Promova sua música online via Spotify!

Blog 222

Em um tempo não muito distante, divulgar um (bom) álbum de música exigia: inúmeros profissionais especializados, contatos com rádios e, claro, muito investimento. Todo este caminho para chegar aos ouvidos do público e quem sabe, cair no gosto da galera.

 Porém, muita coisa mudou depois da chegada da internet de banda larga. Assim, hoje você já pensou em divulgar seu trabalho no maior serviço de streaming de música do mundo?

 Vamos entender como surgiu este fenômeno:

 O Spotify foi fundado em 2006 como uma startup (guarde esse termo porque vamos falar muito sobre ele aqui no blog) na Suécia por Swedes Daniel Ek e Martin Lorentzon, mas só chegou ao mercado em 2008. Com quase 8 anos de vida, já é apontado como o maior serviço de streaming (1) de música do mundo. Segundo dados divulgados pela própria empresa, o Spotify tem cerca de 40 milhões de usuários no mundo, dos quais 10 milhões optam pelo serviço pago e 30 milhões preferem o gratuito com publicidade. De acordo com a companhia, já foram distribuídos mais de US$ 1 bilhão em royalties para artistas desde sua fundação.

 Mas, por que o Spotify faz tanto sucesso?

26-02-16 imagem 002

Este serviço é referência, pois identificou precisamente a necessidade dos consumidores por mais Música em suas vidas. Todavia, o público não quer se preocupar com downloads, passar arquivos para pen drives ou carregá-los na nuvem. Buscam: conveniência, música com qualidade, diversidade de estilos e artistas, tudo isso a um preço acessível. Fazer parte deste universo tornou-se uma necessidade para bandas e artistas.

 Será que você é um sucesso no Spotify, mas ainda não sabe?

O caso do cantor independente americano, Perrin Lamb, parece mais uma dessas histórias fakes compartilhadas nas redes. Mas, felizmente é real. O artista não tinha cadastro no Spotify e soube acidentalmente que sua música foi ouvida milhões de vezes por pessoas do mundo inteiro. Além do sucesso, lucrou mais de US$ 40.000 (R$ 160 mil) com sua composição. O New York Times também contou essa divertida história, veja aqui.

26-02-16 imagem 001

Gostou? Quer cadastrar suas músicas?

 Então, siga esse passo a passo:

 1- Conheça o aplicativo: Este endereço levará a seção de perguntas frequentes do Spotify, acesse aqui.

2-Escolha o selo agregador: Ao passar da entrada, o site apresentará algumas opções de agregadores de música. Você verá duas categorias: Agregadores de Artistas e Agregadores de Selos, com um total de mais de sete opções.

3- Artistas ou bandas independentes: Você deve escolher uma das opções da categoria: Agregadores de Artistas. Nesta categoria há somente empresas americanas que atuam no segmento de registro e distribuição de bandas independentes. Portanto, saiba que toda a negociação e o suporte serão feitos por empresas estrangeiras. Conheça bem as opções disponíveis e selecione aquela que oferece as melhores ferramentas e soluções para a venda e distribuição da sua música.

 4- Crie e configure sua conta no selo agregador: Após escolher o selo agregador, você será redirecionado para o site do selo escolhido e a partir de agora deverá criar uma conta neste selo, iniciando a configuração da sua conta de artista/banda. Preencha as informações com bastante cuidado, forneça detalhes e trabalhe para que suas músicas cheguem aos ouvidos de milhares de pessoas.

5- Chegou a hora mais esperada! Cadastre sua música: Os selos agregadores atuam no mercado como lojas virtuais, distribuidores, fornecedores de streaming de áudio e registradores de música. Portanto, serão a sua principal opção de venda de música e disponibilizarão o seu material para diversas lojas virtuais em vários países.

6- Envio das músicas: Se já compreendeu a importância do selo agregador, prepare-se agora para um dos principais etapas desta jornada rumo ao Spotify: o cadastramento e o envio das suas músicas para o selo agregador. Você terá que preencher um cadastro muito detalhado sobre o seu álbum com título e até indicação de artistas semelhantes. Por isso, preste muita atenção nas perguntas do agregador e nas respostas: estas informações serão consideradas no momento de definir a visibilidade do seu trabalho.

7- Quantidade de músicas: Você pode cadastrar quantas músicas ou álbuns quiser e no final do processo deverá pagar uma taxa para obter o serviço de distribuição digital e outra para gerar um código de barras para o seu álbum. Este código é uma exigência internacional e garante o registro da sua música, assim como te dá à possibilidade de vender suas músicas no formato físico (CD e vinil).

8- Encontre seu álbum: Depois deste processo detalhado de envio do seu álbum ao selo agregador, você receberá informações sobre ele. Entre essas informações, você será informado sobre quanto tempo levará para ter seu álbum disponível para audição no Spotify. Busque o seu o nome ou da banda no aplicativo, compartilhe e divulgue para todos os seus seguidores nas redes sociais.

9- Trabalhe na distribuição: Após o cadastro no Spotify, muito provavelmente seu álbum estará disponível também no Deezer, iTunes, Google Play Music, entre outros sites de streaming espalhados pela internet. Ou seja, seu material está exposto para milhares de pessoas. Porém, isso não quer dizer que você será ouvido. Não basta divulgar apenas para seus amigos e familiares: amplie seu alcance, elaborando uma estratégia de divulgação.

 26-02-16 imagem 004

10- E não esqueça:

 – Promova seu perfil no Spotify constantemente.

– Use todas as ferramentas possíveis para seu trabalho ser reconhecido. 

– Não deixe seu talento ficar adormecido: divulgue- se sempre!

Aqui vai uma dica para sua própria startup: converse com a Wings Up.

Abraços, boa sorte e até a próxima!

(1) Em inglês, a palavra “stream” significa córrego ou riacho e por isso a palavra streaming remete para o fluxo. Assim, Streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas.

Lygia Teles, é Relações Públicas e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *