Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

O que vem primeiro: versatilidade ou criatividade?

2018-02-20 (1)

Fala galera SANTO ANGELO!

Para quem não me conhece, sou Cacau Santos, guitarrista, professor, compositor e produtor musical, nasci em Recife, tenho 25 anos de carreira musical, e meu trabalho abrange da música regional a instrumental, e estilos como Pop, Rock e Black Music.  Por isso tenho atuado ao longo dos anos em diferentes áreas da música como shows, workshops/ clínicas e gravações.

Hoje tenho me dedicado exclusivamente à minha carreira solo e como sideman do cantor Eli Soares.

Quem já me conhece, certamente deve estar se perguntando o que estou fazendo aqui no blog da marca SANTO ANGELO, sendo que  já fui endorser de  outras marcas de cabos para instrumentos musicais.

Acertei?

Bem, você pode até não ter pensado nisso, porque já sabe do meu profissionalismo e conhece a forma em que costumo trabalhar.

Quando assumo um compromisso com uma marca observo seus valores e além de me preocupar com a qualidade do produto, penso em como minha imagem poderá se alinhar a empresa pra juntos melhorarmos o mercado da música e oferecer qualidade às pessoas, tanto a quem consome minha música como quem irá adquirir qualquer produto da marca.

Já toquei com muitos artistas seculares e do meio gospel, assim como tenho trabalhado ao longo dos anos com muitas marcas que me ajudaram a crescer e construir o artista q sou hoje.

Atribuo uma parte considerável do meu sucesso como artista às bandas, músicos e marcas com que trabalhei. Foram inúmeros caminhos que me trouxeram até aqui e louvo a Deus por cada um.

022

Mas, o tempo e principalmente a experiência nos levam a outros níveis de exigência e investimento.

Por isso, hoje me identifico imensamente com a marca SANTO ANGELO, porque além de ótimos produtos e muita consciência sustentável, a cultura que eles têm de trabalhar em prol de trazer mais pessoas para tocar um instrumento combina muito com o que penso.

Portanto, creio que juntos, você, a SANTO ANGELO e eu poderemos prestar um grande serviço à Música, trocando conhecimento e criando oportunidades pra maior quantidade de pessoas possíveis.

Assim, voltando ao tema do post de hoje, falemos sobre versatilidade!

Vocês já leram aqui no blog SANTO ANGELO que a Criatividade pode ser desenvolvida e que muitos dos artistas SANTO ANGELO já falaram sobre como conseguir fazer isso 

Eu chamo de Versatilidade a capacidade que um músico tem de conhecer e executar várias vertentes de estilos musicais. Para se executar qualquer coisa num instrumento é preciso estar apto para realiza-lo, estar habilitado, ou seja, capacitado.

É possível ser criativo e seus dedos não estarem aptos tecnicamente para execução de um repertório. Logo, existe uma ordem natural para certas conquistas na música: Técnica, criatividade que pode se desenvolver através do estudo tbm, ou pode ser algo q a pessoa tem naturalmente e por fim a versatilidade.

Pessoalmente creio que Versatilidade tem a ver com experiência. Dificilmente um músico inexperiente será versátil, pois a mesma vem, além do estudo e interação com o acontece no mundo da Música, da caminhada, da trajetória q se percorreu tocando estilos diferentes, músicos variados, formações musicais, etc.

Pluralidade no sentido positivo. 

Por vezes, pessoas são chamadas de cultas quando sabem criar discursos, desenvolver ideias, falar outro idioma, ou usar um vocabulário amplo ou pouco conhecido e assim se transformam em exemplos, influenciadores, porque além de plurais (versáteis) conseguem se manter originais.

Na Música, esse conceito não é diferente: absorver linguagens, sotaques regionais (não me refiro apenas a regionalidade brasileira), às vezes pequenas nuances de um ritmo ou estilo e ainda assim manter sua própria identidade é o que chamo de versatilidade.

Creio ainda que todo esforço e dedicação são méritos pessoais. Porém, mudando um pouco de assunto, ainda há a questão dos dons ou habilidades naturais que podem ou não se desenvolver. Para este assunto deixo a reflexão: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há oscilação como se vê nas nuvens inconstantes”.

maxresdefault

Por hoje é só galera.

Não deixe de comentar aqui no blog e nas minhas redes sociais e da SANTO ANGELO pra que eu possa voltar a escrever novamente para todos vocês (rs), combinado?

Até a próxima,

Fiquem com Deus, “tamo junto”!

Cacau Santos