Sua escola acontecendo em 2017

2017-04-10

 

Fala pessoal, Mauricio Alabama por aqui.

Viver da sua arte deve ser o sonho de todo músico, mas muitos abandonam (ou pelo menos, deixam a Música em 2º plano) devido às dificuldades do mercado ou pressão dos familiares.

E quem disse que viver de qualquer outra profissão é fácil?

O blog SANTO ANGELO tem postado vários testemunhos de músicos guerreiros (gente como você e não como os famosões de sempre) que tem conseguido encontrar seu lugar ao sol.

Claro que não é fácil para ninguém, como atestam vários dos posts sobre formação e desenvolvimento de bandas dos mais variados estilos publicados aqui no blog.

OK, você já tentou seguir por esse caminho, mas não conseguiu encontrar os parceiros certos? Parece que não nasceu para viver na estrada? A cidade onde vive é pequena e não oferece tantas oportunidades de público?

Calma: não desista ainda do seu sonho!

Você já pensou em abrir uma escola? Se responder sim, então, esse artigo foi escrito especialmente pra você.

Sou proprietário do I.M.A. (Instituto Musical Alabama), uma escola que começou com um sonho, em uma pequena cidade do interior do estado de São Paulo.

Sonho de um dia poder compartilhar meus conhecimentos e paixão pela Música para o maior número de pessoas.

E pensa que foi fácil? Conheça um pouco da minha jornada até aqui!

Tudo começou em uma sala adaptada na casa da minha mãe e como você pode imaginar, as condições de ensino não eram ideais.

Mas, com o passar do tempo, a quantidade de alunos foi crescendo e a agenda completa, com uma lista de espera crescente de novos alunos. Foi nesse momento que comecei a idealizar a possibilidade de abrir um instituto para poder convidar outros músicos da região para me ajudar e atender, assim, a lista de espera.

Era agosto de 2008 quando meu sonho se tornou realidade, com a inauguração oficial do meu instituto cuja finalidade sempre foi oferecer aos alunos a melhor qualidade no ensino, disseminando meu amor pela Música.

1

Como qualquer empresa, o inicio é rodeado de “novos” gastos, como: aluguel, contador, registro de funcionários, impostos dos mais variados possíveis.

Dessa forma, esse é o meu primeiro conselho a quem deseja abrir uma escola: é de vital importância que, em paralelo aos seus estudos de música, você também desenvolva conhecimentos em: Finanças, Empreendedorismo, Marketing e Legislação Brasileira para se tornar empresário.

Sei que muitos vão pensar: “mas Alabama, aqui na minha cidade não tem cursos de Empreendedorismo”.

Isso não é desculpa! Se quer realizar o seu sonho, comece clicando aqui e escolha um curso do SEBRAE para começar. Muitos são EAD (Ensino a Distância) e gratuitos. Ou então, procure aqui no blog da SANTO ANGELO que está repleto de dicas sobre Empreendedorismo, inclusive Finanças e Legislação.

Meu segundo conselho, quando suas aulas estiverem bombando é: Não tenha medo (mesmo) de separar parte de sua receita para investimento em publicidade, criatividade e inovação para sua empresa.

Par vocês terem uma ideia, dedico hoje cerca de 10% do faturamento líquido da minha empresa é destinada a marketing e inovação.

E por falar em Inovação, outro conselho importante é sempre estar conectado com o que vem acontecendo no cenário musical para se manter presente e atualizado no mercado e com outros métodos de ensino, inclusive aqueles online.

Ou você acha que só o Uber, 99Taxi, Cabify e outros aplicativos só acontecem no ramo de mobilidade?

2

Hoje em dia temos o Youtube como a segunda maior ferramenta de pesquisa do mundo, depois do sempre presente Google. Assustador não é mesmo?

Pois é, por isso a importância da mídia digital atualizada da sua escola, seja com vídeos de alunos, professores ou até mesmo com aulas gratuitas, onde o musico que desejar mais conhecimento irá buscar a sua escola como aluno.

O quarto conselho que considero muito importante para o desenvolvimento do seu negócio é a exploração de recursos para a captação de alunos.

Não deixe que o “potencial aluno” de outra cidade ou estado não se inscreva na sua escola devido à distância. Desenvolva cursos online via website ou Skype para que o mundo todo (já pensou nos brasileiros que vivem no Japão?) possa conhecer sua escola e se tornar aluno ou aluna.

Desafiador, não é? Mas para quem estiver preparado tudo é possível!

3

Bom, tenho certeza que agora está um pouco mais motivado com esses 4 conselhos básicos que te dei.

Isso é apenas um pouco de todos os desafios e alegrias que passei e passo até hoje nesta carreira de empreendedor musical.

Espero que essas informações sejam úteis a você, pois isso resume a minha trajetória. Acertos e erros, fizeram com que hoje eu tenha o maior e mais bem sucedido Instituto Musical da minha cidade.

E se eu consegui, por que você também não conseguirá?

Posso dizer que tenho muito orgulho de lecionar juntamente com meus colaboradores para alunos de todo o Brasil, Canada, Suíça e Argentina. Ainda vou chegar ao Japão, com a ajuda de Deus.

4

Enfim, foi ótimo trocar um pouco do que sei com você. Agradeço imensamente a SANTO ANGELO pelo convite e espero que no final, a Música seja sempre a grande vencedora e beneficiária das nossas iniciativas empreendedoras.

Se quiser saber mais sobre mim, acompanhe e acesse minhas redes sociais:

Site: www.institutoalabama.com.br

Curso Gratuito: www.comoimprovisar.com

Facebook: www.facebook.com/mauricioalabamaoficial

Youtube: www.youtube.com/mauricioalabama

Instagram: www.instagram.com/mauricioalabamaoficial

Abraços e até a próxima.

Maurício Alabama é músico, empresário, professor e endorsee SANTO ANGELO.

Um comentário em “Sua escola acontecendo em 2017

  • 13 de abril de 2017 em 9:01 PM
    Permalink

    Muito bacana o artigo. Há um ano atras montei meu instituto, a Art Center Instituto Musical. No começo não foi facil e ainda não é, mas estamos caminhando a passos largos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *