Criatividade na SXSW 2017: Convergência Música e Vídeo

CASAL 1

Olá Pessoal, tudo bem?

Abri mais um intervalo em nossa série de posts sobre formação e desenvolvimento de bandas para mais uma vez falar sobre Criatividade de tanto que acho essa Qualidade importante.

Se você ainda não viu meu post anterior sobre esse assunto e com a opinião de alguns dos endorsees SANTO ANGELO, recomendo que acesse aqui antes de continuar lendo.

Tem uma frase nesse post que eu gostaria de relembrar porque muita gente deve ter ficado curiosa. Afinal, Criatividade não é exclusividade dos músicos:

Dessa forma, Criatividade pode ser aplicada em qualquer área da vida não só para compor uma música ou aquele improviso “monstruoso”.

Então, para manter a mente aberta  às novas ideias, sugiro a releitura desse post sobre Mindset porque hoje é dia de Vídeo.

Lembra que o SXSW é um  mega evento de convergência da industrial musical, de vídeo e mídias interativas que acontece nos Estados Unidos no mês de março? Não Lembra?

Falei do SXSW em um post sobre uma das bandas brasileiras que iria se apresentar naquele festival, lembrou?

Se mesmo com essa dica, não se lembrou, sugiro que releia o post sobre a “Lista de Lilly” clicando aqui.

E se eu te contar que, além dessa e de outras bandas bandas brasileiras presentes, mais profissionais da nossa terra foram escolhidos como palestrante na Conferencia Making Film & Episodics do SXSW? Clique aqui , se não acreditar.

O “Around the World in 80 Music Videos” ou ATW80 é um projeto independente, realizado pelo diretor e filmmaker Leo Long e pela produtora e filmmaker Diana Boccara, que está filmando videoclipes em plano sequencia com 80 bandas de Rock por todo o planeta.

Trata-se da primeira série de produção de clipes pelo mundo, na qual toda 2ª.feira, um novo clipe é lançado no canal do projeto no YouTube, junto com um episódio de making of.

Tudo isso com muita criatividade e pouco dinheiro. Interessado? Então conhece a história da Diana e do Leo nessa entrevista exclusiva para o blog SANTO ANGELO.

SANTO ANGELO: Quem são Léo Longo e Diana Boccara?

LEO LONGO E DIANA BOCCARA: Léo é diretor de televisão, publicidade e videoclipes. Diana é assistente de direção e produtora de conteúdo. Juntos, nós criamos a primeira série de videoclipes global, o “Around the World in 80 Music Videos” cujo canal YouTube foi mencionado acima.

Quem preferir, pode também saber mais da gente através da fanpage no Facebook. Aproveitem para curtirem nossas redes sociais também.

SA: Como surgiu a paixão por música e por bandas?

Nós sempre gostamos muito de Música e essa paixão nos acompanha desde sempre. Ouvimos de tudo um pouco, desde rock, pop, folk, blues a jazz, música caipira. Cada um com suas bandas favoritas, claro.

SA: Quem teve a ideia de criar o projeto “Around The World in 80 Music Video?

Nós estávamos trabalhando com TV em 2014 e entre um projeto e outro, fomos aos Estados Unidos fazer uma “roadtrip” de 850 km, saindo de Nashville/TN e indo para New Orleans/LA. Foi uma viagem musical, onde visitamos o berço do rock, do blues, do country e do jazz.

Quando voltamos ao Brasil, depois de 15 dias imersos numa viagem musical, começamos a nos questionar sobre nossos trabalhos atuais, pois sentimos uma vontade de continuar viajando através da música, mas ao mesmo tempo, fazendo o que sabemos fazer : filmmaking.

1

Depois de muitos meses debatendo ideias, chegamos numa solução para este nosso desejo: fazer uma série de vídeos onde viajaríamos pelo mundo rodando clipes oficiais para bandas de rock de vários países. E foi assim que a ideia nasceu e tomou forma.

SA: Quais foram os desafios e obstáculos para gravar tantas bandas?

Tivemos tantos desafios e obstáculos ao longo dos 18 meses de projeto, que é até difícil falar de um ou outro. Mas um dos maiores desafios era sempre criar ideias dos clipes para serem realizadas apenas por nós dois, com ajuda dos músicos.

2

Estávamos sempre em busca de uma nova ideia que tivesse a ver com as bandas, mas que também fosse possível de ser realizada sem orçamento nenhum e só por uma equipe de duas pessoas.

Não foi fácil, mas conseguimos gravar as 80 ideias e as transformar nos 80 clipes que formam o projeto.

SA: Qual foi a sensação de percorrer o mundo e gravar suas bandas favoritas?

É indescritível a sensação de poder juntar todas as nossas paixões num só lugar, num só projeto. Poder estar lado a lado de grandes ídolos nossos, criar junto com eles, realizar clipes com ajuda de pessoas que fomos conhecendo pelo caminho.

Foram 18 meses de muito trabalho, quase sem pausas e pouco descanso, mas aprendemos muito com as pessoas que conhecemos e nos desafiávamos a cada novo dia de “Around the World in 80 Music Videos”.

Não foi nada fácil, mas hoje, olhando para tudo o que fizemos, nos orgulhamos muito de ter conseguido realizar a primeira série global de videoclipes e de ter voltado ao Brasil com muita experiência, uma nova forma de viver e de trabalhar.

SA: Como surgiu o convite para palestrar em um dos maiores eventos de tecnologia, tendências e economia criativa?

O South by Southwest, também conhecido como SXSW, sempre foi uma grande referencia para gente, tanto por ser um grande festival de música. Mas, também por juntar numa mesma cidade artistas de todos os estilos. E ficamos muito felizes e surpresos quando soubemos que iríamos participar de um evento que admiramos tanto.

Vamos participar de todos os dias de SXSW e iremos mostrar tudo isso, além da nossa palestra que será dia 14 de Março, nos nossos canais. Para quem quiser saber mais, nos siga e viaje com a gente pra Austin.

SA: Qual mensagem vocês deixam para aqueles que almejam seguir na música, seja na produção ou em bandas?

A música não tem fronteiras, é uma das formas mais incríveis de arte e foi através delas que conhecemos pessoas incríveis pelos 22 países que visitamos.

A música conecta, une, inspira. Para aqueles que almejam seguir neste universo, temos muito a dizer, mesmo não sendo músicos. Vimos, ouvimos e aprendemos muito com artistas pelos quatro cantos do planeta.

Uma das coisas mais importantes é: viver de música não é fácil. E não é só no Brasil, não.

Vimos pelo mundo inúmeras bandas e artistas que, além de fazer música, precisam sim trabalhar em outras áreas para pagar as contas. É uma realidade para muitos artistas.

Mas o que importa é a paixão.

3

Quem tem paixão pelo que faz, vive feliz e batalha para aquilo dar certo.

E por isso nossa mensagem é: não adianta apenas sonhar. E é preciso sonhar e correr atrás pra fazer dele realidade, mesmo que o caminho pareça difícil, mesmo que desistir pareça mais simples do que tentar.

Se o seu desejo é seguir na música, faça tudo para que seu plano dê certo, pense a longo prazo, invista tempo, dedicação e planejamento.

E lembre-se, você não está sozinho, pois no mundo da música, a colaboração é a chave do sucesso.

Agradecemos a SANTO ANGELO pelo convite maravilhoso e pela oportunidade de compartilhar um pouco dos nossos valores e aventuras aqui no blog da marca.

Sucesso e muita música para todos nós!

Obrigada, Leo Longo e Diana Boccara, por dividirem sua criatividade e aventuras pelo mundo com nossa galera. Tenho certeza que a história de vocês vai inspirar muito todos os nossos amigos.

Sempre lembrando que qualquer dúvida é só comentar aqui, nas redes sociais da SANTO ANGELO ou da ATW80 citadas acima.

Abraços e até a próxima!

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *