Bem-vindo ao blog da Santo Angelo!

Cabos e acessórios SANTO ANGELO tem na Music Jungle
Compre já!

Vender ou não vender meu instrumento musical usado?

Caco - Blog

Olá pessoal, tudo bem?

A série de posts já publicados no blog SANTO ANGELO sobre dicas de compra de instrumentos e acessórios musicais usados gerou polêmica, porque nem todos aconselhariam seus amigos a venderem, caso precisassem.

Por outro lado, uma galera enorme concordou com os posts pois, geralmente, é sempre mais barato comprar um usado do que um equipamento novo nas lojas.

No entanto, ninguém falou nada sobre como ajudar aqueles que, por qualquer motivo, seja por necessidade, seja para conseguir um instrumento mais valioso, tivessem que vender.

Dessa forma, resolvi escrever esse post como o próximo passo para você que já tomou coragem para anunciar, mas que ainda não sabe ou está com dúvidas de como fazê-lo de maneira atrativa e rápida para não se arrepender depois.

Antes do “partiu dicas”, que tal reler os posts anteriores da série: como comprar  8 mandamentos  Equipamentos usados para home estúdio  e Aprenda a comprar pedais, pedaleiras.

Em virtude da atual recessão econômica brasileira, cresceram rapidamente as ofertas e os próprios consumidores, inclusive os mais desconfiados, adquiriram o hábito de comprar produtos usados de amigos, grupos nas redes sociais e nas plataformas online.

Quem nunca ouviu falar do Enjoei, Skina, Dressbe, Renovei  e outros dessa reportagem da revista Exame.

Claro que, embora alguns deles possam até oferecer violões, as plataformas OLX, Mercado Livre e MusicJungle são as mais lembradas quando o assunto é instrumento e acessórios musicais usados.

Especializado mesmo, entre esses 3, é o MusicJungle, uma startup brasileira que promete revolucionar o mercado de compra e venda de instrumentos no Brasil. E nós já falamos sobre eles, aqui no blog, nesse post.

15

Também são deles essas dicas sobre como vender seu instrumento musical usado de maneira mais rápida e quanto custa a participação no site de vendas deles .

Já a OLX é um dos maiores sites de compra e venda de produtos usados no Brasil.

17

Diariamente conecta milhares de pessoas interessadas em vender itens que não usam mais com pessoas que desejam comprar.

O Mercado Livre é a maior empresa de tecnologia da América Latina que vende por meio de suas principais plataformas Mercado Livre.com e MercadoPago.com, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar e vender produtos.

18

 Mas você estar se perguntando:

Qual delas escolher: MusicJungle, OLX ou Mercado Livre?

Como explicado acima e nos links que recomendei, a vantagem do MusicJUngle é ser (ainda) uma empresa de pequeno porte, gerida por músicos e voltada diretamente para o mercado musical.

No entanto, como são ainda pouco conhecidos, pode ser que as plataformas maiores possam agilizar a venda do seu item, mas sempre é bom conhecer as vantagens e desvantagens deles.

Mercado livre: vantagens e desvantagens

O Mercado Livre é um tipo de classificados online, onde os usuários podem anunciar os seus produtos para vender, desde roupas usadas até veículos e imóveis, inclusive produtos usados.

Vantagens:

O Mercado Livre é confiável e uma boa alternativa para quem quer vender e comprar.

O sistema de pagamento é seguro através do Mercado Pago. A grande vantagem, além da segurança e garantia de recebimento do produto ou devolução do dinheiro e a possibilidade de parcelamento em até 24 vezes.

Pela facilidade no pagamento, acaba sendo uma alternativa interessante para quem quer comprar produtos de valor mais alto.

Além disso, é possível conhecer a reputação dos vendedores e compradores, o que ajuda a não cair em ciladas.

Desvantagens:

Nos últimos tempos, o Mercado Livre acabou se tornando um grande site de comércio eletrônico, por isso, a busca por produtos que não sejam de grandes anunciantes acaba sendo prejudicada.

Ou seja, em virtude dos canais de publicidade existentes, que priorizam maior visibilidade para quem paga mais, anúncios pequenos ficam para as páginas seguintes..

O sistema de compra é feito pelo próprio ML, ou seja, o site é sempre o intermediário, não é possível negociar diretamente com o vendedor.

OLX: vantagens e desvantagens

O OLX é uma plataforma incrível para quem deseja comprar e vender de (quase) tudo.

Vantagens:

O site é um verdadeiro guia digital de classificados . Você procura e acha com facilidade aquilo que deseja vender ou comprar e pode entrar em contato diretamente com o vendedor, sem intermediários como no Mercado Livre.

Os anúncios no OLX são gratuitos e sem limite de quantidade. Rapidamente o seu anúncio será publicado. A demora gira em torno de 3 a 6 horas depois de criado o anúncio.

Para facilitar a vida de quem faz tudo pelo celular, a marca criou um app prático e bem simples de monitorar os seus anúncios.

Desvantagens:

A falta de intermediário no pagamento e entrega. Por isso, fique atento ao negociar suas vendas/compras.

Agora que você já escolheu sua plataforma, vamos anunciar?

Embora seja muito prático anunciar nesses sites e apps, alguns cuidados são essenciais para alcançar o seu potencial comprador.

Por isso, confira e adote algumas práticas que vão assegurar uma boa imagem ao seu perfil e evitam possíveis reclamações ou comentários negativos.

Preparados? Vamos às dicas:

1º – Título: Depois da foto principal do produto é o item que mais chama atenção do usuário nas pesquisas. Por isso evite: Erros de português, não escreva tudo em capslock e tenha em mente um título atrativo e objetivo. Utilize palavras chaves que faça referência ao seu anúncio.

Exemplo: Você está vendendo uma  guitarra da Fender, os sistemas de buscas na internet (Google, Bing, Yahoo) funcionam com palavras-chave e isso irá ajuda-lo a tornar seu anúncio visível e alcançar mais pessoas.

2º – Fotografia: Quando escutamos o clichê: “Uma imagem vale mais que mil palavras”, na venda de produtos usados pela internet faz muito sentido.

Os anúncios com boas imagens têm mais probabilidades de serem visitados do que os que não têm.

Dicas: Tome cuidado com a luz e a qualidade da imagem, isso pode fazer com que um possível comprador fique com medo de comprar seu produto.

20

- Prefira fotos à luz do dia, evita ao máximo o flash.

- O produto sempre deve estar em destaque na imagem, seja minucioso e tire inclua vários ângulos do mesmo produto, inclusive, dos detalhes.

- Caso apresente defeitos ou pequenos detalhes, seja honesto e tire fotos.

3º – Descrição e Preço: O preço e descrição devem ser realistas, as pessoas já tem desconfiança com anúncios na internet, então nada melhor do que ser honesto para evitar possíveis reclamações.

Fique atento: uma boa descrição deve conter os dados essenciais e o motivo da venda.  Essas pequenas ações geram mais confiança para o comprador.

olx-02

Quanto ao preço, faça uma breve pesquisa nos sites de vendas de produtos pela internet e estipule o preço de acordo com o estado do produto/valor de mercado.

Em relação à descrição, assim como no título deve ser objetiva, entretanto, é importante descrever as principais características técnicas do produto e possíveis atrativos de venda.

Agora, se você já vendeu (ou comprou) por uma dessas plataformas e acredita que esqueci de tratar de algum ponto importante, conte suas experiências (positivas ou negativas) aqui mesmo ou nas redes sociais da SANTO ANGELO sobre essas marcas.

Tudo fica melhor quando aprendemos juntos, não é mesmo?

Continue acompanhando o blog SANTO ANGELO e nos mandando seus comentários, críticas ou sugestões para que possamos sempre evoluir.

Abraços e até a próxima.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

  • diego galofero

    Adorei o texto. Trabalho como gestor de MarketPlace e endosso que todas informações passadas aqui, são utilíssimas Esse post foi muito gostoso de ler, passou as informações de forma leve e tranqulia. Visitarei mais vezes e sempre que eu pensar em instrumento musical, vou pensar Santo Angelo agora. .

    • Angelo Santos

      Olá Diego, muito bacana ler seu feedback. Conte sempre com a gente tá? #tmj