Por que estabelecer metas para cumprir em 2020?

Olá caro leitor ou leitora. Tudo tranquilo nessa primeira semana de 2020?

Tenho certeza de que, como eu, você também começou esse ano repleta ou repleto de Gratidão pelas pessoas que te ajudaram a superar os desafios.

Afinal, 2019 foi super intenso e exigiu de cada um de nós muita coragem e resiliência para comprovarmos que, como diz o um velho ditado popular: mar calmo nunca formou um marinheiro habilidoso, certo?

Enfim, “cicatrizes” a parte, seguimos em frente, mas não assim, né?

Parece incrível, mas muita gente entra ano, sai ano e não consegue evoluir um centímetro que seja em suas vidas e carreiras profissionais.

Eu já estou com a minha lista de metas e objetivos traçados no meu planner pessoal, mesmo porque gosto de escrever ao longo do ano e riscar sempre que as conquistas acontecem.

Já conseguiu fazer também sua lista de metas e objetivos?

Se você ainda está de férias ou já está de volta ao trabalho, este é um bom momento para refletir sobre os novos projetos ou atualizar os antigos.

Se você preferir, ao invés de ler esse post, temos também outra opção aos nossos leitores: você poderá ouvi-lo clicando na imagem abaixo. Depois me conte como foi essa experiência.

Sempre surgem as famosas promessas de virada de ano: Fazer exercício físico regularmente, perder peso, melhorar o condicionamento físico, construir um “colchão” financeiro, aprender a investir, gravar um novo álbum e claro…. estudar mais seu instrumento musical preferido, não é mesmo?

Assim, chegou a hora de planejar e traçar novas metas e claro, fazer novas promessas, em 2020, para a vida pessoal e carreira musical.

Afinal, você quer continuar sonhando e vivendo da Música, certo?

Acontece que cumprir ou alcançar metas traçadas anteriormente não é nada fácil e eu mesmo me auto decepciono quando não consigo cumpri-las.

Confesso que não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo para atingir nossos objetivos porque cada um é diferente e prefere iniciar o ano do seu próprio jeito.

No entanto, creio que o mais importante, independentemente da sua forma de ser ou acreditar, é ter um propósito firme de vida com metas claras e objetivas.

Se você gosta de usar aplicativos, separei alguns que são incríveis para te ajudar a se organizar e melhorar o dia a dia. Confira: Evernote Google Keep  Trello ou até mesmo o Google Agenda

Agora se você não curte escrever suas metas em um app, utilize caderno, bloco de notas ou até mesmo sua mente. O importante é ter claro o caminho e aonde deseja chegar.

Você conhece ou já estudou sobre a pirâmide de Maslow? É possível aprender bastante com a Pirâmide de Maslow de forma a criar estratégias para atingir seus objetivos mais desejados.

A Pirâmide de Maslow ou a Hierarquia das Necessidades de Maslow é um conceito criado pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow, que determina as condições necessárias para que cada ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional.

Mas, você deve estar pensando o que a pirâmide de Maslow tem a ver com o estabelecimento de metas para 2020, ?

O ponto chave dessa resposta é entender, de maneira hierárquica, quais são as suas verdadeiras necessidades em relação às fatias da figura acima.

Entender a relação e como cada uma dessas necessidades vai transformar a sua Vida e mudar automaticamente como vive o cotidiano.

#fisiológicas: Em primeiro lugar, é necessário começar a se preocupar com o seu corpo e saúde, investindo em uma alimentação saudável, dormindo o necessário para descansar, cuidando de tudo que diz respeito ao seu bem estar. Afinal, investir em saúde é o melhor investimento que fazemos na vida.

#segurança: Você deve buscar meios para se sentir seguro nos círculos em que participa. Investir em sua segurança é fundamental.

# sociais: O homem é um ser social por natureza, ou seja, não costuma viver isolado ou sem contato afetivo de outro ser humano. Por isso, as relações sociais que estabelecemos ao longo da vida fazem parte do nosso bem estar. É preciso investir nos relacionamentos sociais e familiares.

#status e #auto- realização: fato da pessoa se sentir estimada é essencial para a saúde mental e para manter a motivação diária. Você precisa ter nítido quais são os seus valores pessoais e o que norteia a sua vida.

Os últimos dois níveis são consequências do que está na base. Portanto, para obter status, estima e ter autorrealização é necessário se dedicar aos três primeiros níveis.

Difícil estabelecer as próprias metas e segui-las? O primeiro passo é criar uma estratégia todos os preceitos da pirâmide de Maslow.

Digamos que o seu objetivo é ser professor de música em 2020, mas você ainda nem fez vestibular para entrar na faculdade de licenciatura em música ou está estudando em alguma escola.

Reflita com o passo a passo:

 #1 Existe condições para dormir e se alimentar de forma satisfatória? (fisiologia)

#2 Você tem alguma fonte de renda para custear os valores da mensalidade da faculdade/curso ou boas condições físicas para estudar (segurança)

#3 É possível equilibrar as cobranças nos estudos como a vida social? A sua vida pessoal permite reservar períodos para frequentar as aulas e estudar? (amor/relacionamento).

#4 Como está a sua autoestima? Está confiante que conseguirá concluir o curso no prazo? (estima).

#5 Você possui as características necessárias para ser um ótimo professor de música? (realização pessoal).

Pensando assim, a resposta a cada uma dessas perguntas conduzirá para o plano de ação e consequentemente para a realização do seu sonho.

Tenho certeza que agora está tudo mais claro. O caminho não é fácil, mas os desafios e obstáculos fazem parte do nosso crescimento pessoal. Porém, a força de vontade e resiliência são fundamentais para atingir todos os seus objetivos.

Como dizia o filosofo grego Aristóteles – “Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade”

É preciso reagir e promover a mudança de comportamento, com firmeza. Acredite no seu talento e acima de tudo tenha coragem para seguir sempre em frente na direção que escolher.

Ah…e conte sempre com a gente aqui do blog SANTO ANGELO, para te ajudar nessa trajetória, combinado?

Abraços e até a próxima!

—–

Lygia Teles, é Relações Públicas e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *