Meus motivos para traçar metas em 2021

Olá leitores e leitoras conectados com a SANTO ANGELO! 

Recado importante: antes que você comece a leitura deste post, saiba que mudamos, em 2021, a estrutura editorial do Blog e do Podcast do BLOG SANTO ANGELO. Ou seja, este conteúdo não mais será possível ser acessado através do Spotify e demais agregadores, como até semana passada era possível.

Tomamos a decisão de assim proceder, deixando os assuntos mais densos, (geralmente de autoria de um único redator) para publicação mensal aqui no blog, enquanto que o podcast passa a ter uma linha editorial mais dinâmica e participativa, semanalmente, com várias opiniões de nossos amigos e endorsees sobre um tema de interesse geral.

Dessa forma, acreditamos estarmos coerentes com os novos consumidores e leitores do blog SANTO ANGELO, que além de melhores fornecedores, também anseiam por uma comunicação personalizada de acordo com os gostos pessoais de cada um.

Recado dado, leiam agora as ideias do Bruno Palma, colaborador de longa data deste blog.

 


 

Meu nome é Bruno Palma, guitarrista e para quem ainda não me conhece, já informo que desde 2012 faço parte do time de músicos apoiados por esta grande marca, para entenderem o quanto respeito os valores e princípios defendidos por essa galera.

E quem me conhece e já leu minhas opiniões aqui no blog, peço que releia este post, publicado em 10/19, época de quando éramos felizes e não sabíamos.

Falo assim porque, se 2020 trouxe-nos vários desafios até então desconhecidos e nunca enfrentados, 2021 promete ainda muitas emoções (e frustações) até que as vacinas e os planos de vacinação comecem a mostrar resultados na tal esperada imunidade coletiva ou de rebanho.

E para dar o exemplo, vou falar com vocês sobre as minhas metas traçadas para 2021. 

Começar um novo ano sempre nos dá a sensação de renovo e de que podemos neste novo ciclo colocar em prática antigos anseios não realizados ou até mesmo novas ideias para nossa vida. 

Vou trazer alguns exemplos pessoais, que julguei importantes compartilhar com vocês para poder inspirar a criação de um melhor ano para os leitores e leitoras do Blog SANTO ANGELO, sempre lembrando que seus comentários e opiniões também podem me ajudar a melhorar o meu próprio planejamento anual.

Portanto, comente e contribua para que possamos todos evoluirmos juntos.

Primeiramente, seria interessante ter em mente a diferença entre meta e objetivo para que tracemos bem todo o plano para 2021. 

Os objetivos são mais abrangentes e dão a ideia de onde queremos chegar, já as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que elas são temporais, ou seja, têm prazos específicos para acontecerem. 

Por exemplo, se o seu objetivo é ser um músico reconhecido, você deve traçar suas metas estipulando prazos para que isso venha a acontecer.

Gostaria de começar de fato dando um exemplo do ano de 2020, pois é sempre bom pensar a frente, sem deixar de considerar tudo o que vivemos até aqui. 

Saber onde estamos, de onde viemos e para onde queremos ir. 

Com a decretação da Quarentena, devido à Pandemia da COVID-19, as atividades no ramo da música foram sendo transformadas e, com a paralisação de eventos, muitos músicos precisaram se reinventar. 

Neste cenário, eu precisei paralisar por completo as aulas presenciais que ministrava no meu home Studio e passar para o formato online, como já tratado neste post aqui no blog.

E não foi só isso o que mudou: atividades semanais como o Grupo de Oração da minha cidade (Cantagalo/RJ), onde toco toda segunda-feira, passou para o formato de live, transmitida online.

Portanto, um novo cenário musical surgiu para mim e tive que aprender como operar uma live em formato para transmissão ao vivo através de plataformas de streaming.

HOME STUDIO - BRUNO PALMA

Apesar de já ter dado aulas online anteriormente, antes da Quarentena, dessa vez foi diferente porque esse formato rapidamente se tornou a principal forma de dar aulas no Brasil todo.

Assim, o ano de 2020 mudou o rumo da nossa história, alterando todo o planejamento que havia pensado e, para 2021, tudo indica que o “online” vai continuar ainda sendo o carro chefe para quem deseja viver de Música e outras tantas atividades.

Diante do que já abordei em relação ao ensino musical, tarefa que já exerço há mais de 15 anos, a minha meta agora é o lançamento de um produto digital, na forma de cursos digitais voltados aos guitarristas, não somente falando sobre Técnicas e Teoria Musical, mas também trazendo dicas de como o músico deve realizar a sua divulgação pessoal e trabalhar melhor o marketing pessoal e de relacionamento. 

O objetivo é me tornar uma das referências neste tipo de tema na internet e, como creio que tenho muito a colaborar com outros músicos, outra das minhas metas é a Diversificação. 

Explicando melhor: como não pretendo depender somente da atividade de Educação Musical, vou desenvolver a atividade de Assessoria de Imprensa, um dos trabalhos paralelos que já exerço atualmente.

Ou seja, aproveitando tudo que aprendi e já coloquei em prática, ao longo destes anos no meu Marketing Pessoal como músico, a função de assessor de imprensa do município (Cantagalo – RJ) onde moro, trouxe-me ainda mais experiência, que julgo ter muito valor a ser compartilhado com quem deseja tornar sua música mais visível em todo o território nacional.

Mas para que uma meta aconteça de forma rápida e possa realmente sair do papel, para mim sempre foi importante dividi-la em pedaços menores, ou seja, facilitar o processo por partes. 

Pensando nisso, para realizar minha primeira meta, a ideia é iniciar com cursos menores, que sejam mais fáceis de serem produzidos e entregues rapidamente ao meu público alvo.

Desta forma, estabeleci um prazo de até o mês de abril de 2021, para ter disponível o primeiro de muitos materiais online neste formato que pretendo criar.

Ainda na Música, outra meta estipulada por mim, foi retomar os meus posts e vídeos nas redes sociais de maneira mais constante e intensa. 

Infelizmente, em 2020 acabei diminuindo o ritmo das postagens feitas nos anos anteriores e para mim, de certa forma, até foi importante tudo o que aconteceu para eu pudesse me repaginar e melhorar o próprio processo criativo. 

A meta é realizar ao menos 1 novo story por dia e 3 a 4 novos posts no feed por semana. 

Ainda também um novo vídeo no Reels do Instagram por semana, que iniciei recentemente. O meu foco nesta meta é investir mais nos posts do Instagram, mas sem deixar minhas outras redes sociais de lado.

Todo o conjunto da comunicação é importante e você deve pensar sempre nisso também. 

Claro que nada disso importa sem Saúde, e tenho uma meta traçada também nesta área, aproveitando as lições vivi em 2020, quando descobri que sofria de apneia do sono num grau muito severo e que refletiu em todas as áreas da minha vida, inclusive na Música. 

A apneia fazia com que eu não tivesse o descanso necessário, como bem explicado neste outro post do blog SANTO ANGELO e, com isso, a energia para desenvolver o processo criativo estava sendo minada aos poucos. 

Resolvi o problema ao passar por consulta médica, readequação alimentar para diminuir o peso corporal e passei a utilizar o cpap, um aparelhinho que auxilia a respiração durante o sono, com o fluxo constante de ar nas vias aéreas. 

Assim, iniciei ainda ano passado o objetivo de melhorar a Saúde e a meta para 2021, em relação a este objetivo, é manter pelo menos 5 dias de atividade física por semana durante todo o ano.

No início da Pandemia, optei por exercícios de musculação em casa, com bons resultados aliados à dieta alimentar, que me fizeram perder cerca de 20 kg. Atualmente, adicionei o Ciclismo como principal esporte para o ano de 2021 e o resultado já está acontecendo, porque já eliminei mais 15kg que estavam sobrando no meu corpo. 

É nítido o reflexo destas mudanças para mim: aumento da energia ao longo dia, porque geralmente saio de manhã bem cedo para a prática esportiva, sempre respeitando os cuidados necessários enquanto as vacinas liberadas, contra a COVID-19, não chegam para todos. 

A melhoria é tanta, que minha produtividade cresceu, porque percebi que, ao tocar, tem surgido novas ideias e novas inspirações. Estar em movimento foi essencial para que outras áreas ganhassem novas dinâmicas. 

Esta meta considero essencial para que as demais de 2021 possam se confirmar e ter sucesso. 

Uma última meta que gostaria de trazer, para sua última reflexão, leitor e leitora, é uma que mantenho fixa há alguns anos: aprender algo novo a cada dia. 

Seja na música, no Marketing Digital, Pessoal ou de Relacionamento, procuro refletir todos os dias ao acordar qual foi a lição aprendida no dia anterior, e planejar o que irei aprender de novo neste dia. 

Somos eternos aprendizes neste Universo e procuro levar isso bem a sério. 

Resumindo, deixo algumas dicas para que você escolha bem as suas metas para 2021 e as faça acontecerem mais facilmente:

  1. Planeje, coloque no papel e faça uma profunda reflexão sobre onde quer chegar a partir do ponto em que se encontra. Isso é crescimento pessoal.
  1. Como já abordei antes, fracione uma meta grande em partes menores, assim o desejo que você tem em mente se tornará mais fácil de ser atingido.
  1. Estipule prazos! Com uma data para acontecer, nosso pensamento tende a estar mais focado e acelerar a entrega. 
  1. Importante manter sempre o lado positivo das coisas e ser resiliente. Vivemos uma época onde tudo muda rapidamente e precisamos estar preparados para nos adaptar a diferentes situações.
  1. Tenha Fé em uma Inteligência Superior, que nos move todos rumo ao Bem.

 

Por fim, diante de tudo que refletimos juntos hoje, quais as metas que você vai tirar do papel este ano que só está começando? Vamos incluir mais atividades físicas e Saúde nestas metas?

Faça a sua reflexão com calma e sabedoria e mãos à obra! 

Espero que minhas experiências pessoais, aqui relatadas, tenham te inspirado para evoluir sempre e desejo, do fundo do coração, que você tenha um 2021 de realizações sólidas. 

 

Até a próxima oportunidade.

 

 

Bruno Palma é guitarrista e também Engenheiro Mecânico. É endorsee da SANTO ANGELO, Ibanez e de outras grandes marcas internacionais. Entusiasta de novas tecnologias e amante da boa música, principalmente o bom e velho Rock n´Roll. 

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *