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Primeira lição do novo marketing: como você pode ser útil à música?

2016-01-27 - FB

Descubra suas aptidões e como isso pode fazer a diferença na sua divulgação.

por André Iunes Pinto

“Who are you?” Essa talvez seja uma das falas mais marcantes do trailer do novo filme da franquia Star Wars, “O despertar da força”. Ok, você deve estar se perguntando: o que, afinal, o tema “Guerra nas Estrelas” está fazendo no blog da Santo Angelo? Bem, antes de mais nada, adianto que este post vai tratar, uma vez mais, de um assunto tão importante quanto saber das melhores técnicas de palhetada, pedais de efeitos, equipamentos para melhorar o seu som, entre tantas outras coisas interessantes.

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Vamos tratar de um tema crucial para qualquer músico que queira ter o seu trabalho divulgado: o seu marketing pessoal. Mais especificamente, falaremos sobre como isso pode ser feito de maneira eficaz na internet, nossa principal ferramenta nos dias de hoje. Para quem gosta do assunto, recomendo esses dois posts publicados aqui no blog. Um deles fala sobre como impulsionar a carreira com o marketing pessoal, e o outro dá dicas legais para conseguir recursos via crowdfunding (financiamento coletivo).

Bem, retomando a carona no trailer do novo longa de Han Solo e companhia, eu lhe pergunto: quem você é?

E por que essa pergunta é tão importante? Vamos lá! Já parou para pensar o que mais te define como músico? Quais são as suas verdadeiras qualidades e aptidões que, de fato, podem servir como pontos de atração? Pense bem! Você tem boa didática? Gosta de compor? É músico de estúdio? Compõe trilhas? Conhece muito bem de guitarras e pedais? Faz faculdade de música? Domina um software de gravação como ninguém? Enfim, qual experiência você pode, verdadeiramente, compartilhar e somar à bagagem musical de outras pessoas?

Sou músico e jornalista e já tive a chance de trabalhar em alguns sites e revistas técnicas de música do mercado e uma coisa eu posso afirmar: os músicos que mais se mantiveram em alta são aqueles que, de alguma maneira, compartilham seus conhecimentos. No Brasil, um guitarrista que acordou faz tempo para isso foi o Kiko Loureiro (Angra e Megadeth). Ele alimenta regularmente a sua rede de fãs com informações úteis, dividindo sua rica experiência com seus seguidores por meio de seminários onlines, também conhecidos como webinars. Fora do Brasil, temos outros exemplos, como o mestre Steve Vai, que, ano passado, rodou o mundo (incluindo o Brasil) com sua master class, ensinando suas técnicas e falando sobre equipamentos.

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Na internet, os conteúdos ditos “úteis” (sejam eles vídeos, textos, ou podcasts) são classificados pelos americanos de Youtility. Esse conceito de se comunicar, muito bem abordado, diga-se de passagem, no livro “Youtility”, de Jay Baer (fica a dica de leitura), tem uma premissa: “não fale de você, e sim do que sabe”. Se você tem um site, canal do YouTube, blog, ou qualquer outro meio para se comunicar com o seu público, pense nisso. É o conteúdo que tem dentro de ti um dos seus principais ativos na hora de trabalhar a sua comunicação.

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Se você tem uma boa canção, não apenas a divulgue, mas fale como chegou até ela, quais técnicas utilizou para gravá-la, quais equipamentos usou, etc.

Seja útil, generoso e compartilhe, acima de tudo, o seu conhecimento! Aqui no Brasil, muitos blogueiros e músicos já fazem isso, uns de maneira bem feita, outros nem tanto. Mas se você tem um site de divulgação, procure inserir, além das suas informações artísticas, as suas experiências e ideias nele. Este é o seu espaço e deve ser movimentado com aquilo que há de melhor dentro de você. Tenho certeza de que, ao longo do tempo, ele ficará muito mais interessante e “encontrável” pelos mecanismos de busca.

Vou pedir que faça um exercício até o próximo post, no qual abordarei algumas técnicas bem legais de produção de conteúdo, incluindo as ferramentas para escolha das melhores palavras-chave e como isso pode melhorar a sua imagem no Google. Pegue uma folha de papel, ou o próprio celular, e liste as suas principais qualidades e pontos fortes como músico. Levante todo e qualquer assunto do qual pode falar. Mas lembre-se, esse exercício só terá êxito a partir do momento em que responder a primeira pergunta feita neste texto: afinal, quem você é?

Até lá e que a força esteja conosco!

André Iunes Pinto é guitarrista e jornalista. Já trabalhou como editor da revista Áudio Música & Tecnologia e colaborador da Backstage. Foi colunista de tecnologia musical no jornal O Globo e no Território da Música (Portal Terra) e mantém um canal no YouTube, chamado OverdubbingNews. Atualmente, é diretor da agência TMI – Texto & Mídia (www.textoemidia.com.br), onde coordena as atividades do MusicPress (www.musicpress.com.br), e fundador do site www.estrategistasdigitais.com.br.