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Sua Música: O elo entre você e seu fã

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Em tempos difíceis (ou nem tanto assim) uma pergunta pertinente que muitos poderiam nos fazer é: quais são as melhores mídias sociais e plataformas online para eu divulgar minha música gratuitamente e encontrar meu público?

Na verdade, existem inúmeros sites, mídias e redes sociais disponíveis que constantemente divulgamos aqui no blog SANTO ANGELO. Todas essas ferramentas podem ajudar no processo de encontrar um determinado público e criar audiência segmentada para o seu trabalho.

Entretanto, é preciso levar em consideração a quantidade de usuários, recursos disponíveis para armazenamento de áudio/vídeo, engajamento e métricas, mas podemos dizer que atualmente não faltam opções no mercado da música para expor e divulgar talentos por todo o Brasil ou até em outros países também.

Porém, é sempre bom conhecer um novo canal.

A grande novidade é que existe uma plataforma brasileira de distribuição de músicas e lançamento de artistas independentes, idealizada especificamente para nosso mercado, que conhece bem o público e suas demandas.

Meu nome é Lygia Teles e hoje vamos conversar sobre divulgação de trabalhos autorais em um cenário independente. E por falar em independência, lembro que eu e a SANTO ANGELO não temos qualquer vínculo com tais empresas, nem somos remunerados por divulgá-las. Nossa missão é informar aos nossos leitores sobre essas opções de maneira que contratá-las, ou não, cabe somente a vocês, entendido?

Assim, estão preparados para conhecer uma plataforma nacional desenvolvida para suprir as necessidades de músicos brasileiros?

 Conheça o “Sua Música”:

imagem- foto- divulgação

O “Sua Música” é um serviço gratuito e ilimitado e pode ser usado por músicos que almejam uma divulgação para um público mais diversificado, já que a plataforma conta com 150 milhões de views por mês. O objetivo do serviço é promover o maior número de artistas, em variados gênero: Forró, Funk, Sertanejo, MPB, Rock.

Funcionando como um canal online para distribuir material promocional e lançar artistas ao estrelato, o “Sua Música” é um dos líderes de audiência no mercado de música digital, atraindo marcas e anunciantes que buscam engajamento com os consumidores através do entretenimento e da cultura.

Dessa forma, em um único lugar, os músicos e/ou as bandas podem compartilhar tanto posts das outras redes, como fotos do Instagram e vídeos do YouTube, reunindo e disponibilizando CDs promocionais, agenda, notícias, contatos e todas as informações para interagir com seu público e contribuir para a lotação dos shows e turnês.

Por outro lado, o “Sua Música” permite que o público possa baixar e escutar, quantas vezes quiser, todos os hits disponíveis, além de criar playlists, cadastrar eventos, seguir seus ídolos preferidos e trocar mensagens com outros fãs.

O “Sua Música” em números:

Audiência (somado desktop e mobile browser)

5.5 milhões de visitantes únicos por mês

16 milhões de visitas por mês

70 milhões de pageviews por mês

12 minutos de duração de visita

Audiência Aplicativo

1.1 milhão de usuários ativos por mês

4,5 milhões de visitas por mês

51 milhões de visualizações de tela

14 minutos de duração da visita

Usuários cadastrados: 4 milhões

Segundo Rodrigo Amar, criador da plataforma em 2011, a ideia é promover e apoiar a música regional que muitas vezes não era difundida. Antes, os músicos presenteavam os fãs com muitos CDs físicos gratuitos para se tornarem conhecidos, poderem alcançar o Sucesso e faturar com cachês de apresentações. Na prática, um musico ou banda produzia 10 mil CDs e os distribuía gratuitamente, sempre com alto custo logístico e baixíssima eficiência.

O cenário mudou com a criação do “Sua Música”, pois a promoção dos CDs passou a ser centralizada totalmente online e, o melhor, sem custo para o artista, que além de disseminar suas faixas e lançamentos, ainda cria uma relação mais próxima com seus fãs.

Rodrigo ainda acrescenta, “representamos também uma grande economia de custos para os empresários no lançamento de novos talentos, alcançando alta penetração e capilaridade. Somos a billboard destes gêneros da música brasileira, conectando os artistas com milhões de fãs espalhados pelo Brasil”

“Se antes os artistas sonhavam em ganhar o disco de Platina no programa do Gugu, hoje o sonho deles é estar entre os Top 6 do “Sua Música” e, mais do que a venda de CDs, o que importa é o número de downloads que eles compartilham com orgulho nas suas redes sociais”, finaliza Rodrigo Amar.

Mas, quais são as fontes de receita do “Sua Música”?

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A receita do aplicativo está focada em oferecer informações estratégicas para produtoras e mercado publicitário. Os músicos e as bandas também estão envolvidos nas campanhas publicitárias e informações são enviadas por relatórios com preferências musicais e propensão de compra.

Além disso, o site já recebeu o patrocínio de marcas como a Skol, que divilgou o site durante o São João de 2015. Em outro caso, o artista Gabriel Diniz criou uma vinheta para o “Rum Montilla” e a campanha foi veiculada no site através de áudios e vídeos.

Dessa forma, os anunciantes conseguem interagir com milhares de usuários que acessam a plataforma todos os dias.

Gostei! Quero cadastrar minhas músicas!

Para se cadastrar é necessário ter conta no Facebook ou registro de um e-mail, acessando aqui  e fornecendo informações relevantes para a divulgação da sua carreira. Depois é esperar para ver se o seu perfil se encaixa dentro das diretrizes do “Sua Música”.

Lembre-se: siga nossas dicas para se divulgar com estratégia:

Música é uma carreira e como tal, precisa ser construída com algumas palavras chaves: tempo, trabalho e muito foco. Não basta apenas divulgar seu material em aplicativos e plataformas, ou nas redes sociais como por exemplo o Facebook ou YouTube. A não ser que você seja um predestinado, só essas ações não levarão sua banda ao estrelato nem ser encontrada por um grande produtor ou parceiro do Music Business.

Somente a solidez de um trabalho pensado com qualidade que, com uma comunicação simples e direta, reúne mais e mais pessoas e consegue auto sustentar-se. Fazer música é empreender, lembre-se disso.

Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.