INFOPRODUTOS MUSICAIS: O QUE SÃO E COMO PRODUZI-LOS.

 

Salve, leitor ou leitora do blog SANTO ANGELO! Tudo bem?

Para quem ainda não me conhece, meu nome é Sasha Z, sou guitarrista profissional, diretor e professor de escola de música há mais de 15 anos, além de participante das mídias da marca, como poderão ler (ou reler) meu último post ou ouvir o episódio #82, para quem gostar também de ouvir podcasts nas plataformas de streaming.

 Queria hoje dividir com você algumas ideias sobre um assunto que vem ganhando mais e mais destaque no Aprendizado Musical: cursos online de técnicas de guitarra.

Você já teve a experiência de estudar através de um curso online com destaque em alguma técnica específica?

E se você é professor de música, já imaginou lançar o seu próprio curso na web?

Os infoprodutos estão em alta. A pandemia chegou de repente em 2020 e, como efeito colateral, catalisou os mais diversos processos digitais porque as pessoas foram obrigadas a ficar em casa, respeitando o isolamento social para que a COVID-19 não se alastrasse.

A Música e os músicos de todos os níveis certamente não ficaram de fora, gerando incontáveis lives, collabs e exigindo que o mercado de ensino musical procurasse, rapidamente, oportunidades de inovar, porque aulas por Skype, WhatsApp e Zoom tornaram-se cada vez mais populares e até cansativas.

Desta forma, milhares de pessoas que estavam sem tocar um instrumento musical ou que sempre tiveram o sonho de tocar, rapidamente se engajaram nas “home classes” de suas escolas ou professores especializados. 

Eu mesmo, no auge da quarentena, adaptei todos meus alunos presenciais para essas plataformas e trabalhei diariamente para adequar o modelo de negócios para esta realidade, seguindo com meu objetivo de entregar conteúdo musical de alta qualidade e inovador.

Como diz o autor Maurício Benvenutti, “não devemos nos apaixonar por nosso trabalho e sim pelo benefício que ele entrega”. 

Assim, não importa o meio: o que sempre me moveu foi ver a evolução dos meus alunos e saber que contribuo fortemente para a realização do sonho de cada um deles. 

Mas como fazer isso, de maneira escalável, levando meu conhecimento para mais gente, que desejam evoluir na Guitarra?

Dentre os formatos de ensino musical à distância, um dos mais populares é o Curso Online: trata-se de um material em vídeos pré-gravados, disponibilizado para os alunos em um site ou plataforma especializada em infoprodutos, como o brasileiro Hotmart

Como já mencionei antes, devido à pandemia, que obrigou as pessoas a precisaram ficarem mais em casa, percebi que era o timing certo para lançar meu primeiro curso online “Penta Sem Limites com Sasha Z”, porque sempre fui um entusiasta dessa modalidade de aprendizado. 

Afinal, a possibilidade de aprender diretamente com verdadeiras autoridades dos mais diversos assuntos sempre me foi muito sedutora e prática: já pensou em estudar com um mestre da matéria, na hora que quiser, onde você estiver e com a possibilidade de repetir a aula quantas vezes achar que deva? 

Pois é, essas são algumas das vantagens de um curso online. Por outro lado, é fundamental que o aluno tenha foco e disciplina para poder extrair o máximo do conteúdo, como já explicado em outro post aqui no blog SANTO ANGELO. 

Pela ótica de um professor de Música (ou qualquer outra especialidade cultural ou do Music Business), o lançamento de um infoproduto pode significar uma excelente oportunidade de renda extra, sem contar que é incrível pensar que, através da internet, podemos levar conteúdo de valor para músicos de diferentes partes do Brasil e do mundo.

Devo alertar, porém, que não é uma missão simples. 

São diversas etapas desde a concepção até o dia do lançamento. Produzir um curso de qualidade e que, de fato, chegue até às pessoas em um mercado extremamente competitivo (mas que sempre terá lugar para boas iniciativas) é um enorme desafio profissional.

Se você, colega músico, pretende produzir seu próprio infoproduto musical e ingressar neste disputado mercado, seguem algumas dicas que podem te ajudar a começar com o pé direito: 

– Escolha do tema:

Entre as várias opções, como em um entroncamento de estradas, comece escolhendo um assunto que você goste e domine, porque serão muitas horas de dedicação entre desenvolver e executar o roteiro do curso. 

É fundamental refletir sobre a importância do tema escolhido e como ele pode fazer a diferença para quem adquirir o seu produto. 

Para o meu primeiro curso, optei pela Escala Pentatônica, com objetivo de mostrar como o emprego desta escala pode ir muito além do os guitarristas de nível médio normalmente imaginam. É importante frisar que os diferenciais na forma que cada professor aborda um tema deverão ser comunicados de modo a serem percebidos pelo público como diferencial.

– Didática


Com o tema definido, o próximo passo é organizar a Didática e assim formatar o curso em módulos que entreguem o valor prometido, sejam eles mais simples (como aprender a tocar um instrumento até os mais sofisticados, como por exemplo de Music Business. 

Não menospreze o gênero, raça e o nível social de cada aluno e, para te ajudar como desenvolver a melhor Didática, releia este post, antes deste outro do blog SANTO ANGELO que tratam de tocar e falar bem. 

Se as lições forem claras para todos e o conteúdo entregue, seu curso estará no caminho certo. 

 

– Produção

Você não precisa estar em um estúdio de Hollywood para produzir um infoproduto de sucesso: uma ou duas boas câmeras, além de ferramentas para captação de áudio (DAW, Interface, microfone de lapela ou similar) são suficientes para que a mensagem das aulas chegue aos alunos com qualidade. 

Não esqueça que o mais importante é o conteúdo de alto nível. 

Uma boa produção é sempre benvinda, mas secundária, de certa forma: procure aplicar uma edição simples e que deixe as aulas agradáveis de se assistir.

– Lançamento

De nada adianta você preparar um super infoproduto se não caprichar na sua divulgação. 

Utilize as próprias redes sociais para se tornar uma autoridade no assunto do curso, criando, em primeiro lugar, uma comunidade de músicos interessados no conhecimento que você tem para dividir. Entregue valor com constância e qualidade, muitas vezes sem cobrar um centavo.

Dessa forma, sua audiência estará pronta para dar o próximo passo: comprar e pagar pelo seu curso, tornando-se um aluno premium. 

Estude redes sociais, anúncios e considere ter uma lista de e-mails, sempre lembrando que um sócio ou parceiro nesta área pode ser de grande ajuda. 

Parece bastante trabalho, certo? Com certeza é mesmo, mas posso afirmar que todo esse trabalho compensa, porque além da realização pessoal e senso de propósito, ter uma fonte de renda extra em um período tão desafiador foi e continua sendo importantíssimo para mim. 

Com o lançamento do meu curso “Penta Sem limites”, pude levar conteúdo musical para guitarristas de diversas cidades do Brasil e outros países, que ensinam, a cada dia, que este é um caminho complementar e não excludente às aulas presenciais. 

Ah, e veio para ficar, mesmo com a vacinação contra a COVID-19 chegando à toda população brasileira e mundial! 

Eu sei que, sempre que se trata de algo novo, sentimo-nos inseguros para dar os primeiros passos, mas se você pretende realmente lançar um curso online em 2021, para quebrar as fronteiras geográficas da sua cidade, ter uma renda extra e atender à uma demanda que a agenda presencial não consegue comportar, vou deixar aqui uma última dica. 

Vai lá e faça! 

Não deixe que a enorme quantidade de infoprodutos já existentes te desanime. Sempre haverá espaço para quem deseja genuinamente transmitir conhecimento de qualidade 

Você aprenderá muito no processo e com o feedback dos primeiros alunos poderá sempre atualizar e aperfeiçoar o material. Só ficamos bons em algo conforme vamos fazendo, errando e aprendendo. 

Estude e sempre dê o melhor. Os resultados vão te surpreender!

Espero que essas dicas contribuam na sua jornada, porque a tecnologia é uma grande aliada e precisamos nos adaptar a ela sempre mais rapidamente. 

Como aluno e também professor, tornei-me adepto dos cursos online e antevejo um potencial enorme nesse mercado para os próximos anos. 

Desejo muito sucesso e boa sorte com os seus futuros lançamentos de infoprodutos! 

Um abraço e até a próxima oportunidade.

 

 

Sasha Z

Sasha Z, guitarrista e endorsee SANTO ANGELO. Atualmente leciona guitarra e violão na Overdrive Guitar School (Caxias do Sul – RS) e desenvolve um trabalho solo instrumental.

 

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