SANTO ANGELO construindo a história nos 30 anos da Expomusic

Muito som, encontro de amigos distantes, diversão e negócios compuseram mais uma Expomusic. Passados os cinco dias da feira, a SANTO ANGELO comemora mais um ano no evento com sua 29ª participação. Ficamos de fora somente na primeira edição, quando o encontro ocorreu pela primeira vez na Bienal do Ibirapuera.

Inovamos com um palco externo dessa vez

Saímos da feira há três dias, mas, ela ainda não saiu da gente! A sensação que ela nos proporciona é mais duradoura do que os dias contados do evento que terminou no domingo.

Isso porque definitivamente a Expomusic, mais do que um encontro voltado aos negócios, firmou-se como uma grande convenção de apaixonados pela Música. A feira, que é a maior do gênero da América Latina e quarta maior do mundo, está para nós, músicos, assim como a ComicCon está para as amantes dos quadrinhos!

Para se ter uma idéia, a movimentação do público ficou acima da esperado, com mais de 53 mil visitantes em uma verdadeira maratona musical. Foram 500 horas de shows sendo parte deles promovidos nos palcos do estande da SANTO ANGELO.

Palco externo da SANTO ANGELO
Palco externo da SANTO ANGELO

Muita gente boa passou por lá como os endorsers Ozielzinho, Lari Basílio, Marcinho Eiras, Marcelo Barbosa, Pipoquinha, Ozeias Rodrigues entre outros que se revezaram em mais de 40 horas de apresentações de quarta à domingo. Além dos shows, os visitantes ainda puderam tirar dúvidas com a equipe dos “Doutores SANTO ANGELO”, músicos especialistas nos produtos e treinados nas diversas linhas fabricadas ou distribuídas pela empresa.

Ozielzinho no palco Santo Angelo
Lari Basilio, a representante feminina
Marcinho destruindo suas guitarras
Marcelo Barbosa que também se apresentou no Rock in Rio com o Almah
Pipoquinha no palco da SANTO ANGELO.
Ozeias Rodrigues, no palco da SANTO ANGELO.
Doutores SANTO ANGELO.

E por falar em produtos, mudanças de paradigmas na indústria da Música também se evidenciaram na feira. A exemplo disso, a SANTO ANGELO não só aproveitou para lançar novos cabos sua marca X-Killer de micro pedais de efeito e a GParts, linha de componentes para guitarra como captadores e knobs como também firmou mais uma vez seu compromisso com a Música e os músicos e lançou oficialmente seu canal, aliás, nosso canal de comunicação: o blog Santo Angelo!

Demostração dos Pedais da marca X- KILLER.

O blog sela o comprometimento da SANTO ANGELO com a Educação Musical no país. Com a criação de conteúdo totalmente original e gratuito, o veiculo é gerenciado por jornalistas e músicos e conta com artigos e reportagens especializadas, material voltado aos profissionais do setor, estudantes e ainda aos pais que estão em busca de apoio e informação para iniciar a musicalização dos filhos.

Para o presidente da SANTO ANGELO, Rogério Raso, a aposta aparentemente distante do negócio-base da empresa significa na verdade uma importante ferramenta para inclusive reverter o cenário em que se encontra a indústria musical nacional.

Rogério Raso (presidente da SANTO ANGELO).

Os fabricantes brasileiros, mesmo tendo desbravado o mercado com força na década de 1980, hoje representam a menor fatia do bolo, contribuindo com somente 10% do faturamento do setor, reflexo da falta de incentivo fiscal e da crescente invasão dos importados que não cessou desde a abertura das portas aos itens estrangeiros nos anos 1990.

Segundo a Abemúsica (Associação Brasileira da Música), ao menos quatro milhões de pessoas estudam música no país. Esse grupo terá um incremento substancial com o cumprimento integral da lei federal 11.769/08  que instituiu a aprendizagem da Música nas escolas públicas de ensino fundamental do Brasil, porém, a legislação ainda não foi regulamentada.

O público que amadureceu com a Expomusic, que completa 30 anos em 2013, e com a própria Santo Angelo em seus 34 anos de atividade, tem hoje poder de compra. Eles integram uma geração afoita por interatividade e pelas qualidades intangíveis dos produtos: buscam um vínculo afetivo com as marcas e um relacionamento mais estreito, tarefa difícil de ser alcançada pelos fabricantes estrangeiros e alguns distribuidores brasileiros.

“De olho nesse novo comportamento, a SANTO ANGELO resolveu investir na criação de conteúdo segmentado para um público cada vez mais adepto do ‘faça você mesmo’ e, em plena era da informação, ainda carente de conteúdo confiável, especializado e robusto”, explica Rogerio Raso.

Além do blog, a SANTO ANGELO investe pesado ainda em seu canal próprio de vídeo aulas e tutoriais pela web e em geração de conteúdo original para suas redes sociais.

Canal YouTube da SANTO ANGELO: http://www.youtube.com/user/CabosSantoAngelo

Vamos continuar juntos essa jornada?

Até a próxima!