Quem precisa de um website hoje em dia?

2018-04-17

Olá pessoal, tudo bem?

Faz tempo que o blog SANTO ANGELO tem falado sobre redes sociais e por que utilizar essa ou aquela para melhor divulgar seu trabalho.

Eu mesma já falei, nos últimos posts, sobre as várias opções de mídias sociais em alternativa ao Facebook, como nesse post sobre o YouTube e como fazer o seu canal crescer no e, nesse outro post como deixar o seu Instagram mais profissional utilizando apps de edição, filtros e padronização de feed.

Dessa forma. muitos músicos acabam optando por divulgar agenda de shows, fotos e lançamentos, somente nas redes sociais como o Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.

Mas só isso é suficiente?

Pode não ser e eu explico: imagine um (seu, de preferência) fã ou até mesmo uma marca de produtos, interessada no seu trabalho, buscando maiores informações sobre você, tais como, biografia, release, fotos em alta resolução ou onde encontrar suas músicas nas lojas digitais.

Agora responda rápido: como todas as suas informações estão dispersas em várias redes sociais, será que é fácil encontra-las?

Se demorou 30 segundos para pensar e responder, saiba que, provavelmente, tanto o fã como quem está por trás daquela marca “dos sonhos” já passaram para o próximo da fila, uma vez que tempo e atenção são valiosíssimos hoje em dia!

A solução? Ter um website.

Agora você deve estar pensando que, devido às más experiencias que teve ou que algum amigo lhe contou, que ter um site com tantas redes sociais disponíveis é uma verdadeira perda de tempo, já que além dos custos de manutenção é preciso pagar o domínio, além de entender sobre códigos e programação e outros blá-blá-blás antigos.

Fique tranquilo porque a situação mudou e melhorou muito!

Sabia que existem diversas plataformas gratuitas para criar o seu site e ainda utilizar um “templete” (modelo) bem bacana, inclusive, inserindo sua própria logomarca? Então se ligue nessas dicas:

Wix: A plataforma disponibiliza um serviço de construção de sites bem completo e simples. Você não precisa de conhecimento sobre programação e pode escolher o layout de acordo com seu tipo de mercado (fãs). Quanto custa?

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  • Plano Pago: valor bem acessível e oferece diversos recursos para criação de loja virtual, caso queira vender camisetas, bonés ou itens personalizados da banda. Além de ser totalmente otimizado para computadores, smartphones e tabletes. Além de domínio personalizado e SEO.
  • Plano Grátis: Talvez você esteja apertado de grana e queira iniciar por essa versão, entretanto, os recursos são bem limitados, o domínio não será próprio, além de não aparentar muito profissional, já que nas páginas o logo do Wix fica fixo.

 Weebly: É bastante parecida com o Wix e foi desenvolvida para empreendedores que não tem domínio sobre programação. Veja como pagar:

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  • Plano Grátis: Os recursos são bem limitados, além disso, o espaço para armazenamento de dados é pequeno.
  • Plano Pago Básico: Armazenamento ilimitado e facilita muito para subir imagens de alta resolução.
  • Plano Pago Pro: Nesta opção já é possível ter um site responsivo.
  • Plano Pago Business: A opção mais completa com loja virtual.

 WordPress: É uma das plataformas mais conhecidas para criação e hospedagem. Também existem versões gratuitas e pagas. Além de ser bem conhecida para quem deseja criar um blog, como esse da SANTO ANGELO:

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  • Plano Grátis: Não existem muitas opções de templates, além do problema de domínio.
  • Plano Pago: Diversos temas disponíveis, domínio exclusivo (com, net, org, ou me), mapas e gráficos de tráfegos. Além de conseguir atualizar o seu site pelo app da plataforma.

Mas, se você está pensando plataformas ainda mais de nicho, confira a dica do músico e parceiro Jonathan Raphael. Ainda não o conhece? Assista essa aula produzida especialmente para o canal da SANTO ANGELO.

As plataformas HostBaby e Bandzoogle são direcionadas para músicos e profissionais da área. Vale a pena conferir os valores e templates disponíveis.

Depois de pesquisar mais e escolher a melhor plataforma para o seu bolso e projeto do website, você precisa reunir algumas informações básicas para começar a compor o que apresentar.

Basicamente você vai precisar seguir esses passos:

  • Fale sobre você: Conte um pouco sobre a sua trajetória, formação e principais parcerias.
  • Conecte página: É muito importante conectar a sua página aos serviços de streaming: Deezer, Spotify, SoudCloud, entre outros.

Se ainda não os tiver, procure mais informações sobre como participar, aqui mesmo no nosso blog, porque é importante incluir algumas músicas da sua discografia para download gratuito.

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  • Agenda de shows atualizada: Divulgue sempre seus atuais projetos, trabalhos e shows.
  • Conexão com suas redes sociais: Agora sim pode incluir e destacar tudo que anda fazendo nas suas redes sociais.
  • Formulário de contato no site para gerar leads: Crie um formulário de contato que poderá ser utilizado para enviar e-mail marketing com lançamentos, agenda de shows e novidades.
  • Área assessoria: espaço que disponibilize suas fotos em alta resolução e releases para divulgação nas mídias impressas.
  • Destaque seus patrocinadores: Parece incrível, mas muitos artistas esquecem ou mencionam as marcas que os apoiam de maneira bem discreta. Faça o certo, dê a devida atenção aos seus apoiadores.

Dúvida? Comentário? Sugestões? Críticas? Já sabe, escreva aqui no blog, no site da SANTO ANGELO ou deixe sua opinião nas nossas redes sociais.

Abraços e até a próxima.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

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