Talento voluntario on-line!

Por Isis Mastromano Correia

O tempo. É sobre o passar do relógio e do calendário que recaem nossas desculpas para protelar muita coisa, entra elas, dedicar-nos a um trabalho voluntário conforme a SANTO ANGELO propõe a todos nesse final de ano. É ai que a internet entra mais uma vez implacável pra dar respostas novas para tempos novos.

Pensando justamente em otimizar as coisas, em alcançar o maior número de interessados e também no alto custo financeiro de se estudar arte no Brasil é que o professor de violão e guitarra Rafael Bazano, 37 anos, do Rio de Janeiro,  mais conhecido como “Farofa” entre os amigos, resolveu tirar a ideia de voluntariado do papel e colocar na rede para que mais pessoas tivessem acesso à Música. Tudo foi inspirado na própria história de vida onde soube desde cedo das limitações quanto aos custos do estudo das cordas que restringia o saber aos mais abastados financeiramente, nem sempre em talento.

Rafael e seu Cordas e Música

Assim, em 2011 nasceu o projeto Cordas e Música que ensina Música online para quem quer simplesmente aprender música. Simples! São aulas de violão, guitarra, baixo, bateria, percussão e teclado para iniciantes e avançados inteiramente grátis através de vídeo aulas com os professores Cristiano Gavioli, Rodrigo Fiorini, Anderson Sabadine além do próprio Rafael.

Time à frente do Cordas e Música

De acordo com Rafael, que é formado pelo Conservatório Villa Lobos e Bacharel em Violão Erudito pelo Conservatório Brasileiro de Música, em todos os anos dedicados a lecionar a canção os alunos se queixavam da falta de metodologias completas e adaptadas ao estudo continuo das cordas bem como a falta de materiais, técnicas, exercícios e outras limitações relativas às realidades locais e regionais, especialmente nas cidades interioranas, nas quais a carência de escolas dedicadas à Música é visivelmente maior.

Aliado a isso, os custos de financiar o estudo em grandes centros estruturados de formação musical está longe da realidade da maior parte dos brasileiros interessados em Música. De olho nessa demanda, dos alunos de todo o país que não podiam pagar para aprender violão e guitarra, Rafael colocou no ar o Cordas e Música que tem em sua base mais de 6.100 seguidores somente do Facebook.

Inicialmente o projeto era desenvolvido em ambientes eletrônicos gratuitos e acessíveis ao público em geral como YouTube, Twitter e Facebook. Mas a demanda por conteúdos sistematizados e centralizados em um único domínio deu vida a criação de um site próprio para dar continuidade aos trabalhos e ao ensino e assim o www.cordaemusica.com.br se consolidou para organizar melhor materiais de apoio como exercícios, backing tracks e a metodologia de maneira de forma sistemática.

O curso apresenta-se em módulos segregados entre violão e guitarra, nos níveis iniciante e intermediário em Violão Erudito, Violão Popular e Guitarra Elétrica, sem deixar de observar e satisfazer novos interesses trazidos pelos frequentadores do site.

O Projeto Cordas e Música tem por princípio a gratuidade do ensino, o amplo acesso ao público em geral, o respeito aos direitos fundamentais individuais e coletivos, a formação integral do ser humano, a promoção social e o inarredável acesso a cultura. Enfim, é um grande projeto online de voluntariado voltado a Música!

Você pode ser padrinho do projeto voluntário!

Se o que te faltava era uma ideia para se tornar um voluntário da Música, o Cordas e Música permite que todo seu conteúdo seja empregado, gratuitamente por órgãos e entidades públicas de todo o país como ferramenta principal ou complementar voltada ao ensino e formação musical de alunos bastando para tal que você ou sua turma se organizem.

Se ainda não tem tempo para botar a mão na massa, ou melhor, nas cordas, contribuições voluntárias de pessoas físicas ou jurídicas para fomentar patrocínio e manter o projeto em funcionamento são vitais!

Aos que desejam se tornar padrinhos do Cordas e Música, sejam pessoas físicas ou jurídicas, instituições públicas e Fundações mantidas pelo Poder Público devem entrar em contato pelo e-mail cordasemusica@gmail.com.

 

SERVIÇO

PROJETO CORDAS E MÚSICA

www.cordasemusica.com.br

www.facebook.com/CordasEMusica

youtube.com/cordasemusica

 

Se você não tem o espírito empreendedor do Rafael ou não tem tempo de se dedicar como ele ao ensino virtual, o que você acha de procurar um hospital, creche, posto de saúde ou qualquer outro local que tenha pessoas sofrendo e oferecer 60 minutos do seu tempo tocando canções de fé?


Fica a dica e se você tiver uma história dessas para nos contar e precisar que ajudemos na divulgação, já sabe: escreva para nosso blog!

 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *