Uma referência de sucesso no YouTube: Nossa Toca

2018-04-03 (1)

Olá pessoal, tudo bem?

Voltando a nos concentrar na mídia Youtube, depois desse post com o Tiago Martinez, especialista em mídias sociais na Publicis (se ainda não viu, veja aqui hoje vou falar sobre canais de referência.

Afinal, com tantas opções, é normal que tenha dúvidas e queira buscar inspiração em um canal já consolidado, não mesmo?

Por isso, convidei a galera do Nossa Toca (Giba Moojen, Rodrigo Schaefer e Leonardo Felippi), um canal diferenciado que conta com 336.372 mil inscritos e milhares de views. Conheça a proposta deles, clicando aqui.

Claro que são visões diferentes das suas, mas sempre é bom prestar atenção nas dicas dessa galera, pois muitas delas, infelizmente, são deixadas de lado por muitos usuários que tentam se diferenciar no YouTube para conquistar um público para chamar de seu.

Vem comigo?

SANTO ANGELO: Como surgiu a ideia de criar o canal Nossa Toca?

NOSSA TOCA: Na realidade esse projeto é a simples união de 3 empresas, onde eu, Giba Moojen,  fui apenas o elo de ligação entre elas: GBMJ (minha produtora de áudio), IVA FILMES (produtora de vídeo), e GALO FRITO (canal

do Youtube). Devo ressaltar que já trabalhava há muito tempo com ambas empresas produzindo músicas e trilhas.

Mas, um belo dia, eu percebi que poderia unir o útil ao agradável, pois todos estávamos saturados de atender apenas clientes “terceiros” e deixar de lado trabalhos autorais e experimentais que realmente mostrassem nossa essência.

O resultado do que cada um sabe fazer de melhor virou é o Nossa Toca. Ela simplesmente já existia “na nuvem” e, então, somente me pediu para nascer.

SA: Quem são os idealizadores do projeto?

NT: Hoje em dia somos as 2 empresas mencionadas acima, a GBMJ na parte de Áudio conduzida por mim, Giba Moojen, e a IVA FILMES na parte de vídeo conduzida pelos diretores Rodrigo Schaefer e Leonardo Felippi.

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Além disso, dentro da Nossa Toca hoje em dia temos mais uma Produtora de Redes Sociais e a galera que trabalha no dia da gravação: produtora de moda, make up, roadie, técnico de som e uma produtora de áudio.

O legal é que a equipe é tão entrosada, que cada um faz muito mais do que sua função. Quando vemos, a maquiadora está fazendo a claquete, a produtora de moda está mexendo na luz, o roadie está dando pitaco nas roupas, tudo em um clima muito agradável.

SA: Em sua opinião, o que acredita que o canal tenha de diferencial que agradou a galera?

NT: Não tenho certeza absoluta com o que a galera mais se identifica, mas acho que tem a ver com nossa filosofia de trabalho: não queremos provar nada pra ninguém.

Filmar um clipe ou gravar uma música nada mais é do que eternizar um momento, então batalhamos para que o MOMENTO da gravação seja o mais divertido possível, e assim: curtidas, inscritos, views serão resultado do trabalho e alinhamento da nossa proposta.

Acredito que os fãs do canal tem notado que fazemos tudo com muita VERDADE e dedicação, talvez esse seja o diferencial em meio a tantos produtos existentes na mídia que são completamente artificiais.

SA: Quais são os maiores desafios para quem deseja começar um canal de Música?

NT: O maior desafio é criar uma ideia, desenvolve-la e fazer com que seja viável de executar, alcançando um bom resultado final.

Conseguir manter uma periodicidade de ter vídeo toda semana é um dos grandes desafios.

Às vezes é bem difícil, pois nem sempre um canal do YouTube começa já sendo remunerado. Então, a saída é conciliar os trabalhos paralelos com o amor pelo trabalho autoral de ter o seu próprio canal.

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SA: Como manter um número relevante de views e inscrições no canal?

NT: A periodicidade tem tudo a ver com isso. Ela cria um vínculo entre o espectador que se habitua a visitar constantemente o seu canal YouTube para checar o novo conteúdo.

Outra coisa importante é se dedicar e seguir firme, apesar de todas as dificuldades. Durante o caminho você vai acabar se adaptando, modificando coisas e melhorando.

Afinal as épocas mudam e o canal também tem que estar aberto às pequenas ou grandes mudanças.

Busque sempre a inovação: lendo e buscando referências.

SA: Existe algum tipo de dica para quem está buscando crescimento do próprio canal YouTube?

NT: Existem várias técnicas para fomentar esse crescimento, mas não se pode garantir uma receita infalível. É imprescindível que você tenha que se dedicar muito e trabalhar firme com todas as ideias e oportunidades que surgirem.

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Produzir um conteúdo de qualidade, encontrar o segmento do seu público, engajar os seus espectadores, abusar das redes sociais, ter uma logística de produção sustentável, entre outros… É importante estar atento a tudo isso para o seu canal YouTube prosperar e atingir os seus objetivos.

SA: Qual mensagem você deixa para quem está batalhando como YouTuber:

NT: Vale mais a pena tentar e não conseguir do que nunca ter tentado. Sucesso só vem antes de trabalho no dicionário.

Com certeza, sozinho vamos mais rápido, juntos, vamos mais longe.

Pode parecer apenas palavras ou frases soltas, mas durante a jornada é essencial para manter o foco e seguir focando nas metas.

O foco no tamanho da sua diversão é chave crucial para se aguentar tanto tempo um trabalho que pode demorar a dar retorno.

Finalizando, desejo tudo de bom para toda a galera que nos acompanha nos canais e em todas redes sociais.

E um grande abraço para a equipe da SANTO ANGELO pelo carinho que tem nos concedido.

Obrigada, Giba e toda equipe Nossa Toca, por dividir com nossos leitores a experiência de vocês com o canal YouTube e o trabalho bacana que desenvolvem com artistas independentes.

Desejamos ainda mais sucesso e reconhecimento pelo seu trabalho.

Para os nossos leitores, fica mais uma vez a recomendação de que, com o Facebook cada vez mais restrito, não ficarem de fora do YouTube, sempre utilizando a maior plataforma de vídeos da atualidade.

Dúvidas? Comentários? Sugestões? Críticas? Já sabem, escrevam para as redes sociais da Nossa Toca ou da SANTO ANGELO, combinado?

Boa sorte, abraços e até a próxima oportunidade.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.