Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

Ouvido: Você cuida desse instrumento?

Confuso 1

Você já deve ter se perguntado:

“Além de cuidar direitinho da minha voz, eu também faço exercícios regularmente de aquecimento e alongamento para dedos, mãos e braços. Cuido muito bem da postura, mas ainda preciso me preocupar  com a minha audição?

Claro que deve se preocupar. E já falamos sobre isso antes.

Nós aqui do blog SANTO ANGELO gostamos de levar informações relevantes para nossos leitores, desde dicas de Music Business a cuidados especiais, tanto pessoais como para os instrumentos musicais que tocam. Isso porque só um músico saudável consegue desempenhar com maestria seu trabalho. E já que todo músico, ama o que faz, não queremos que nada prejudique ou interrompa seu desempenho.

Meu nome é Lygia Teles e hoje vamos falar de um tema que muitas vezes é menosprezado nas conversas entre músicos e no mercado em geral: Prevenção Auditiva. Saiba que isso pode afetar seriamente sua paixão pela Música.

Como assim?

Os músicos estão constantemente expostos a sons, ruídos (muitas vezes em volumes excessivos) praticamente durante todos os dias do ano e por muitos e muitos anos.

Pois é, a exposição constante a níveis de pressão sonoros elevados acaba fazendo parte da rotina de cantores, DJs, técnicos de áudio ou produtores musicais e com o tempo pode prejudicar e causar lesões irreversíveis à audição, prejudicando a vida profissional e pessoal.

Nós já tratamos desse problema aqui no blog várias vezes. Começamos em 2014 com esse post do Dr. SANTO ANGELO (Dr. Alexandre Berni) nesse outro de março 2015  e mais esse do Dan Souza, nosso CMO. Mas nunca nos propusemos a indicar alguém que pudesse ajudar nossos leitores.

Conheça a AUDICARE, uma empresa que proporciona soluções para a vida agitada dos músicos.

 imagem 001

Eles atuam no mercado brasileiro desde 1999, com atendimentos clínicos na área de fonoaudiologia, realizando avaliação audiológica completa, reabilitação auditiva do adulto/idoso, incluindo a seleção e adaptação de próteses auditivas, avaliação das habilidades auditivas centrais, treinamento auditivo, além de atuar na preservação da audição dos profissionais da música. Entre as várias avaliações audiológicas que são oferecidas, tem a especial para músicos:

  • Audiometria tonal de alta frequência (até 20kHz), ideal para músicos e profissionais de áudio;
  • Emissões Otoacústicas;
  • Mapeamento Audiológico para mixagens personalizadas.

Possuem grande expertise no setor musical e se tornaram referência nacional na Preservação Auditiva dos Profissionais da Música, dos mais diversos estilos musicais.

Desde 2003, a Audicare possui a representação exclusiva no Brasil, dos monitores in ears e protetores auditivos, da marca americana WESTONE. E, em 2013, a fabricação dos monitores/protetores passou a ser feita aqui no Brasil, surgindo dessa forma, a parceria: WESTONE by AUDICARE.

foto

O trabalho foi idealizado e desenvolvido pela Dra. Katya Freire, destacada médica na sua área de atuação, com as seguintes opções:

imagem 002

Dentre os produtos/serviços da Audicare, A Dra. Katya Freire, desenvolveu em sua tese de doutorado, o Treinamento Auditivo Musical (T.A.M.) foi pensando para ajudar músicos que apresentam alterações das habilidades auditivas centrais, por meio de exercícios de treinamento auditivo dos aspectos de figura-fundo de sons instrumentais, de frequência e duração dos sons, escuta direcionada, ritmo, fechamento auditivo e memória.

Após cinco anos do lançamento do DVD, a Dra. Katya desenvolveu dois websites lançados, em maio de 2016, denominado Treinamento Auditivo Musical ou Musical Auditory Training, nas línguas Portuguesa e Inglesa.

As principais melhorias são: novas músicas e novos arranjos musicais, designer mais moderno e mais didático, novos exercícios com maiores desafios. Para quem quer treinar o cérebro a escutar e, ainda, toda a evolução dos resultados pode ser acompanhada pelo próprio terapeuta no site.

Palestras e Cursos: A Audicare organiza cursos e palestras sob a supervisão da Dra. Katya Freire, sobre Próteses Auditivas, Treinamento Auditivo, Preservação da Saúde Auditiva de Músicos e Técnicos de Áudio, entre outros temas. Para tirar suas dúvidas, envie e-mail para: audicare@audicare.com.br.

Sabemos que cada parte do ouvido tem um papel importante no fornecimento de informações sonoras ao cérebro. A perda auditiva é o resultado de danos a uma ou várias partes do ouvido externo, médio e interno.

Existem quatro tipos de perda auditiva:

A primeira e mais comum é a perda auditiva sensorioneural que resulta da falta ou dano da célula sensorial (célula ciliada) na cóclea. Perda auditiva condutiva descreve qualquer problema no ouvido externo ou médio que impede que o som seja conduzido adequadamente ao ouvido interno. Perda auditiva mista é a combinação da perda sensorioneural com a perda condutiva. Por fim, a perda auditiva neural ocorre quando o nervo auditivo não consegue enviar sinais ao cérebro.

Lembre-se:

Lembrem-se: A Perda Auditiva causada por exposição a sons altos é IRREVERSÍVEL! E, sempre deve ser diagnosticada por um profissional da saúde, como um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, que determinarão o tipo e grau da perda auditiva.

 Cuide da sua audição, ela é seu principal instrumento de trabalho. E, passe essa ideia adiante!

Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.