Olfato: um aliado desconhecido das sensações.

2017-10-25

Olá meu querido leitor; tudo bem com você?

Nos posts anteriores, venho falando muito sobre um novo conceito que a SANTO ANGELO apresentou na Expomusic 2017: o Marketing Olfativo e as sensações que experimentamos com os diversos aromas.

Se você não conseguiu visitar nosso estande, confira mais detalhes aqui e também nesse outro post que fala um pouco sobre Aromaterapia.

Entretanto, apesar de todos esses conceitos aprovados, muitos consumidores nos questionaram por meio das redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, sobre a finalidade ou objetivo de fabricar cabos aromatizados.

Entendemos essas dúvidas, uma vez que todas as inovações trazem incertezas pois nos tiram a “segurança” da rotina que estamos acostumados. Ou como os especialistas dizem: “mexem com nossa zona de conforto”.

Se esta for sua dúvida também, reflita comigo sobre as linhas abaixo.

Os aromas e cheiros podem nos atingir bem antes do nosso nascimento. De acordo com pesquisas do Centro Monell Chemical Senses, existem evidências de que estaríamos sujeitos à influência dos odores (assim como os sons) ainda no útero de nossas mães. Esse contato seria possível por meio dos cheiros absorvidos pelo organismo materno.

2017-10-25

Dessa forma a exposição a compostos aromáticos no útero torna provável algumas das nossas preferências ao longo da vida, inclusive, aquelas que nos fazem amar Chocolate, por exemplo.

Para resumir, podemos dizer que aromas, odores, essências são aspectos que mais ajudam na construção de nossas primeiras memórias.

01

Ao longo da vida, podemos afirmar que o Olfato, além da Audição, é um dos sentidos que mais mexe com as nossas emoções e com a disposição que enfrentamos as dificuldades.

Assim, um odor familiar pode trazer inúmeras recordações, um bom cheiro pode melhorar a disposição enquanto um mau cheiro pode causar mal estar ou até uma certa repulsa.

Um perfume do agrado pode mudar a forma como olhamos para outra pessoa, enquanto um cheiro desagradável pode prejudica-la.

Não pense que essas sensações são algum tipo de magia, bem longe disso. É apenas ciência, ou ainda melhor, são evidências de apenas um sentido apurado do nosso corpo.

Mas, o Olfato, muitas vezes menosprezado, pode nos surpreender. Confira vinte curiosidades sobre esse sentido.

1 – Cheirar como da primeira vez a cada mês. Sabia que as células olfativas renovam-se a cada 28 dias? Sim, a cada mês você consegue ter uma melhor capacidade olfativa, ou seja, cheirar mais e melhor.

2 – Os cheiros da infância. Uma pessoa consegue lembrar um cheiro que sentiu há um ano com uma precisão que beira os 65%. Os cheiros de infância são os que mais ficam na memória, especialmente por serem positivos. Dizem os estudos mais recentes que 75% das emoções relacionadas com odores são positivas.

3 – O sentido de Olfato precisa de desafios. Quando se está em locais com cheiros muito intensos e caraterísticos – como aquele food truck que cheira sempre a fritura – o “nariz” fica incapaz de perceber outros odores à volta.

4 – Cheiramos antes de vermos. O olfato é o primeiro sentido a ser desenvolvido.

5 – As mulheres cheiram melhor do que os homens. Mais perspicácia ou sensibilidade, não se sabe, mas a verdade é que elas têm um Olfato mais apurado.

6 – Capacidade de cheirar pode diminuir. Seja pela idade, por alguma condição de saúde ou por dietas nutricionalmente pobres.

7 – Diz-me como cheiras e te direi em qual estação estamos. Diz a lenda que é na primavera e no verão que o sentido olfativo está apurado… mas não há nada como o cheiro da terra molhada pela chuva de verão, certo?

02

8 – Os cães cheiram melhor do que nós. Um homem tem entre cinco a seis milhões de células de detecção de odor, um número minúsculo comparado com o dos cães: 220 milhões.

9 – Cheiro a suor é caraterístico. É possível detectar uma pessoa pelo cheiro que emana. Portanto, cuidado com a validade do seu desodorante.

10 – Todos temos um odor predileto… até os animais. Nós gostamos do cheiro a café acabado de coar, já os leões apreciam o cheiro de menta.

11 – Cheiro ajuda a recriar cenários. Existem museus que recorrem ao lançamento de odores para facilitar a integração dos visitantes nas histórias que exibem.

12 – O cérebro também cheira. Está vendo um quadradinho de Chocolate? Esse é o tamanho da área do cérebro destinada ao processamento dos cheiros.

13 – Há sempre um cheiro novo. Quem nunca ficou alguns segundos com um livro novo junto ao nariz mesmo já tendo cheirado mil e um outros livros acabados de comprar? Ou o cheiro de carro novo? Do celular recém retirado da caixa? Enfim, são milhares de novas sensações criadas a cada dia.

03

14 – Só não conseguimos cheirar durante o sono. A capacidade olfativa “desliga-se” quando uma pessoa está dormindo.

15 – O sabor depende do cheiro. O sentido olfativo é tão forte que é capaz de interferir com a percepção de sabor.

16 – A combinação ‘fatal’ de cheiros. Durante o campeonato mundial de basebol em 2009, a equipe do Tampa Bay Rays espalhou cachorros quentes com bolor e cerveja para criar um odor chamado ‘explosão cítrica’ que invadiu o estádio.

17 – Anosmia. Este é o nome dado à condição que impede as pessoas de conseguir cheirar.

18 – Cheiros caraterísticos. Alguns hotéis dos Estados Unidos têm odores muito próprios, como Sheratons que cheira a figo, cravo e jasmim. E quem não conhece o cheiro de chiclete das lojas dos sapatos femininos Melissa no Brasil?

19 – O cheiro da atração. Um perfume do agrado pode mudar a forma como olhamos para outra pessoa.

20 – Mau cheiro. As pessoas que possuem um mau odor corporal sofrem de uma condição chamada Cacosmia.

07

Depois de tudo isso, acredito que esteja convencido de que a sensação de fazer música com aroma é muito melhor, não é mesmo?

Continue acompanhando o blog SANTO ANGELO e nos mandando suas eventuais dúvidas, críticas e sugestões.

Abraços e até a próxima.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.




Um comentário em “Olfato: um aliado desconhecido das sensações.

  • 27 de outubro de 2017 em 3:09 PM
    Permalink

    Faltou um item de cheiros super agradáveis: o cheiro de uma guitarra (ou baixo, ou violão, ou pedal, ou pedaleira, etc) nova… acho que não tem cheirinho melhor!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *