Esqueça a Previdência: seja previdente

Keith (2)

Olá pessoal, tudo bem?

Sim, músicos e técnicos de som também ficam velhos: dura realidade da qual ninguém escapa.

Vivemos um momento de incertezas e instabilidade com as necessárias reformas em nossa economia em recessão, entre elas a da Previdência Social no Congresso Nacional, por muitos considerada injusta.

Pelo sim, pelo não, não há dúvida que do jeito que está não haverá salvação da economia sem um alívio do déficit das contas públicas.

Deixando de lado questões políticas e ideológicas embutidas nessa discussão e trazendo para nossa realidade, este é um momento importante para você pensar melhor sobre como irá encontrar seu lugar em um novo mercado de trabalho e como gerar receita extra para ser previdente.

Previdente que eu falo, já é pensando quando você estiver com seus 65 anos ou mais, ultrapassado pela moçada mais esperta como você mesmo fez quando estava com 20 anos.

Sabemos que muitos músicos não têm idade devido ao permanente estado de criação e de emoções a flor da pele, porém, como já mencionei na abertura do post, existe o desgaste físico e psicológico de todo ser humano, não é mesmo?

Afinal, quando envelhecer, você não deverá, a não ser que haja um milagre da natureza ou da medicina, tocar com a mesma destreza nem escutar com a mesma exatidão que escuta hoje.

SweetLorraine_interna

Não há dúvida que a recente Lei 13.429/2017 sobre a Terceirização, aprovada há pouco pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República, facilitará a contratação de mais músicos e profissionais de Áudio sem registro na Carteira do Trabalho. Se quiser saber mais detalhes sobre as consequência dessa lei, clique nesse link.

Mas para aumentar suas chances de ser contratado, você precisará constituir uma Pessoa Jurídica (PJ), como te ensinamos aqui

Claro que ser uma PJ não é uma tarefa fácil (nada na vida é, certo?) mas também te alertamos como vencer os obstáculos nesse post 

Também no final de 2016, a gente já tinha alertado aqui no blog sobre a importância de contribuir para a Previdência, sob as diversas opções além da Carteira de Trabalho. Se quiser reler o post, é só clicar aqui.

Também aqui no blog existem vários posts sobre planejamento financeiro que podem te ajudar a equilibrar suas contas e fazer com que sobre sempre um valor no final do mês. O primeiro desses posts é esse que você acessa depois de se cadastrar.

Você pode até estar pensando agora: mas isso é muito complicado e eu só quero tocar meu instrumento musical em Paz.

Sei que você pode até ficar bravo com o que vou te dizer, mas aceite o fato de que você é responsável por sua situação financeira atual.

Antes de reagir de maneira defensiva, leia a frase novamente. Eu não disse que você é a causa e, sim, que é responsável por ela.

Ao assumir a responsabilidade pela situação, você toma as rédeas de seu futuro financeiro. Isso é muito bom.

Esperar por alguém ou por algum evento para resolver seus problemas é tolice. O tempo passa enquanto você senta e espera.

download

Quanto mais cedo aceitar que você é sua própria salvação, mais cedo sua sorte vai mudar.

O primeiro e mais importante benefício é que você vai deixar de sentir a raiva e a frustração que tem carregado por tantos anos. E então, de maneira gradual, vai começar a sentir o oposto.

Mas, você deve estar se perguntando: Lygia, por onde eu começo e como faço?

Vou te dar uma lição de casa: assim que fizer seu orçamento pessoal e da PJ, descobrindo quanto poderá economizar todo mês, você vai bater um papo com seu gerente de banco.

Isso mesmo, pensou que eu te daria o peixe, sem ensiná-lo a pescar?

Pergunte para ele quais são as opções daquele banco para os fundos de investimento (Renda Fixa, Ações, Moedas, etc) ou previdência privada (VGBL, PGBL com ou sem adição de ações) disponíveis.

Pergunte tudo o que for possível e anote tudo, está bem?

Continuamos no próximo post. Até lá.

Fale com o seu gerente bancário, anote tudo, mas não feche nenhum contrato ainda, ok?

 Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *