Exercícios básicos para músicos

Fala meu querido leitor: tudo bem com você?

O post da semana passada gerou bastante perguntas sobre mais exercícios de musculação que faltaram nas dicas da Personal Trainer Lohane Perroti. Se ainda não leu, corre lá no link porque hoje vamos falar com a galera que não gosta de academia ou que não tem tempo para praticar musculação.

Convidei o Murilo Mendes, proprietário do Studio 9 Treinamento Funcional  e profissional de Educação Física com especialização em Musculação e Treinamento de Força (CEFIT), além de treinador de Crossfit Nivel 1. Ele também tem experiência em pré cirúrgico de articulação dos joelhos e fortalecimento pós reabilitação. E o mais importante: é o treinador do nosso endorsee Mauricio Alabama. 

Vamos conhecer as dicas que o Murilo preparou com tanto cuidado para os leitores  músicos do blog SANTO ANGELO?

Galera, tudo bem?

Sendo um artista profissional, amador ou um mero curioso do mundo da Música, a leitura a seguir trata de exercícios preventivos que, sem dúvida, irão agregar em seu treinamento no dia-a-dia.

Um músico precisa sempre estar com sua coordenação motora fina sempre em ordem, porque é a responsável pelos músculos que darão a habilidade de mover os dedos sem restrições, além de possibilitar uma boa organização das estruturas que suportam os braços (cabeça, pescoço e ombros).

Lembrando que um desenvolvimento especifico necessita de equilíbrio global das estruturas, ou seja, estabelecer hábitos de treinamento que desenvolvam força e flexibilidade para o corpo como um todo

Pensando em prevenção, segue uma rotina simples para que você, caro leitor do blog SANTO ANGELO, possa fortalecer a musculatura e melhorar a mobilidade das articulações solicitadas ao tocar qualquer instrumento musical.

 

  • Mover o pescoço:
  1. Faca o movimento com a cabeça olhando para baixo e para cima.
  2. Logo em seguida rode a cabeça da direita para esquerda.
  3. Depois incline a cabeça levando uma orelha em direção ao teto, enquanto a outra vai em direção ao ombro.
  •  Mover os ombros em algumas direções:
  1.  Elevar os ombros em direção das orelhas e depois deslize em direção ao chão.
  2. Gire os ombros para frente e depois gire-os para trás, fazendo um movimento circular.
  • Mover os Punhos:
  1.  Com os braços estendidos a frente do corpo gire os punhos no sentido horário e anti-horário.
  2. Ainda com os braços a frente do corpo, mova a mão e os punhos para cima e depois para baixo.
  • Despertando os dedos:
  1. Pince o dedo polegar (dedão) com todos os outros dedos.
  2. Feche as mãos por 2 segundos e depois abra estendendo bem os dedos.

Esses são alguns exercícios que podem ser feitos antes, durante e depois dos treinos com seu instrumento musical. São exercícios simples que podem ser executados em qualquer situação.

Lembrando que esses exercícios não substituem a avaliação de um Profissional de Educação Física da sua confiança.

Aliás, buscar a orientação de um profissional habilitado ajudará desenvolver um trabalho de fortalecimento mais amplo e especifico para sua rotina de treinamento.

Para longevidade de sua saúde física e mental, mantenha-se sempre ativo, procurando encontrar uma modalidade que lhe dê prazer ao se exercitar e mantendo-a, no mínimo, três vezes na semana.

Ter uma rotina de exercício não só irá melhorar seu desempenho como instrumentista, como estará estimulando o Sistema Imunológico, Cardiovascular, além de ajudar no controle do peso corporal, evitando doenças relacionadas à inatividade física.

Atividades físicas constantes melhoram sua autoestima e o convívio social, além de ser uma excelente “válvula de escape” para combater o stress.

Enfim, mova-se com intensidade e regularidade!

Valeu Murilo pelas dicas e esperamos que nossos leitores as sigam com determinação.

Dúvidas e comentários? Já sabem que podem deixar suas opiniões aqui no blog e nas redes sociais da SANTO ANGELO.

Abraços e até a próxima.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *