Use um smartphone como seu 1º Instrumento Musical

2016-10-05-fb

Olá pessoal, tudo bem?

Em muitas das conversas que ouvimos na Expomusic 2016 e nas redes sociais em geral, o assunto é a queda de novos consumidores que desejam aprender a tocar um instrumento musical.

E não são só aquelas pessoas totalmente estranhas à Musica, mas mesmo aqueles acostumados a conviver com amigos músicos justificaram motivos desde os preços, a falta de tempo, a inaptidão com ritmos ou até mesmo a dúvida sobre qual instrumento escolher.

Eu fiquei com a impressão de que se precisa gastar muito para fazer essa escolha. E com os tempos difíceis que todos enfrentamos, tocar um instrumento musical hoje em dia é cada vez mais impossível.

Depois de refletir e pesquisar a respeito, descobri que com a tecnologia disponível atualmente, pode-se testar e escolher antes mesmo de gastar um centavo na compra de um instrumento musical.

Ou até mesmo, aprender bastante antes de se matricular numa escola de Música, sem ter comprado um instrumento musical.

Sabe como? Usando seu smartphone.

Por isso traduzi e compartilho com vocês o artigo “To Take Up a Musical Instrument, First Pick Up Your Phone” (matéria que você pode ler na língua original clicando aqui) que apresenta várias alternativas para você vencer o Medo e testar suas habilidades musicais gastando pouco ou quase nada.

Assim, peço um pouco do seu tempo para essa leitura, teste dos aplicativos e, se gostar, que ajude a compartilhar essas ideias para que mais pessoas possam se aventurar pelo mundo musical.

Pronto para essa viagem?

Quando dada a oportunidade, alguns músicos inexperientes não resistem a dedilhar alguns acordes no violão ou dar umas pancadas nas teclas do piano. Porém, com o aplicativo correto é muito fácil aprender um instrumento musical diretamente em seu smartphone.

O Yousician (que já falamos nesse post), gratuito para iOS e Android é um aplicativo fabuloso para aprender piano, violão, guitarra, ukulele ou baixo. O app ensina as técnicas básicas e notação musical através de um desafio, depois, ouvindo o usuário tentar na vida real. Quando o principiante completa um desafio de aprendizado, o aplicativo destrava novas e mais difíceis lições.

2016-10-05-001

O Yousician combina dicas em vídeo, instruções faladas e gráficos interativos para ensinar os usuários. Os gráficos das lições de piano, por exemplo, iluminam as teclas relevantes em um piano na tela para que o candidato a músico possa acerta-las num instrumento musical de verdade.

Nas lições de guitarra, o usuário enxerga uma vibração digital na corda tocada. Em breve, ele estará tocando uma música popular ou uma peça clássica que antes achava ser impossível de acontecer.

O app é fácil de seguir e oferece um feedback visual que ajuda. Entretanto, só o aplicativo não vai torna-lo um grande concertista, mas as extensas lições de técnica e teoria musical deixam claro que o Yousician não é um brinquedo de crianças abaixo de 3 anos.

Esteja ciente, porém, que as lições gratuitas do Yousician têm acesso limitado. Para aprender mais rapidamente, você precisará fazer o upgrade com o custo de U$ 20,00 (ou cerca de R$ 70,00) mensais e por instrumento.

Menos que um cafezinho por dia e que não vai abalar seu orçamento.

Já para aqueles que gostariam de tocar piano, a opção é testar o Simply Piano, gratuito no iOS. Como o Yousician, esse app usa lições passo-a-passo com audição interativa.

2016-10-05-002

Ou seja, depois de algumas lições, o app vai dizer o quão bem o usuário está tocando um piano normal, elétrico ou MIDI.

Esse aplicativo é útil mesmo para quem não tem um piano, já que qualquer um pode aprender o básico usando um teclado na tela. Ele tem gráficos mais simples do que o Yousician e mais textos para aprendizados onde poderia haver instruções em vídeos ou voz, mas isso pode ajudar usuários que querem se concentrar no aprendizado sem distrações.

As lições são organizadas em diferentes cursos, como Piano Básico e Acordes de Pop I e os usuários podem fazer dois cursos de graça. Para acessar mais cursos, o candidato a músico precisa se escrever por U$ 15,00 por mês (em torno de R$ 52,00 na cotação de outubro de 2016). Ele só está disponível para iOS.

Ah, você não tem um IPhone? Não se preocupe porque os usuários de Android tem uma ótima alternativa com o Perfect Piano. É um aplicativo de ensino menos formal do que seus concorrentes, mas seus gráficos de tela podem ajuda-lo a tocar muitas peças de músicas famosas, indo do popular ao clássico.

2016-10-05-003

O app ainda conta com um serviço de chat online onde o participante pode conversar com outros usuários que também estão aprendendo. E pelo Perfect Piano se destinar ao uso do teclado na tela ou um teclado MIDI, os principiantes não precisam necessariamente ter um piano em casa.

Esse aplicativo é mais divertido que seus similares e é gratuito (pago, caso você queira acesso completo aos recursos). Ele também está disponível para o iOS.

Aprender a tocar um violão ou guitarra é uma parte importante da vida na escola, e o Uberchord (gratuito para o iOS com uma versão para Android em desenvolvimento) está coberto de alunos.

2016-10-05-004

Esse app ouve como o usuário toca uma guitarra real e oferece orientações sobre afinação e lições para tocar os acordes. Conta com divertidos extras como um “workout” (treino de academia, em inglês) para manter seus dedos ágeis e a opção de criar suas próprias músicas para praticar.

Finalmente, existe um instrumento musical que todo mundo tem naturalmente: a voz. O SingTrue, que é grátis no iOS, é feito para aprimorar as técnicas dos cantores iniciantes.

2016-10-05-005

Esse app de design e interface minimalista é fácil de usar. Através de uma variedade de exercícios, ele ajuda os usuários a entender como tirar o máximo da própria voz, oferecendo feedbacks visuais e analisando a forma do cantar.

O mais difícil será superar a timidez de cantar para um iPhone.

2016-10-05-006

O app Voice Training – Learn to Sing é outra boa opção, tanto para Android quanto para iOS, incorporando mais vídeos do que o SingTrue. Esse app parece mais “old school” do que o seu concorrente, mas oferece um leque maior de lições.

Pronto para entrar nesse time de usuários?

Sim porque não há desculpas aceitáveis para deixar de aprender um instrumento musical ou testar suas habilidades musicais, por mais que tenham te dito que não tem talento.

Nos bolsos de todo mundo existem possibilidades infinitas no aprendizado musical, indiferente do instrumento escolhido. Baixe esses apps, teste-os e os apresente para quem ainda não toca.

Assim, quem sabe você descobre novos talentos e esses amigos, em breve, possam até dividir palcos com você?

Aproveitem as dicas e nos vemos em breve.

—-

Lygia Teles, é Relações Públicas, formada pela Faculdade Belas Artes e pós-graduanda em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da  SANTO ANGELO.




Um comentário em “Use um smartphone como seu 1º Instrumento Musical

  • 6 de outubro de 2016 em 9:36 AM
    Permalink

    Muito bom conteúdo! Usei o Yousician por um tempo e ele é bem interessante.
    Estava em busca de aplicativos que fossem como o Duolingo, só que para a música – pra me ajudar a me motivar pra estudos. Vou testar esse Uberchord, parece ser essa a proposta 🙂

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *