Alex Martinho e mais dicas para sua escola acontecer em 2017

Alex 2

Fala pessoal, tudo bem?

Meu nome é Alex Martinho, sócio fundador da Escola Música Moderna, localizada em Niterói/RJ e é um prazer estar aqui no blog dos parceiros e amigos da SANTO ANGELO para contar a minha história como músico e professor.

Afinal, dentre as diversas possibilidades profissionais que um músico tem, um dos caminhos mais naturais é o de lecionar, transmitir seu conhecimento e experiência acumulados para outras pessoas, concordam?

E uma das consequências desse projeto de lecionar pode ser, a médio prazo, começar um negócio próprio relacionado à música, como uma escola, uma loja ou até mesmo um mix de ambas as coisas.

Nesse post vou falar sobre minha experiência pessoal, que aborda exatamente esse caminho de estudante à professor de música e empreendedor.

E nas entrelinhas colocarei experiências aprendidas na observação de diversos outros músicos que seguiram caminhos semelhantes ao meu.

Resumindo meu início musical, comecei meus estudos de música (guitarra) aos 15 anos, através de professores particulares e como aluno de algumas escolas de música aqui do RJ.

Quando completei 20 anos, em 1991, tive a chance de ir estudar no “Musicians Institute” sonho de 9 entre 10 guitarristas, por ser uma escola muita avançada localizada na cidade de Los Angeles, California/EUA, onde me formei em 1992. Se esse for seu sonho também, recomendo que veja esse vídeo , gravado para o blog SANTO ANGELO em 2014.

Ao retornar ao Brasil, adivinhe: a coisa mais imediata que pensei para viver da Música foi lecionar.

Assim, consegui, aos poucos alunos, particulares que vinham estudar em minha residência em um quarto que preparei especialmente para as aulas.

Vale destacar alguns pontos fundamentais para você que também pretende iniciar sua carreira de professor em sua residência:

 Divulgue suas aulas de maneira profissional.

Tenha antes de mais nada um cronograma do curso e uma proposta didática organizada e clara para mostrar aos interessados. Você não pode ensinar o que não sabe, logo é importante só começar a lecionar quando você tiver um mínimo de bagagem teórica e prática, mesmo que seja para totalmente iniciantes.

Reserve um espaço exclusivo para as aulas.

O aluno precisa se sentir a vontade e em um ambiente acolhedor e profissional. Se não houver um quarto inteiro disponível somente para as aulas e você tiver que, por exemplo, usar seu próprio dormitório, mantenha a cama 100% arrumada e todo o ambiente totalmente organizado e limpo.

Destaque ao menos um canto reservado do quarto com os instrumentos, amplificadores, pedais, etc. Tem que ser um espaço exclusivo e acolhedor para o aluno.

IMG_0273

Ao iniciar minha carreira de professor, procurei também algumas escolas de música para lecionar, paralelamente aos alunos particulares de casa. Inovei naquelas escolas, montando alguns cursos focados em guitarra-rock baseados em masterclasses para pequenas turmas.

Ou seja: diversificar, inovar e criar são propostas chave para você conquistar mais espaço para trabalho.

Além disso, se você almeja um dia ter sua própria escola, é fundamental ver de perto e por dentro como funcionam as escolas já estabelecidas.

Em 2008, completando dezesseis anos como professor, decidi que era hora de tentar dar um “upgrade” e sair de casa para um lugar maior e com mais recursos e possibilidades de crescimento.

Aluguei uma pequena sala comercial aqui em minha cidade (Niterói/RJ) e fundei a escola “Música Moderna”. No inicio convidei dois amigos para também lecionar por lá, um guitarrista/violonista e um baixista.

Foram tempos difíceis, onde eu mesmo cuidava da agenda e da recepção nesse inicio. E note que só tínhamos duas salas de aula para os cursos de guitarra, violão e baixo.

Vale destacar agora alguns pontos fundamentais para você que também pretende iniciar uma pequena escola:

Escolha um ponto de fácil acesso e com custos que você tenha certeza que poderá arcar. Faça todo um planejamento prévio e peça a ajuda de um contador para te aconselhar sobre toda a parte burocrática do negócio.

Uma maneira muito barata e muito simples de já começar com tudo legalizado em uma pequena escola é se cadastrando como Micro Empreendedor Individual. O blog SANTO ANGELO tem várias dicas sobre Empreendedorismo e você pode começar lendo esse post.

Providencie e cobre um atendimento profissional ao telefone e em outros meios de contato (Email, WhatsApp, redes sociais). Mantenha uma agenda bastante organizada para a marcação das aulas e se organize financeiramente quanto à cobrança dos alunos e ao pagamento de todas as suas obrigações.

Dentro do possível, tente antecipar sempre seu próximo passo, visando o crescimento gradual de seu negócio. Sentindo que há mais demanda para um determinado curso abra mais horários com o professor. Se não for possível com aquele professor, pode ser hora de chamar mais um profissional daquele instrumento para compor o quadro da escola.

IMG_0266

Seja muito profissional com os professores, deixe bem claro desde o inicio a forma de funcionamento (e respectivo pagamento) e tente estar sempre próximo deles, conversando para aprimorar e corrigir o necessário nos cursos e no funcionamento da escola.

Acredite: uma hora vai começar a faltar salas para a demanda crescente dos alunos. Esse momento já deve estar no seu planejamento para você tentar se antecipar dentro do possível, ou seja, chegou a hora de crescer e se mudar para um espaço maior.

No meu caso eu aluguei uma sala maior no mesmo prédio um ano e meio após a inauguração da escola. E um ano depois, aluguei a sala ao lado, juntando a escola num conglomerado dessas duas salas.

Hoje tenho esse espaço subdividido em 7 salas para aulas individuais e um auditório com capacidade para 40 pessoas onde são realizadas atividades em conjunto, aulas teóricas e masterclasses. São oferecidas aulas de guitarra, canto, violão, contrabaixo, teclado e bateria.

IMG_0267

A última dica que dou é ter sempre os pés no chão e estar bem presente em sua escola, cuidando com amor de cada detalhe e plantando as sementes cujos frutos serão colhidos gradualmente ao longo do tempo. Tanto para lecionar como para administrar você precisa ter o dom e o prazer em fazer, não só em musica como em qualquer outra carreira.

Obrigado, amigos, por chegarem até aqui e espero sinceramente que tenham sucesso na realização de todos os sonhos. Tudo de bom em seu caminho.

 Alex Martinho é músico, professor e diretor da Escola Música Moderna.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *