Expomusic 2015: Um breve relato

Links - Expomusic 23-09-15

Por Dr. Alexandre Berni

Olá pessoal! Assim como já tinha feito com a NAMM 2015, hoje o post é um relatório resumido do que vi na Expomusic deste ano. Para quem não sabe, esse é um tradicional evento do setor musical promovido pela Francal Feiras e a Abemúsica. 

Não tenho o propósito de realizar uma cobertura jornalística do evento, nem poderia, porque existem revistas e jornalistas “gabaritados” para isto. Mas como sempre existem outros interesses envolvidos, gostaria sinceramente de dividir com vocês equipamentos e situações que prenderam minha atenção, uma vez que não precisamos falar de Gibson, Fender, Line 6, Korg, Roland e demais equipamentos já consagrados e que tornariam cansativo este post.

O evento é aberto ao público em geral em dias específicos, mediante compra de ingresso e com dias reservados ao público corporativo e convidados das empresas expositoras. Para quem tem a música correndo nas veias, o evento é uma ótima oportunidade de conhecer e experimentar novos lançamentos da área, além de revisitar os já consagrados.

Há 20 anos eu visito o evento e, infelizmente, este foi o mais “tímido” que presenciei. Observei que a quantidade de expositores diminuiu muito, provavelmente devido aos altos custos combinados com a difícil situação econômica e política nacional atual.

Achei muito interessantes estes cajons e com timbres surpreendentes lembrando o aspecto de bumbo e caixa.

Expo 1 ok

Ainda no assunto “cajon”, uma distribuidora apresentou, além de cajons tradicionais, um EGG (semelhante no tamanho àqueles usados por percussionistas) em formato de cajon com som muito agradável.

Expo 2 ok

E como médico, não posso deixar de ressaltar que todo indivíduo deve cuidar de sua saúde auditiva, principalmente os músicos. Já escrevi um post sobre o assunto em 14 de abril no blog SANTO ANGELO, que também tem outro sobre o cuidado com fones de ouvido. Assim, achei interessante este lançamento da empresa Ear Sound de protetores auriculares feitos sob medida.

Expo 3 ok

Nossos “Hermanos Argentinos” compareceram pela primeira vez com um estande coletivo na Expomusic. Encontrei lá dois produtos interessantes: um abafador de caixa acústica em gel e uma “oruga” para baterias.

Expo 4 ok

Expo 5 ok

Expo 6 ok

A nacional e centenária (115 anos em 2015) Giannini relançou a guitarra Supersonic na versão original e atualizada para 2016.

Expo 7 ok

Já a tradicional Vox se “rendeu” à era dos equipamentos reduzidos, lançando mini pedaleiras.

Expo 8 ok

E na “dança das cadeiras” ou troca de distribuidores brasileiros (por que será, hein?), algumas marcas e produtos ressurgem ao nosso alcance, dentro do rol de produtos importados que eu gosto muito, mesmo não sendo novidades. Destaco o “Liberator” da Seymour Duncan: potenciômetro para facilitar a troca de captadores sem o uso de solda e os captadores custom shop.

Expo 9 ok

Expo 10 ok

A Korg lançou uma bateria eletrônica interessante e prática. Seus triggers estão contidos em clips que presos a qualquer estrutura transformam as vibrações resultantes em impulsos elétricos para emitir o som através do seu módulo digital. E por incrível que parece, conseguem ainda interpretar a dinâmica do baterista.

Expo 11 ok

Expo 12 ok

Nunca é demais falarmos em fontes e hubs, já que tanto dependemos deles para o máximo rendimento dos nossos pedais, certo? Esses hubs, em formato mini, são muito interessantes para economia de espaço no pedalboard.

Expo 13 ok

Gostei muito de uma nova marca de amplificadores valvulados produzidos em Campinas/SP, com versões para Baixo, Guitarra e Violão. Se puder, vale à pena conferir os timbres dessa marca.

Expo 14 ok

Ainda no assunto amplificadores, gostei de um “pequeno notável” de 8 w valvulado de uma empresa de Brasília/DF.

Expo 15 ok

Um lançamento muito interessante para roadies (assistentes de palco) é o OK-GO, um aplicador de fitas adesivas, tipo Gaffa, criado por uma empresa nacional, muito útil para cobrir cabos no palco e para evitar tropeções.

Expo 16 ok

Este “sugador de almas”, como definiu o guitarrista Edú Ardanuy, não é bem um lançamento, mas fez sua primeira “aparição” na Expomusic através de uma importadora. Trata-se de um amplificador com interface para o computador, emulação de amplificadores e muito mais. Isto tudo para quem estiver disposto a investir mais de R$ 12 mil, como me informou o atendente do estande.

Expo 17 ok

Para quem gosta de guitarras Custom Shop, diferentes e exclusivas, encontrei a empresa de São Paulo Hot Machine Custom, que realiza artísticas transformações nos instrumentos.

Expo 18 ok

Expo 19 ok

Outra empresa nacional, a Rozini, lançou um violão de 8 cordas. Eu peguei o violão e faltou tamanho na minha mão para pra dar a volta no braço do instrumento.

Expo 20 ok

Falando em Sustentabilidade, a entidade Eco Tribunal, de São Sebastião da Grama, tem além da proposta social com a comunidade local, vários trabalhos na área da música. Realizou com parceiros a construção de uma guitarra reciclando caixotes de feira e paletes. Eu experimentei e é um instrumento muito interessante. Apresentou também um bag para guitarra feito com lona velha de caminhão e uma estante para guitarras com sobras de chapas de madeira MDF de fácil montagem. Isso sim que é economia circular e consumo responsável.

Expo 21 ok

Expo 22 ok

Ainda dentro do tema sustentabilidade e reciclagem, as empresas brasileiras de pedais EFR e Eds ModShop construíram pedais com componentes reaproveitáveis de outros equipamentos eletrônicos, tais como televisores e telefones celulares. Vale à pena conferir.

Expo 23 ok

Lembrando agora dos posts anteriores que abordei aqui no blog sobre as guitarras icônicas, nada mais justo do que comentar sobre os primeiros lançamentos da SANTO ANGELO que prestam uma homenagem a dois ícones da história do Rock e do Blues, que dispensam maiores apresentações.

Expo 25 ok

Expo 24 ok

E para fechar o post, nada melhor do que parabenizar a organização da Expomusic pelo incentivo das escolas em levarem crianças ao evento. Simplesmente emocionante verificar o brilho nos olhos da galerinha andando pelos corredores. Ao perceberem que eu me posicionava para tirar fotos delas, mandaram um gesto de carinho para todos os nossos leitores.

Expo 26 ok

Será que esqueci de alguém ou de um outro produto bacana da feira? Escrevam lembrando e dividindo suas opiniões aqui no blog ou nas redes sociais da SANTO ANGELO.

Um grande Abraço e até a próxima!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *