Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

O médico das guitarras

Por Isis Mastromano Correia

Nos últimos posts falamos tanto de escolas e professores de Música que neste vamos falar de médicos. Mas, não é sobre um doutor qualquer. Para todo paciente, seja qual for o mal, ele guarda uma fórmula secreta que é tiro e queda para ajudar a trazer de volta a saúde de qualquer um: a Música!

Torao e seu maior remédio, a guitarra!

Esse remédio nunca o traiu, ao contrário, sempre foi excelente elixir de combate ao estresse. Mas, a falta de reconhecimento do músico como profissional, sim, isso foi traiçoeiro e foi o grande responsável por colocar a Medicina na vida do doutor Roberto Torao.

Hoje para nós ele é simplesmente Torao, youtuber e guitarrista que você já viu circulando por aqui nos reviews dos produtos SANTO ANGELO postados tanto no canal YouTube dele como no nosso.

Aos 38 anos, deu tempo para curar muita gente e também se dedicar a criação de um método próprio de ensinar a tocar guitarra. Atualmente, Torao desenvolve um trabalho de grande valor pelo YouTube com conteúdo sobre Música, pedais e equipamentos em geral.

Detalhe dos pedais

Ele tem se destacado como grande comunicador e entusiasta da Educação Musical pelas redes sociais. “O sucesso acredito que veio por eu preencher uma lacuna de conteúdo sobre Música e equipamentos falado em português”, ele explica.  “É um material honesto e sincero, pois, tenho a liberdade de falar e digo baseado na minha experiência. Muitos se identificaram comigo porque sou igual ao usuário comum que vai à loja testar os pontos positivos e negativos de um equipamento”, completa.

Torao diz que assistir seus vídeos “é como telefonar para um amigo para perguntar a opinião dele sobre algum produto que você deseja comprar e sem a influência de julgamento da empresa que fabrica”, nas próprias palavras do músico e médico. “Muitos confiam em minha opinião e sempre é bom ouvir de uma pessoa que ela comprou um pedal e foi exatamente o mostrado no por mim no Youtube. É gratificante!”, diz.

A idéia de produzir um método online para quem deseja aprender a tocar guitarra surgiu como conseqüência natural da iniciativa de Torao em postar algumas aulas autorais com o título “Cure Seu Improviso” – que permanece ainda entre os vídeos mais assistidos de seu canal até hoje! São dicas para melhorar solos baseadas em soluções com linguagem simples e acessível para sanar problemas que ele próprio já havia enfrentado com a guitarra.

Torao acredita ter tornado o caminho dos aprendizes mais curto com essa fórmula. “Vi que existe um mercado forte, principalmente para iniciantes. Depois de seis meses de Projeto DOZE, no qual lanço um material na web todo dia 12, lancei músicas próprias e, para quem tivesse interesse pelas minhas composições, havia a opção de doar R$ 12 aos músicos envolvidos”, conta Torao. “Senti que isso deu uma esfriada e resolvi fazer algo diferente e não obrigatoriamente uma música nova. Lancei então o método “Cure Seu Improviso – Doze Remédios para Seus Solos de Guitarra”. E foi um sucesso! São 12 Backing Tracks inspiradores com uma apostila com minhas sugestões para solos e abrange todos os níveis, do iniciante ao avançado. Lancei ainda mais um sobre os Modos Gregos, explica o guitarrista.

Torao compartilha da idéia de que estudar à distância tem vantagens e desvantagem e defende que a presença física de um mestre ainda é fundamental para o desenvolvimento do aluno a fim de orientar e colocar o aprendiz no lugar certo.

Já batemos nessa tecla aqui no blog: a vantagem dos estudos à distância é a comodidade de aprender em casa e muitas vezes até com professores renomados, com aulas via webcam que seriam difíceis de conseguir presencialmente devido à agenda desses mestres, vide o guitarrista Greg Howe, para citar um exemplo que desperta muito o interesse de qualquer aluno.

A desvantagem, segundo o próprio Torao, é excesso de material disponível gratuito e muitas vezes pirateado. “A ordem dos assuntos nem sempre está em forma cronológica e temos a tendência de achar que iremos aprender sozinho. Acabamos nos isolando com muitos gigabytes de lições que raramente iremos estudar”.

O fato é que temos a frente uma geração diferente, cativada desde a infância pela web. Torao concorda que hoje é impossível tentar ignorar as mídias sociais como Facebook e Youtube. “Ter uma página no Facebook e um canal ativo no Youtube faz muita diferença, são coisas simples que causam um grande impacto”, ele diz. “Lá fora já seguem essa dica. Vejam o Musician Institute em Los Angeles, que tem um canal de Youtube muito legal, avisam das novidades e tem algumas aulas mostrando seus professores”.

Torao defende que o ensino da Música deve obedecer a parâmetros mais sustentáveis, ou seja, diversos entes da sociedade, as escolas, o governo, as empresas e a família, devem suportar os novos músicos para que daqui por diante menos jovens tenham de se ver entre a dúvida cruel de viver da Música ou ter de escolher outra profissão delegando a canção para segundo plano.

“A falta de estímulo dos pais para os filhos e filhas quanto a Música é normal na história de quase todos. O músico tem quase sempre que conquistar seu espaço sozinho. Se os pais já são músicos fica mais fácil, se não, o caminho é um pouco mais longo”, aponta Torao. “Os pais precisam detectar rapidamente o talento dos filhos. Se ele aparece tocando piano ou violino aos quatro anos é um dom divino que precisa ser lapidado e não cortado prematuramente”, defende.

Para Torao, as empresas do setor de instrumentos musicais e acessórios também exercem papel fundamental no processo de Ensino Musical. “A SANTO ANGELO é um exemplo a ser seguido por demais empresas. Cria oportunidades de novos talentos em seus concursos culturais, um espaço que tem revelado grandes músicos e mudou a vida de alguns guitarristas anônimos até então. Eles têm um canal no Youtube e um blog muito ativos com aulas e matérias didáticas excelentes de interesse comum de todos. A empresa tem criado parceria com diversas escolas de música cedendo material para melhorar a qualidade de ensino delas e isso é ótimo”, avalia Torao.

Claro, nessa roda que forma a Educação Musical, não pode faltar o braço das políticas públicas. O Brasil ainda patina para fazer valer a Lei federal  11.769/08 que obriga as escolas a inserir conteúdo musical no currículo.

Segundo Torao, essa é “mais uma idéia bonita que na prática não funciona”. Na avaliação do guitarrista, é ainda necessário melhorar as condições de trabalho dos professores e seus salários, estruturar e dar conforto nas escolas públicas.  “Graças a quantidade de impostos que pagamos deveríamos ter as melhores escolas públicas do mundo a ponto que todos os brasileiros preferissem este ensino do que o particular”, ele critica.

“Fui obrigado a comprar uma flauta doce pro meu filho usar na escola. Não havia um professor de Música específico, os professores convencionais eram ”treinados” para isso. Fiquei surpreso em saber que eles não eram capacitados e mal sabiam a diferença entre uma tríade maior e menor!”, revela. “Para mim, a prioridade de ensino é aprender a ler e escrever, saber matemática, etc. Obrigar o aluno aprender Música acaba transformando a atividade em um fardo, em mais uma matéria pra estudar e fazer prova. Da forma com que está sendo levado (o Ensino da Música) será difícil desenvolver o talento de alguém de forma tão abusiva e inadequada”, completa.

O papel do Músico na sociedade

Torao defende que o Músico deve ter carisma e ser um exemplo para os mais jovens, porque os mais novos sempre se espelharam. “Um dia esses jovens conhecerão pessoalmente seus ídolos, o Músico tem que fazer esse momento especial! Pare o que estiver fazendo, converse, dê um pouco de atenção seja tirando uma foto ou autografando algum item, pois esses também são estímulos para que continuem estudando música”.

Público acompanha as explicações de Torao

Sabemos que todo mundo tem talento musical bastando descobrir qual instrumento tem mais a ver com a gente! “Eddie Van Halen, por exemplo, começou como baterista e se encontrou na guitarra. Procure saber qual o instrumento você tem mais afinidade e acredite nele, escolha um bom professor, estude bastante e tenha fé que um dia o sucesso vai bater na sua porta”, apóia Torao, ele próprio escolheu a guitarra aos 12 anos. Fica a recomendação – sem necessidade de receita – do medico das guitarras: “a Música é uma terapia, uma válvula de escape. Chegar em casa depois de um dia cheio e estressante e tocar um pouco de guitarra é bem relaxante!”.

Para saber mais sobre Roberto Torao acesse seu canal Youtube aqui www.youtube.com/toraliens

Público acompanha as explicações de Torao

Para que o “remédio” comece a fazer efeito rapidamente, vamos mais uma vez dar uma mãozinha para quem se dedica aos estudos: Torao doou dez métodos para serem sorteados entre os inscritos no blog SANTO ANGELO. Assim, a partir da próxima sexta-feira, dia 09/08/13 e nas demais nove semanas, sortearemos um inscrito em nosso blog que ganhará um método Roberto Torao online.

Na próxima semana, vamos nos concentrar nas finalíssimas do 2º Concurso Cultural SANTO ANGELO Curando seu Improviso Gospel e trazer uma grande autoridade no assunto para falar um pouquinho sobre Música e guitarra: Larissa Basílio, finalista do concurso no ano passado e juíza do concurso Gospel atual.

Até lá!

  • Fabricio

    como faço pra se inscrever?

  • Fabricio

    Como faço para se inscrever?

  • http://www.santoangelo.com.br/ Santo Angelo

    George, fique tranquilo não será bloqueado. o

  • Herick Gonçalves

    Bem difícil demonstrar nossa opinião por aqui… Vocês nos empurram o Torao ‘goela abaixo’, e ainda nos bloqueiam quando exprimimos nossa opinião…

    • http://www.santoangelo.com.br/ Santo Angelo

      Herick, entendemos a sua opinião, mas se você não gosta do trabalho que estamos exercendo no blog, sinta-se a vontade e desativar sua conta. Queremos levar informação aos nossos inscritos e não discussões sem fundamentos. Desculpe-nos por qualquer mau entendido. Fique em paz.

  • Sinomar Junior

    Obrigado Roberto, Obrigado Equipe Santo Angelo por me Sortearem ……. abraços.

  • Sinomar Junior

    Eu fui sorteado,e como adiquiro o produto ???

  • http://www.santoangelo.com.br/ Santo Angelo

    Leandro, você foi o ganhador de um dos métodos do Roberto Torao, por favor, entre em contato através do e-mail: mar001@santoangelo.com.br

    Abraço forte.