Garra Brasileira vale ouro!

Rafaela 1

Nosso Relações com Artistas, Dan Souza, já falou aqui no blog sobre a “Música nas Olimpíadas”, que você relê clicando aqui  e sobre a cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 nesse post.

Você já deve ter percebido que nos organizamos para ver esse evento com os “óculos” de músicos, tirando lições para nosso aprendizado e evolução.

E não podemos deixar de reconhecer a conquista da primeira medalha de Ouro para o Brasil pela judoca Rafaela Silva na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico da Barra.

Sabemos que não foi um ouro qualquer. A medalha teve um sabor especial, não só para a Rafaela, mas para todos nós brasileiros que lutamos e corremos atrás diariamente dos nossos sonhos e objetivos, muitas vezes chorando, mas sem deixar os obstáculos e empecilhos nos abaterem.

Meu nome é Lygia Teles e hoje vamos conversar sobre como a trajetória brilhante de uma campeã olímpica pode influenciar e inspirar a carreira de músicos por todo o País.

Vamos conhecer um pouco dessa história:

 04

Rafaela Silva nasceu em uma comunidade carioca no Rio de Janeiro no dia 24 de abril de 1992. Viveu uma infância repleta de dificuldades e encontrou no esporte, aos sete anos de idade, forças para lutar por um futuro melhor.

Por incentivo de seu pai conheceu o Judô, mas encontrou apoio em um projeto social que tinha como objetivo tirar crianças e adolescentes das ruas e incentivá-los a praticar esportes como ferramenta de transformação social.

Para alcançar o ponto mais alto do pódio, a atleta desafiou seus limites em busca da sua melhor versão. No Instituto Reação, também no RJ, desenvolveu seu talento.  Em 2008, foi campeã mundial júnior. Em Paris, três anos depois, perdeu a final do Mundial para a japonesa Aiko Sato. Aos 20 anos, foi às Olimpíadas, em Londres, onde escreveu uma parte importante de superação na sua vida.

03

Sofreu uma dura derrota nas Olimpíadas de Londres em 2012. Entretanto, o golpe mais forte aconteceu nas redes sociais. Pois, sua derrota foi comentada e compartilhada com desrespeito e agressividade, foi vitima de inúmeras formas de preconceito.

Qualquer semelhança com os mimimis que muitos de vocês já sofreram não é mera coincidência, certo?

Porém, mesmo pensando em desistir, o amor pelo esporte e a vontade de superar seus desafios foram ingredientes fundamentais para seguir adiante. O final dessa história é um verdadeiro exemplo de resiliência pessoal e profissional.

E o Kiko?

O que você tem a ver com isso? Pense bem: sabemos  que a carreira de músico é repleta de desafios como a de um atleta, não é mesmo?

Agora me diga se essas lições são essenciais para a sua superação e sucesso:

01

Valorize o que você faz e o seu trabalho: Sabemos que a carreira de músico é repleta de superação. Lembra-se do momento que você decidiu sair do quarto (já falamos sobre isso aqui)  e contar para seus pais sobre a escolha de viver profissionalmente de Música?

Este momento é bem complicado para a maioria dos músicos. Além disso, o músico além de talento precisa de muito estudo e planejamento de carreira.

Aprenda receber críticas: Por estar tempo todo em evidência críticas são comuns. Mas, o segredo está em receber de maneira positiva. Nada ajuda tanto quanto críticas construtivas, como você pode ler nesse post.

Escute todas as críticas e avalie em quais situações você poderá se aperfeiçoar.

Desenvolva seu talento: Faça como nossa campeã olímpica que treinava todos os dias exaustivamente. Você deve se comprometer a praticar continuamente para se aprimorar cada vez mais. E por falar nisso, você já estudou todas as masterclasses gratuitas do nosso blog? Cadastre-se e evolua sempre.

Aprenda, antes de tudo, a cair: O Judo é categórico quanto à isso, que a primeira técnica que você deve aprender é a de como cair em segurança, protegendo seu corpo contra possíveis lesões durante um combate. Na música, apesar de metaforicamente, é a mesma coisa. Receba os nãos, levante-se e continue na luta.

Trace metas e objetivos: Defina consiga mesmo aonde deseja chegar, trilhe um caminho para percorrer. Inúmeros empecilhos farão parte do seu caminho.

Aproveite seu tempo também para: fazer networking, marcar shows e construir seu marketing pessoal, como te ensinamos nos vários posts com o tema em nosso blog. Duvida? Busque por Marketing Pessoal lá e estude.

Coloque sempre sua carreira em primeiro lugar, com certeza os frutos de um trabalho com dedicação serão colhidos.

Como qualquer outra coisa que você queira alcançar, tentativa e erro são maneiras de ganhar conhecimento. Thomas Edison disse: “eu nunca falhei. Só descobri 10 mil jeitos que não funcionaram”

E tomara que, depois de ler este e os outros posts do nosso blog que te recomendamos, você tenha percebido que independente da carreira escolhida, o sucesso só depende da garra de cada um de nós.

Abraços, sucesso e até a próxima.

Lygia Teles, é Relações Públicas e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *