Juntando e fazendo acontecer

B316EAECCMG - FB 2

por Dan Hisa

Como vocês já estão cansados de saber, promovemos entre 3 e 4 concursos anuais, à nível nacional e sempre trazendo novos talentos para a galera conferir. Durante esses concursos, sempre ouvimos das pessoas sobre qual o nosso intuito com todo esse esforço (tanto monetário quanto de tempo despendido dos envolvidos). Nós respondemos com o sonho da nossa empresa:

“Que todo o brasileiro(a) toque um instrumento musical.”

Começamos o post de hoje com essa afirmação porque certamente vocês já devem saber o resultado do 1º Concurso Cultural SANTO ANGELO de Música Gospel, que exigiu bastante dos participantes porque tinha uma condição especial. Concursos mais simples, como fazer um solo sobre determinada backtracking são bem legais, mas nós queríamos juntar as pessoas, fazendo-as tocar além do quarto ou sala de suas casas. Enfim, formarem uma banda e participarem (ou não, mas que tocassem juntos).

Já enumeramos muitas vezes os benefícios de se tocar um instrumento, tanto quando criança, como quando adulto ou até mesmo chegando à terceira idade. Mas além dos benefícios individuais, o que tínhamos em mente com o concurso de Musica Gospel era fazer com que os músicos cristãos brasileiros se mobilizassem entre si, para criar uma musica autoral em torno de um tema comum a todos.

E por que os músicos cristãos?

Os hinários ou musicas consagradas pelo grande publico cristão fazem com que aquela galera fique enraizada em uma zona de conforto. Ficando nesse espaço, míngua a criatividade e a vontade de fazer algo novo. Pegamos aqui o exemplo do Ray Charles, que mesmo cego e com muitas dificuldades, dada a época em que viveu, tornou-se um grande músico, contrariando as expectativas gerais. E como ele fez isso: “se mexendo”.

Quer saber outros exemplos aqui mesmo no Brasil?

Desde os primeiros concursos, nos orgulhamos em tirar a galera do sofá (mesmo que for para outro sofá, na hora da filmagem) e a colocar para trabalhar na realização dos seus sonhos. Você deve saber que o André Nieri começou a aparecer depois de um concurso nosso. Não? E a Lari Basílio, que ficou em segundo lugar em outro concurso e hoje é uma das guitarristas mais requisitadas na cena Gospel. Também não? Bom, ficou sabendo agora.

Também temos o Alexandre Magno, que ganhou a “escolha da audiência” no Concurso Cultural “Meus Riffs Inspiradores” e hoje é nosso consultor de tecnologia no canal YouTube. A oportunidade está ai, é só ter vontade e fazer o universo trabalhar junto com você.

B316EAECCMG - FB

E nessa vibe, nosso mais recente exemplo exemplo vem lá de Campina Grande/PB, de quem viu uma porta se abrir e quer mantê-la aberta.

Mais ou menos 6 meses antes do concurso SANTO ANGELO de Musica Gospel, os irmãos Essinho Ferrery (27 anos) e Wellington Ferrery (25 anos) montaram a Banda 3:16. Apesar de tocarem juntos havia mais de 15 anos, com o mercado difícil e outras atividades pessoais mais urgentes, postergaram o projeto musical em segundo plano.

Coincidência ou não, um mês antes do inicio do nosso concurso, os irmãos resolveram retomar as atividades, se juntando novamente para ensaiar. Como faltava o baterista, chamaram um amigo de longa data, o Kinho Lima (22 anos) que nem pensou duas vezes e adentrou ao trio.

B316EAECCMG 001

O Wellington já tinha participado de alguns concursos, inclusive aquele de musica instrumental Gospel da SANTO ANGELO, mas quem viu o anúncio do concurso de Musica Gospel foi sua cunhada, a esposa do Essinho.

Sem perder tempo, já colocou os neurônios para fritar. Criou primeiramente a melodia da música e depois abriu sua bíblia. Escolheu o Salmo 90, versículo 2 e encaixou a letra na música. A sempre presente esposa foi quem primeiro ouviu a composição e com sua aprovação, Essinho, enviou o projeto para o irmão Wellington. Como não houve dúvidas, resolveram gravar a música e participar do concurso.

Feita a inscrição, os três decidiram conversar. Levando ou não o prêmio do concurso, o trio iria focar no trabalho da banda e continuar. E uma prova desse comprometimento veio logo.

B316EAECCMG 002

Existe um programa de TV, em uma das emissoras da região, chamado “Diversidade”. Lá, eles apoiam e colocam no ar iniciativas culturais, dando mais espaço para a galera artística e iniciante mostrar suas propostas. A gente foi lá conferir e tem de tudo: teatro, artesanato, eventos e, é claro, eles contam também com um quadro voltado exclusivamente para a música. E mesmo sem saber de resultado algum (e com a banda bem nova), lá estava a banda 3:16, sendo entrevistada no quadro “Vitrola” e falando sobre a música que compuseram para o concurso.

Finalmente, em 16/04/2015, saiu o resultado final. Além do alivio da ansiedade e a felicidade de terem levado esse concurso em nível nacional foi mais um sinal de que o caminho estava certo. Além de ter tirado todos eles de um hiato desanimado, o concurso deu mais ânimo de compor e fazer com que o som e a mensagem, passadas na música concorrente e nas novas composições, chegassem aos mais diversos ouvidos.

Hoje, aproveitando a divulgação e o prêmio que está para chegar, a banda já tem planos maiores, como um lançamento de EP e aumentar a frequência de suas apresentações. E a SANTO ANGELO está ajudando esses novos talentos como incentivando todos a participarem de concursos. Faça seu trabalho e faça bem, como a banda deixou essa mensagem para todos vocês:

A Bíblia diz, lá no 1° livro de Coríntios, capítulo 15, versículo 58: ‘Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor’. Ou seja, sempre vale à pena sonhar, pois nossos sonhos se tornarão reais segundo o nosso esforço e dedicação, pois tudo é no tempo de Deus.

B316EAECCMG 003

Conheça o trabalho dos caras clicando aqui.

Agradecemos novamente à todos que participaram. Esperamos ter feito nossa parte e contribuído em dar maior visibilidade à todos vocês, especialmente a Banda 3:16 que está ai como grande exemplo de que se juntar e se inserir nas ações desse mercado, pode dar muito certo.

Não deu tempo de participar desse concurso?

Fique tranquilo porque logo mais vamos começar outro, que já começa a esquentar dia 01 de maio de 2015 nas mídias sociais da SANTO ANGELO.

Até lá!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *