Folia longe do pandeiro

Por Isis Mastromano Correia

Tirar o foco dos desfiles das escolas de samba em época de Carnaval não é missão impossível para quem não é fã de tanto ziriguidum. O certo é que, se até o Rock´n´Rio tem o seu lado mais carnavalesco, o Carnaval também pode abraçar um aspecto menos folião.

Alguns vão trancar o carnaval a sete chaves

Para muitos guitarristas e baixistas, essa época do ano não é lá das mais bem vindas, por isso, tem gente que vai aproveitar a ocasião para estudar ou mesmo levar sua banda para participar dos chamados ‘Carna Rocks’, eventos que reúnem bandas em nome de um carnaval sem tamborins. Há também o pessoal dos Carnavais Gospel, que vai aproveitar os dias de folia em oração, sem abrir mão do louvor e, é claro, de muita Música.

Carnaval sem esquecer a guitarra!

Seria um pecado não falar da importância da guitarra baiana para a história da canção brasileira, mas, importâncias à parte, a vida não fica nada fácil nesses dias para quem não se vê pulando em baile, em festa de rua e muito menos assistindo desfile no sambódromo!

A prova de que samba e axé não são unanimidades entre os foliões está em festivais como o Grito Rock, que em 2014 chega a sua 12ª edição. O Grito acontece nos dias 20 de fevereiro a 30 de março simultaneamente em várias cidades e por isso é necessário se informar qual é o mais próximo de você em www.gritorock.com.br.

Grito Rock é alternativa à folia tradicional

Segundo os organizadores do evento, o Grito Rock fomenta uma rede de produtores em todo o mundo e conecta desde cidades como Sagarana, em Minas Gerais, à grandes centros econômicos do mundo, como Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos fortalecendo assim essa alternativa ao Carnaval.

“O formato colaborativo permite que a cada ano mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da Música local ao mesmo tempo em que o festival amplia seu alcance no em lugares menos visados do Brasil, criando conexões em âmbito global”, eles explicam.

A resposta dos “foliões” é boa: o Grito Rock atrai até cinco mil pessoas nos dois dias.  De acordo com os organizadores, esse ano, o Grito Rock se consolida como um evento global já que ocorre em 400 cidades de 40 países!

Música em pandeiro para o carnaval

Já para a galera religiosa, principalmente os cristãos que utilizam os dias de Carnaval para recolhimento, existem boas alternativas. De Curitiba desponta o maior Carnaval Gospel. É o Festival Kyrios que em sua 14ª edição reúne os grandes nomes do gênero entre os dias 1 e 4 de março, em Londrina. Informações sobre a programação podem ser acessadas em www.facebook.com/kyriosfestival.

Para os católicos, a nossa sugestão de programação musical é o Acampamento de Carnaval, evento organizado pela Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo. Ao som de artistas da Renovação Carismática Católica, os organizadores preparam-se para receber até 50 mil pessoas entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Outras informações podem ser acessadas em http://blog.cancaonova.com/eventos/.

E você, como vai passar esse Carnaval? Vai orar e estudar ou se divertir e trabalhar, tocando na festa dos outros? Conta pra gente.

Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *