NAMM 2015: Santo Angelo entre as grandes marcas internacionais

por Isis Mastromano Correia

O ano começa só depois do Carnaval? Não no mundo da Música. Para os economistas então, nem se fala! Já no final de 2014, eles anunciavam previsões nada animadoras para o ano novo, de que o brasileiro deve enfrentar sacrifícios econômicos e, claro, nós, trabalhadores da cadeia musical como fabricantes, lojistas, músicos, produtores, professores e afins não seremos poupados dos dissabores e ajustes financeiros do nosso velho novo governo.

Ciente da chegada dessa sinfonia fora do tom, a SANTO ANGELO também se adiantou e em dezembro publicou no blog uma série especial de artigos sobre planejamento financeiro para nossa turma da Música, além das dicas fundamentais de empreendedorismo para quem quer ir mais fundo e abrir o próprio negócio. Agora, no início de 2015, para dar o exemplo de que planejamento sem ações corajosas não dá certo, estamos de malas e cases prontos para desembarcar nos Estados Unidos, em Anaheim, na Califórnia, para marcar presença em um dos eventos míticos para do mercado mundial da Música, a grande feira de instrumentos musicais NAMM Show 2015.

Entrada do centro de exposições que abriga a NAMM - é de encher os olhos!
Entrada do centro de exposições que abriga a NAMM – é de encher os olhos!

A NAMM (National Association of Music Merchants), ou em bom português, Associação Nacional dos Comerciantes de Música, é uma entidade com nada menos do que 114 anos de existência que concentra mais de 9.200 revendedores, fabricantes, distribuidores e varejistas de instrumentos musicais em mais de 99 países entre eles, a SANTO ANGELO. Essa associação promove duas edições da feira dedicadas exclusivamente ao setor musical: uma no período de inverno, agora, e outra de verão, em julho, de acordo com as estações na parte de cima do globo terrestre.

De 22 a 25 de janeiro, nós estaremos lá no Anaheim Convention Center, o pavilhão de exposições da NAMM, sob o mesmo teto de todas as grandes marcas mundiais mostrando para os gringos e consumidores mais exigentes que existe no Brasil uma empresa inovadora e capaz de competir com o que há de melhor em termos de cabos para instrumentos e equipamentos de áudio: a SANTO ANGELO. Para se ter ideia do gigantismo do evento e da parada forte entre concorrentes, só entre as marcas de cabos serão mais de 100 expositores! Definitivamente não é uma arena para amadores.

Visão panorâmica da NAMM.
Visão panorâmica da NAMM.

Nossos cabos Angel, Premium, Killswitch e VcPod (que nos EUA é chamado de PB Custom), além  dos novos modelos African GB e Maori da série Tattoo, apresentados aos brasileiros em setembro de 2014 na última Expomusic, dividirão espaço com a exibição de outros cinco mil produtos musicais inéditos do mundo inteiro. Incrível, não?!

Estamos falando de um mercado que movimenta aproximadamente US$ 16,7 bilhões ao ano ao redor do mundo e é nada menos do que os interesses de toda a cadeia por trás dessa cifra gigantesca que a NAMM atua como associação transformando sua feira em uma grande vitrine global de tudo o que a indústria tem produzido de melhor para satisfazer a comunidade musical. Em termos comparativos, segundo o 2014 NAMM Global Report os americanos representam 40,6% desse mercado, seguidos pelos japoneses (13,1%), chineses (7,1%), alemães (6,0%) e franceses (4,6%). O mercado brasileiro ocupa a 10ª posição mundial, representando 1,8%. Pouco não?

Como entidade, a NAMM presta um serviço memorável não só em termos comerciais, mas, também para despertar nas pessoas de todo o mundo o desejo de tocar um instrumento musical. A organização, sem fins lucrativos, possui uma Universidade da Música, ensinando os atores desse mercado fundamentos que vão desde o respeito e responsabilidade com o consumidor até a administração, finanças e marketing das lojas e marcas. Muitos casos de sucesso e estudos são apresentados durante a feira, misturando negócios com informações num caldo grosso em que todos evoluem juntos numa troca incessante de experiências.

NAMM abre espaço para palestras.
NAMM abre espaço para palestras.

Falando em negócios, a NAMM Show tem papel fundamental para vendedores, importadores, fabricantes e profissionais da música verificarem as tendências de mercado e ampliarem suas chances para o ano que começa. Além das oportunidades de negócios propriamente ditas, a feira oferece uma série de encontros antes da abertura para guiar e inspirar os participantes. Este ano, por exemplo, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, é um dos convidados e vai falar sobre Música e Tecnologia.

A música é uma enorme parte da minha vida. Ela desempenha um papel importante para criar uma pessoa realmente completa, criativa e inovadora, preparada para moldar o futuro. Estou ansioso para ver música e tecnologia juntas na Namm Show”, adiantou Wozniak sobre sua apresentação.

Wozniak não está sozinho! Aqui no blog a gente já levantou a bola de que a Música influencia todos os campos da nossa vida e que é importante para a formação de um ser humano integral faz muito tempo!

Diferente da nossa Expomusic, que é aberta ao público em geral, a NAMM é um evento exclusivo para seus associados ao redor do mundo, como a SANTO ANGELO que é membro há 10 anos! Assim, apenas expositores e alguns artistas, nacionais e internacionais selecionados pelas empresas podem entrar na feira e conferir as novidades de perto.

Algumas figurinhas que passeiam pelos corredores da NAMM!
Algumas figurinhas que passeiam pelos corredores da NAMM!

Alexandre Berni, nosso Dr. SANTO ANGELO, teve a honra de visitar a NAMM em 2013 e 2014, contando em detalhes tudo o que rolou lá dentro desde o encantamento com os equipamentos até a experiência de estar lado a lado de gente como Steve Vai, Alice Cooper e Nuno Bettencourt! Você pode conferir a experiência nos posts clicando aqui. No ano passado também fizemos uma cobertura bem completa contando um pouco sobre a NAMM 2014 e a história do evento.

Números grandiosos

Em sua ultima edição, em janeiro de 2014, a NAMM Show reuniu em quatro dias de evento 1500 expositores em um pavilhão de 76 mil m² com quase 100 mil visitantes, segundo os organizadores. É dessa grandeza toda, desses números astronômicos, que se entende a importância do Brasil estar presente neste evento representado pelos timbres e sons da SANTO ANGELO que neste ano marca presença pela 11ª vez. Nossa Expomusic, em São Paulo, em setembro do ano passado, concentrou 200 expositores em 34 mil m² de feira com pouco mais de 54 mil visitantes em cinco dias.

A NAMM é a segunda maior feira internacional de negócios atrás apenas da alemã Musikmesse.
A NAMM é a segunda maior feira internacional de negócios atrás apenas da alemã Musikmesse.

Em tempos de tensão econômica e timidez no setor, os Estados Unidos, que já enfrentaram crises muito piores que as nossas, dão um recado de coragem ao organizarem a NAMM Show. E a SANTO ANGELO não fica atrás: batalha há cinco anos por lá com escritório próprio de vendas, dando emprego aos próprios americanos.

Por aqui, nossas ações não são menos tímidas: para ajudar o cliente lojista a superar eventuais obstáculos de orçamento e planejamento financeiro em 2015, a SANTO ANGELO firmou parceria com o Portal Financeiro Amigo e a consultoria Blue Numbers permitindo que os lojistas da marca tenham descontos em cursos e assessoria conforme suas necessidades.

Lá na gringa, o carro-chefe da SANTO ANGELO são os cabos Killswitch, então, a temática do nosso estande na NAMM Show 2015 serão as linhas KS e Tattoo para mostrar mais uma vez ao mundo que o Brasil tem, além de música na veia, cabos e acessórios que não devem nada a estrangeiro nenhum!

Se repete o sucesso da Expomusic 2014 com Luciano Magno e Duca Belintani.
Se repete o sucesso da Expomusic 2014 com Luciano Magno e Duca Belintani.

A SANTO ANGELO também escalou um timaço de músicos para apresentações ao vivo na NAMM. Estão programados shows dos brasileiros Duca Belintani, Luciano Magno, Edu Trinnes e Ricardo Giuffrida com presença garantida também do violonista e guitarrista canadense Don Alder. Como demonstradores, Conrado Pensinato e Jacob Dellot, músicos que também estarão presentes.

Animado em participar junto com a gente na NAMM 2015? Já que não dá pra levar todo mundo na bagagem, o que você acha de aproveitar e colocar suas metas para o ano novo em dia seguindo os 12 mandamentos do músico que publicamos aqui no blog? Se nós conseguimos, você também pode, certo?

Até a próxima.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *