Somos o que comemos

Olá, meu querido leitor. Tudo bem com você?

Nos posts anteriores, eu abordei, junto com especialistas de cada área, sobre preparo físico e eventuais dores que eventualmente tanto você como muitos dos nossos amigos podem estar sofrendo ao tocarem um instrumento musical.

E se se ainda não leu esses posts, sugiro que faca uma pequena busca no blog SANTO ANGELO antes de continuar a leitura, porque tem muitas dicas e informações valiosas para sua saúde que você só encontra por aqui.

Não precisa pesquisar porque você tem me acompanhado toda semana?

Muito bom saber disso, porque eh cada vez mais importante, além das lições  de Música que tanto gostamos, evitarmos tudo que possa nos afastar daquilo que tanto gostamos, não é verdade?

Por isso que hoje convidei a Gabriela Castro, nutricionista especializada em alimentação saudável e emagrecimento (CRN3: 51765/P) para nos contar um pouco de sua experiência quando o assunto diz respeito ao nosso peso ideal.

Portanto, estando você dentro ou fora desse valor, preste atenção ao que a Gabriela pode ensinar, sem esquecer de comentar no final da leitura, combinado?

Fala galera, tudo bem?

Diariamente, o papo de conversa entre amigos vem ficando bastante diversificado. E uma pauta bastante atual tem sido sobre alimentação adequada e o peso ideal de cada um.

Assim, a alimentação saudável deixou de ser apelo estético e passou a ser fator principal para saúde e qualidade de vida de todos nos, sendo cada vez mais abordada em revistas e programas de televisão.

Em recente pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostrou que uma, a cada cinco pessoas no Brasil, estão acima do peso e poderão apresentar doenças crônicas como diabetes e hipertensão ao longo da vida.

A pesquisa mostrou também a mudança nos hábitos alimentares brasileiros, com diminuição do consumo do prato cultural e básico (arroz com feijão) e aumento da ingestão dos alimentos mais industrializados e fast foods.

Isso deixa claro a transição alimentar da população brasileira, que deixou a condição de Desnutrição e agora está entre aqueles países que apresentam maiores índices de obesidade.

A OMS – Organização Mundial da Saúde, instituiu bases para ordem de baixo peso e excesso de peso considerando IMC – Índice de Massa Corporal, considerando indivíduos em estado de Eutrofia (peso ideal para altura) com IMC de 18,6 á 24,9 kg/m², Sobrepeso: 25,0 á 29,9 kg/m², Obesidade grau I: 30,0 á 34,9 kg/m²  e Obesidade Grau II : 35,0 á 39,9 kg/m²

Para calcular o IMC é bem simples:

Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:

  1. IMC = 80 ÷ 1,802
  2. IMC = 80 ÷ 3,24.
  3. IMC = 24,69.

Ou acesse o site da Calculo IMC aqui

Sempre lembrando que estar acima do peso pode trazer problemas mais sérios e complicados do que você possa imaginar.

Entrando agora no que interessa aos leitores do blog SANTO ANGELO, farei a seguinte comparação: Músico x Atleta.

Ambos possuem atividades diferentes, certo? Certo! Porém, apesar da diferença de atividades, todos possuem um ponto em comum: precisam de FÔLEGO. Pode não ser o mesmo, mas dependem dele para fazer acontecer e ter melhor desenvoltura em suas atividades.

Portanto, a Obesidade pode atrapalhar o sistema respiratório e consequentemente impedir o bom fôlego e performance no palco, alem da falta de disposição e aumento do cansaço físico diário.

Você se sente assim? Isso eh sinal que a mudança de hábito alimentar se faz necessária ainda HOJE.

Afinal, comer bem, que mal tem?

Uma alimentação saudável proporciona melhor qualidade de vida, melhor desempenho físico e bem estar, permitindo que você desenvolva atividades diárias com melhor êxito, além de proporcionar maior vontade de estudar o que mais gosta: Musica!

Então, vamos começar hoje a mudar o amanhã? Procure e consulte um nutricionista capacitado na sua cidade. Esse profissional irá medir adequadamente o seu IMC e te orientar na melhor dieta para atingir o seu peso ideal no prazo mais rápido possível.

Se gostarem dessas orientações, escrevam aqui na blog ou nas redes sociais da SANTO ANGELO para que eles possam me convidar novamente para falar sobre Nutrição e Bem Estar para vocês.

Ate a próxima oportunidade.

Obrigada, Gabriela, pelas orientações e tenho certeza que a teremos aqui no blog escrevendo novamente, não é mesmo, leitor?

Enquanto isso, continue comentando suas opiniões nas mídias sociais que a SANTO ANGELO mantem sempre abertas para nos relacionarmos.

Abração.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *