Pedal Footswitch: faça um você mesmo

Pedal 2

Olá pessoal, sentiram minha falta? Acho que não porque são poucos os comentários e pedidos que tenho recebido dos nossos leitores. Mas eu não esqueci de vocês e o post de hoje será sobre uma solicitação que o Reinilson Santos mandou para o blog da SANTO ANGELO.

Vamos fazer um pedal bem útil de footswitch para amplificadores?

Para quem estiver chegando agora, na seção “Faça Você mesmo” eu já ensinei a fazer cases para cabos  , pedais de Dinâmica e pedais AB ou ABY . Aliás, se você já montou um desses pedais, será muito mais fácil construir o seu  footswitch.

Antes de comprar o material, listado abaixo, para construir seu pedal, você precisa testar o amplificador para verificar se esse modelo de footswitch que iremos construir poderá funcionar. Veja como esse teste é simples.

Primeiramente você deve colocar um cabo (SANTO ANGELO, é claro) com conector P10 na entrada do footswitch do amplificador.  Na outra extremidade do cabo, com auxílio de duas ponteiras metálicas, eu usei as duas do meu multímetro, para posicionar uma ponta no TIP do conector P10 mono e com no “terra”, conforme figura abaixo.

8

Ao unir as duas pontas das ponteiras metálicas, nesse momento você perceberá que o canal do drive ou clean apresentará a troca. Com isso, concluímos que o circuito eletrônico de seu amplificador é genérico e aceitará muito bem esse modelo de footswitch que iremos montar.

Material necessário (que você encontra nas boas lojas de componentes eletrônicos ou poderá encomendar pela internet nos sites de sua preferência):

7

1 – caixa de pedal (de preferência de Alumínio)

2 – 1 Jack P10 mono

3 – 1 chave DPDT com 6 ou 3 polos. Nesse caso eu usei a de 6 polos

4 – Pedaços de cabinhos de áudio, bitola AWG 26 de preferência coloridos para melhor identificar.

 Passo a passo de Montagem:

 Passo um: com uma furadeira elétrica e broca com diâmetro de 12 mm você precisará realizar apenas 2 furos como você preferir. Nesse exemplo, eu fiz um furo para o jack na lateral da caixa.

6

Passo dois: coloque a chave DPDT fixada na caixa e solde, utilizando um cabinho flexível, os polos da chave conforme figura abaixo.

5

Passo três: Solde um cabinho (também utilizei um na cor verde) entre a chave DPDT e o polo negativo ou “terra” do jack P10 mono conforme figura abaixo:

 4

Passo quatro: Solde outro cabinho (note que usei desta vez um na cor vermelha) ligando o polo positivo do jack P10 mono ao polo da chave DPDT conforme a figura abaixo:

3

Passo cinco: Coloque um cabo P10 mono, (de preferência SANTO ANGELO como da foto) do tamanho que necessitar e realize o primeiro teste antes de fechar a caixa.

2

Passo seis: tudo funcionando? Então aparafuse a tampa e decore seu novo pedal, pintando do seu jeito e usando sua criatividade: tinta automotiva, adesivo, caneta permanente ou qualquer ideia bacana que tiver como acabamento. Como o meu estilo é despojado, deixei o pedal com essa cara.

 1

Um grande abraço e até a próxima.

Alexandre A. Berni é médico cirurgião geral, músico, produtor musical e entusiasta da Guitarra. Escreve regularmente para o blog SANTO ANGELO com o pseudônimo de DOUTOR SANTO ANGELO.