Música também pode ser um doce preferido.

por Carolina Gasparini

Chocolate! Chocolate! Chocolate!
Eu só quero chocolate
Só quero chocolate

Tim Maia eternizou o amor pelo doce em sua canção “Chocolate“, assim como diversos outros artistas. Então, neste tempo de Páscoa, momento de reflexão e adoração, vamos falar um pouquinho do chocolate, que muitos de nós tanto gostamos e provavelmente estaremos nos esbaldando brevemente, sem descuidar da nossa dieta como músicos, certo?

400x150 001

O chocolate está presente em quase todas comemorações do brasileiro, desde os ovos de páscoa, bombons, bolos e o famoso brigadeiro (e fora as meninas, tem marmanjo que não gosta?). Os chefs de cozinha, dos mais simples aos mais famosos, já colocaram chocolate em tudo, do leite e até no café. Mas e na música?

Além do nosso saudoso Tim Maia, diversas músicas infantis brasileiras falam sobre o amor ao doce. Xuxa, Trem da Alegria e Angélica também cantaram sobre o chocolate. Mas você deve estar se perguntando, e músicas voltadas aos adultos? Sim! Elas existem!

O cantor sertanejo Luan Santana também canta uma música chamada Chocolate, onde diz: “De chocolate nosso amor é feito/Então não tem jeito, gruda em mim”. Após isso, cita o nome de diversos bombons e chocolates comuns no Brasil.

Mas nem só com letras o doce pode ser citado. Como o açúcar gera energia e uma boa sensação, muitos músicos se aproveitaram dessas “good vibes” para fazer músicas que tentem emular esse sentimento, como é o caso de Stan Getz, Gerry Mulligan, Harrie Edison & Oscar Peterson Trio com a música “Sundae Chocolate”:

A inovação também circunda esse tema nas mãos do DJ brasileiro Amon Tobin com a música “Chocolate Lovely”, que junta drum’n’bass com o jazz e hip-hop em um estilo bem diferente.

E não podemos deixar de fora Joe Bonamassa acompanhado da cantora Beth Hart com a música “Chocolate Jesus”, releitura da original de Tom Waits, fazendo um paralelo sobre como religião e chocolates são bons, mas juntos, melhores.

Lembrando que o doce também pode ser associado à pele ou ao amor em diversas outras canções.

Na Páscoa

Os ovos de chocolate são símbolos da Páscoa cristã e movimentam milhões de reais todos os anos. Apesar do aspecto mercadológico, a data é muito importante para os religiosos, com diversos significados e simbologias.

400X150 002

No entanto, apesar de ser uma data com grande importância, não possui muitas canções para a data, diferente do que ocorre no Natal, quando inúmeros cantores, gospel ou não, gravam as músicas que falam sobre a religiosidade da data. No Brasil, provavelmente a música mais conhecida na Páscoa seja a transcrita abaixo, conhecida de todas as crianças do país:

Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim?
Coelhinho da Páscoa, que cor ele tem?
Azul, amarelo, vermelho também?

Mesmo essa música tendo como foco a quantidade de ovos que a criança deve ganhar, não podemos esquecer que é um lembrete de compartilhar e passar para um novo nível como pessoa e profissional. Os ovinhos estão caros, a gente sabe assim como a situação econômica geral do país. Pense diferente, então: que tal presentear com uma música e mudar a forma de ver essa data? Lembramos que ao fazer isso, estará cumprindo com a resolução #11 daquelas que prometemos no começo de 2015, lembra-se?

Nós, aqui no setor de comunicação da SANTO ANGELO, desejamos que você viva essa data tão importante para os cristãos com muita Paz, Alegria e Harmonia com sua família e com os bons amigos..

Até a próxima.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *