o dicionário Aurélio: Ato ou efeito de engajar ou engajar-se. Refere-se ao ato de participar de modo voluntário para algum trabalho ou atividade. ”

Além disso, o uso da palavra é aplicado com o intuito de apoiar algum partido político, uma causa filantrópica ou até mesmo um ideal pessoal, por exemplo.

Já no conceito de Marketing, podemos interpretar como um processo, adotado de acordo com a estratégia de uma organização ou marca, executado por todos os envolvidos.

Resumindo: engajamento é uma ferramenta para estreitar vínculos com seus admiradores e fãs clientes, além de ouvi-los, propondo diálogos e ações.

Ok! Mas, como aplicar este conceito nas minhas redes sociais?

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Sinto muito, mas tenho más e boas notícias para essa resposta.

A má notícia é que não existe milagre e nem receita de bolo para obter mais e mais engajamento.

A boa é que apresentaremos caminhos e estratégias simples que certamente contribuirão para que você estabeleça e alcance seus objetivos.

Assim, tudo dependerá do seu esforço em manter sua mente aberta para críticas e sugestões. Sempre, porque os cenários mudam rapidamente.

Ou seja: nunca deixe de ouvir seu público mesmo que sejam duras críticas.

Para você atrair a atenção dos seus fãs, ou clientes, é preciso criar confiança, oferecendo um conteúdo interessante e de qualidade em suas comunicações.

Fique sempre atento às novidades, trace uma frequência de dias e horários nos posts, atente-se a qualidade nas imagens e nos vídeos que são postados, aproveitar a onda hype nos seus posts.

Além disso, você precisa mensurar se a linguagem utilizada e o conteúdo estão agradando seu público alvo ou persona.

Como saber se estou sendo relevante?

Observe as curtidas nos posts, comentários e compartilhamentos. Este é um bom termômetro para saber se as coisas estão indo bem.

Atrair pessoas/fãs/clientes é muito bom, mas a sua estratégia e ações precisam fazer sentido para eles.

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Não se iluda com a quantidade de milhares de fãs: a qualidade importa muito pois a sua base precisa ser real.

Dessa forma, investir na compra de likes não é um bom caminho, porque a maioria dos perfis que curtem páginas por dinheiro são falsos, robots ou até mesmo pessoas que não possuem nenhuma afinidade com o seu estilo, gênero musical ou ramo de negócio.

Sabemos que os posts com textos do tipo “curte X compartilha” são outra furada: podem até alcançar bons números, mas não atraem novos fãs e, no final, prejudicam ou até perdem o sentido da sua comunicação.

Esses truques não vão gerar nenhum tipo de engajamento, mas somente número alto de conversões, porém sem nenhum resultado efetivo.

Lembre-se: é preciso propor diálogos e ações com sua “audiência”.

Quer um exemplo? Deixando a questão política e o discurso preconceituoso de lado, analise a eficiência adotada na campanha do candidato republicano Donald Trump a presidência da maior potência mundial do planeta.

A estratégia utilizada foi considerada por muitos profissionais da área de marketing e comunicação como um case de engajamento, porque conseguiu entender a grande maioria silenciosa dos eleitores norte-americanos insatisfeitos com a globalização, falta de bons empregos e da queda da renda de cada um.

Observe a campanha com um viés mais técnico, identificando os conceitos que discutimos até aqui.

Quer se aprofundar mais? Confira a matéria do Bruno Ferrari e Gabriela Varella para a Revista Época sobre o Facebook e a ameaça a democracia, veja aqui.

Ainda não acabou! Anote e aplique estes medidores em suas redes:

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Brian Haven, da consultoria Forrester escreveu uma definição do que seriam alguns medidores de sentimentos:

Envolvimento: Pode ser mensurado através das métricas comuns, como número de visitas ao site, tempo gasto por página, número de páginas vistas.

Interação: Comentários, pedidos de informações, discussões em fóruns, ações que caracterizam iniciativa do usuário em entrar em contato com a marca.

Intimidade: Medidor que busca saber o afeto de uma pessoa por uma marca. Opinião, perspectiva, quais os sentimentos registrados em suas palavras.

Influência: Probabilidade de a pessoa fazer uma compra/conversão e influenciar seu grupo de contato a fazer isso.

Ufa, hoje peguei pesado com você, não é mesmo?

Tenho certeza que com essas dicas o conteúdo da sua comunicação online será muito mais atrativo, fazendo crescer o engajamento com seus fãs ou clientes.

Abraços, boa sorte e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

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