Construa seu pedal ABY
por Dr. Alexandre Berni
O Pedal ABY nada mais é que um pedal AB Box, que vocês já aprenderam a fazer no post anterior aqui no blog. A vantagem desse acessório é ter um recurso a mais: usar suas duas saídas ao mesmo tempo, ou seja, se você precisa tocar com dois amplificadores ao mesmo tempo, ou duas guitarras em um mesmo amplificador, esta é a oportunidade de incrementar seu pedalboard.
Material necessário (encontrado nas boas lojas de componentes eletrônicos ou na internet):
- Caixa de pedal de Alumínio.
- 3 (três) jacks P10
- 2 (duas) chaves DPDT com 9 polos
- 3 (três) resistores de 1kΩ
- 3 (três) leds coloridos
- 1 (um) Jack de energias para fonte 9V
- Pedaços de cabos de áudio, bitola AWG 26, de preferência coloridos para facilitar a identificação e montagem entre os polos dos Jacks e da chave.
Passo um: com uma furadeira elétrica e com brocas com diâmetros de 6, 10 e 12 mm, você precisará fazer os furos conforme esquema abaixo, sempre lembrando que serão 3 furos de 10 mm, 3 furos de 12 mm e 3 furos de 6mm. Prenda bem a caixa de alumínio para que, se a broca travar no furo, não te machucar se a furadeira fazer a caixa girar. Use também os óculos de proteção contra os cavacos de metal, que podem atingir seus olhos.
Para entendermos melhor quais polos deverão ser soldados nas ligações que iremos realizar nas DPDT´s, usei o código abaixo, representando com números de 1 a 9 os polos das chaves:
Passo dois: monte os componentes nos furos, que devem ficar na posição mostrada na foto abaixo para facilitar a montagem. Notem que usei alguns componentes recuperados de pedais desmontados. Precisamos economizar e nada como reutilizar o que ainda está funcionado, não é mesmo? Relembre o assunto clicando aqui.
Passo três: Solde um cabinho (utilizei na cor abóbora) que representa o sinal positivo entre o polo central 5 da chave DPDT e o polo positivo (TIP) do Jack P10 de uma das saídas conforme a foto abaixo:
Passo quatro: Solde outro cabinho (utilizei também na cor abóbora) que representam o sinal positivo entre o polo 4 da chave DPDT e o polo positivo (TIP) do Jack P10 da outra saída:
Passo quinto: Solde outro cabinho (note que usei desta vez na cor branca) ligando o polo 1 da Chave DPDT e o polo central 5 da outra chave DPDT:
Passo sexto: Solde outro cabinho (usei desta vez na cor verde) ligando o polo 2 da chave DPDT e o polo 4 da outra chave DPDT:
Passo sétimo: Solde mais um cabinho (utilizei na cor vermelha) que representam o sinal positivo entre o TIP do Jack P1 de entrada e os polos 1 e 8 da chave DPDT conforme a figura abaixo:
Passo oitavo: Solde outro cabinho (utilizei na cor preta) que representa o sinal negativo (terra) entre o polo 6 da chave DPDT e o polos negativos dos Jacks P10 das saídas:
Passo nono: Solde outro cabinho (utilizei também na cor preta) entre o polo 6 da chave DPDT e os polos 2 e 7 da outra chave DPDT:
Passo décimo: Solde mais um cabinho (utilizei na cor vermelha) entre os polos 7 e 8 chave DPDT e o polo 8 da outra chave DPDT:
Passo décimo primeiro: Solde os cabinhos (utilizei na cor preta) que representam o sinal negativo entres os polos 2 e 7 central chave DPDT, polo 6 da outra chave DPDT, polo negativo do Jack P10 de entrada e o polo negativo do Jack de energia (9V) conforme a figura abaixo:
Eu já mencionei, mas não custa relembrar o diagrama sobre os polos do Jack de energia:
Passo décimo segundo: Soldar os polos positivos dos LEDs (utilizei um cabinho na cor azul), lembrando que quando o LED é novo, a haste maior é o polo positivo Em seguida, ligue o polo positivo do Jack de energia com os dois resistores soldados em série (um em seguida do outro) e estes ao polo positivo do Jack de energia conforme foto abaixo:
Passo décimo terceiro: Solde os polos negativos dos LEDs (utilizei cabinhos na cor branca) ligando um ao polo 3 e outro ao polo 9 da mesma chave DPDT, onde indicaram as saídas A e B e o outro polo negativo do LED ao polo 9 da outra chave DPDT conforme mostrado abaixo,. Esse LED representará as duas saídas quando estiverem acionadas:
Em seguida, coloque a tampa traseira, mas antes de aparafusar, observe se os polos dos Jacks, chaves DPDT ou LED´s estão em contato com a essa peça, que pode causar mau funcionamento. Se estiver, abaixe-os ou coloque uma material isolante (uma folha grossa de papel ou cartolina serve) e pode aparafusar a tampa. Pronto, seu pedal ABY está pronto para testes. Plugue os instrumentos e os equipamentos e teste todas as funções das chaves, verificando se os LED´s estão funcionado perfeitamente. Se não estiverem, refaça os passos de montagem, conferindo as solas até encontrar o defeito.
Este pedal ABY foi um pouco mais complexo que os pedais anteriores que ensinei montar aqui em blog, mas tenho certeza que você conseguiu montá-lo com sucesso. Vamos experimentar e pegar a estrada com ele, usando todos os recursos que sua Criatividade determinar?
Espero que tenham aproveitado a forma simplificada passo a passo de mostrar a construção deste tipo de pedal, ao invés de explicar um esquema elétrico. Acredito que fazendo dessa maneira, muito mais pessoas possam montar e usar seus pedais ABY.
Um grande abraço e até a próxima.
Ele pode ser usado inversamente? Com duas entradas e uma saída, comutando entre as entradas?
eu consigo fazer um pedal ABY usando 2 dpdt de 6 polos e n usar LED? ao invés de usar o dpdt de 9 polos?
A Resposta é sim, Thiago. O esquema está abaixo.
Abçs
Dr. Alexandre Berni
Cara e se eu quiser usar o led??
Cara, que post maneiro! Tuto nota mil! Obrigado.
Vlw Eduardo, espero que tenha aproveitado.
Abraço e sucesso!
Nossa quantos post bacana, adorei as ideias e realmente são úteis no dia a dia do guitarrista. Valeu!
Boa tarde!
Tem como fazer com 3 chaves DPDT, para deixar individualmente cada opção (Chave 1 saída A, Chave 2 saída B, Chave 3 saída A+B)?