Pequeno Manual de Sobrevivência para 2016

2016-01-06 - FB

por Dan Souza

Olá pessoal, tudo bem? Danilo, RA da SANTO ANGELO falando. Primeiramente, quero desejar à todos um ano de 2016 pleno de conquistas e mais todos aqueles clichês que todo mundo já te falou. Não me demoro aqui, pois nesse ano de 2016 todos precisaremos de ainda mais coragem, agilidade e criatividade.

A gente sai por ai e ouve em todos os lugares (de bares à jantares em família): é crise aqui, político A ali, político B acolá, cotação do dólar entre outras intempéries. O cenário é tão apocalíptico que parece que tudo vai acabar e entraremos em um mundo próximo à série de TV da AMC, “The Walking Dead”, concordam?

2016-01-06 - 004

E como podemos sobreviver à esse hecatombe?

Antes de qualquer coisa, fiquem calmos. Está difícil, mas não é o fim. Ainda. Deixando a mente Zen (não demais, ok?) vamos pensar em um pequeno manual de sobrevivência para esse ano que dividiremos em 2 partes.

Nessa matéria, falarei um pouco do motivacional e na próxima, serei um pouco mais técnico, ok?

Começaremos pela supracitada Coragem

Esse primeiro tópico é muito importante para um ano que as pessoas já entram com medo. Mas pense de outra forma: são momentos assim que os desafiantes das más previsões se destacam e conseguem sobreviver. Lembro-me sempre do exemplo da Coca-Cola, que mesmo em tempos de guerra (uma crise muito pior que a nossa), tirava o pé dos EUA para levar seus refrigerantes aos fronts de guerra. Estratégia de marketing arriscada, mas que trouxe aos americanos em combate um sentimento de “lar” e fixou a marca por gerações a frente. Não é à toa que é uma das empresas mais lembradas até hoje.

2016-01-06 - 003

Ou seja, procure ser alguém que não tem medo da guerra, da adversidade, de errar ou até mesmo de morrer (em sentido figurado). A recompensa de quem tem coragem de colocar a cara à tapa sempre vem.

Não seja rápido; seja Ágil.

Você deu o primeiro passo sendo corajoso, agora necessita ter agilidade. Sempre separo esse conceito da rapidez, pois esta me lembra de algo desorganizado, correr por correr e nada mais. Agilidade me dá impressão de esperteza, de ter o insight e saber onde utilizá-lo. Dentro disso, penso exatamente na nossa época, o já conhecido século XXI.

Hoje, a cobrança de resultados é imensa, mas nem sempre é bom agir nesse impulso social de imediatismo. Pense e faça, não deixe para depois, alguém pode ter a sua ideia e você perde o “time” de executá-la. Oportunidades só tem cabelo na frente, lembramos nesse último post de 2015.

2016-01-06 - 002

Pessoas de sucesso em suas áreas agem assim, vendo oportunidades onde outros só vêem dificuldades e, pensando em um tempo curto, mas produtivo, sempre finalizam executando a ação. Lembrem-se: uma boa ideia não é nada se não for executada.

E por fim, juntando com o tópico acima, temos a Criatividade.

Eu sempre falo dela, seja no Facebook, aqui no blog ou mesmo quando encontro com vocês por ai. Amo a criatividade e as inovações e quando vejo gente repetindo “formulinhas” ultrapassadas, chego, às vezes, a me arrancar os cabelos.

Se você quiser fazer reviews de qualquer coisa, sem problemas, mas veja quem são os caras que já o fazem com perfeição, inspire-se neles e coloque um toque somente seu, uma ideia sua, que além de te gerar uma identidade própria, fará toda a diferença para quem for te acompanhar.

2016-01-06 - 001

A mesma coisa na Música. A guitarra sempre esteve lá, mas por qual motivo Vai, Malmsteen ou Belamy se destacam? Eles criam, inovam e se diferenciam. Pense sempre nisso.

Lembrem-se, os três tópicos que citei funcionam individualmente, mas se unidos, tem uma força que supera muitos desafios e traz resultados que, com certeza, te farão olhar com olhos mais otimistas para essas situações de crise.

Fique de olho que trarei mais possibilidades, nas próximas matérias mais concretas, para fazer da Música algo que deixará seu ano mais rentável.

Outro ponto: conte-nos mais sua opinião neste ano que se inicia. Mostre-se, mesmo que julgue previamente como toscos os seus pensamentos. Compartilhe com seus amigos e participe mais desse blog que, acima de tudo, é feito para gente que pensa.

E quem pensa, prefere SANTO ANGELO, certo?

2016-01-06 - 005

Um abraço e nos vemos em breve.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *