Top 6 de 2020: Melhorando a própria Saúde!

Olá condicionado leitor ou saudável ouvinte, tudo bem com você?

Se você está chegando agora e não leu o post anterior, explicamos que sempre ao final de cada ano, é nosso costume escolher os assuntos que mais se destacaram, numa retrospectiva anual do que pensávamos ser importante no passado e o quanto evoluímos no presente, muitas vezes sobre os mesmos assuntos.

Sem dúvida, um dos temas que mais nos preocuparam em 2020 foi Saúde e a gente já falava disso em janeiro, quando o novo coronavírus era somente mais uma doença exótica que acometia uma grande cidade da China e sem chances de afetar o nosso país.

Decorridos 11 meses e na data que revisamos o post, o número de brasileiros e brasileiras mortos pela pandemia da COVID-19 ultrapassava 172.000, com mais de 6.300.000 casos confirmados de pessoas contaminadas.

Por esses números, que não param de crescer com a ameaça de uma segunda onda da doença, foi que elegemos o tema de cuidados com a Saúde como nosso TOP 6 de 2020.

Lembra dos versos de Arnaldo Antunes na música “Pulso” dos Titãs de 1989?

Reumatismo, raquitismo, cistite, disritmia

Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia

Brucelose, febre, tifoide, arteriosclerose, miopia

Catapora, culpa, carie, câimbra, lepra, afasia

O pulso ainda pulsa

Mesmo com essas e outras doenças sobrecarregando o SUS, nunca as pessoas tinham usado máscaras cirúrgicas de proteção no dia a dia, nem tampouco adotado medidas tão rígidas de higienização das mãos e distanciamento social.

Foi preciso uma pandemia mundial para nos alertar da fragilidade da Saúde física e mental.

o que você irá ler a partir de agora é uma releitura do post publicado em 15/01/20, levemente revisado para não perder a originalidade inicial, mas devidamente atualizado dentro dos padrões atuais de editoração.

Lembrando que você poderá ler/ouvir o conteúdo no formato de post/podcast no Spotify, clicando na imagem abaixo, ou buscando por Blog SANTO ANGELO em qualquer outro agregador de podcasts de sua preferência.

 

Iniciamos o ano com uma boa dose de inspiração para ajudá-los a cumprir suas metas e planos, através desse post. Se ainda não o leu, faça-o agora e coloque no papel ou no seu app preferido, tudo aquilo que você almeja evoluir neste ano, sem falsas promessas, hein?

Deixa-me adivinhar: você, assim como eu, também prometeu cuidar mais da saúde em 2020 e emagrecer aqueles quilinhos extras, acertei?

 Por isso, para nos ajudar nesse grande propósito de vida, qual seja mudar de hábitos e investir na saúde, nada melhor do que usar a praticidade da tecnologia ao alcance de nossas mãos e cliques, conforme a lista de aplicativos que preparamos para monitorar a nossa saúde.

Importante: é sempre bom buscar o auxílio e acompanhamento de um profissional de Saúde, antes de mergulhar de cabeça em exercícios de Alta Intensidade, combinado?

#Beba Água (iOS e Android)

Você não leu errado: beba água, se não tem o costume de beber no mínimo 2 litros de água por dia. Sei que às vezes é comum esquecer, mas o objetivo é lembra-lo de tomar mais água e, por consequência, ter mais saúde.

O app vai ajudá-lo nessa missão, além de ser prático de utilizar. Agora você não tem mais desculpas para não tomar a quantidade correta de água por dia.

 

#Sleep Cycle (iOS e Android)

Nada como uma noite de sono tranquila e reparadora monitorada por esse app, voltado para controle do sono. O sono é fundamental para ter um dia produtivo e conseguir desempenhar bem todas as suas atividades, inclusive, tocar seu instrumento e estudar bastante sem sentir cansaço ou sonolência.

O mais interessante são os gráficos que mostram os picos de sonolência. Se você está com problemas para dormir o Sleep Cycle pode ser uma boa opção.

É simples de operar: todas as noites, antes de dormir, selecione o horário que precisa acordar na manhã seguinte. Ele pede que você escolha a variação do tempo, que pode ser entre 10 e 90 minutos, da ‘Fase de Despertar’. O objetivo da função é fazer o aplicativo tocar o alarme no melhor momento de levantar, de acordo com seu tipo de sono.

#NutraBem (iOS e Android)

Criado por um grupo de nutricionistas brasileiros, o app tem por objetivo auxiliar na reeducação alimentar. Todo mundo sabe que para emagrecer é preciso mudança de hábitos e força de vontade. Desenvolvido de acordo com os hábitos alimentares do brasileiro, uma das funções fundamentais é a contagem de calorias, facilitando a escolha dos alimentos e possíveis substituições.

O app também é legal para calcular o índice de massa corporal (IMC), perfil de consumo do usuário, auxiliar na adequação de costumes alimentares para uma refeição balanceada, permitir simular as refeições antes do consumo para orientação das decisões, além de calcular a necessidade diária de energia para a meta de peso que se deseja atingir.

 

Além disso, possibilita o registro diário das refeições e aponta as calorias consumidas X recomendadas. Disponibilizam mais de 1.500 alimentos e receitas para escolha do usuário. Com a inserção do seu peso, o app exibe um histórico da sua evolução no alcance da meta, com registro do consumo diário de água e integração com Facebook. Os dados acumulados podem ser enviados ao seu nutricionista, em formatos texto ou CSV, para acompanhamento, correções, elogios ou aquelas boas “pegadas no pé” que qualquer nutricionista dá de vez em quando.

# Dieta e Saúde (iOS e Android)

O app “Dieta e Saúde” funciona por meio de um sistema de pontos, garantindo uma alimentação saudável sem privações nem exageros. Após o cadastro, o aplicativo começa a funcionar com três interfaces: a primeira mostra os seus dados, a segunda o sistema de pontuação e a terceira sua evolução e recomenda automaticamente uma pontuação diária.

Na segunda aba você terá o Sistema de Pontos que conta com um banco de dados sobre alimentos que são classificados por diferentes pontuações, onde você seleciona a refeição, faz a busca e escreve o nome do alimento.

Na terceira aba é registrada sua evolução com base nas informações inseridas, acompanhando seu emagrecimento e registrando suas pesagens.

A versão paga do aplicativo permite que você adicione atividade física, contabilizando pontos bônus e auxiliando no controle da dieta, além de oferecer cardápios personalizados e orientação sobre o que comer. Você poderá ainda enviar mensagens ou participar de reuniões online com especialistas.

#Glic (iOS e Android)

Utilizado para controle glicêmico, o aplicativo Glic está disponível gratuitamente para Sistemas Operacionais Android e iOS. Criado para auxiliar no controle da Diabetes, controle glicêmico e monitorar todos os sintomas.

Além disso, possui quatro funcionalidades principais: utiliza a câmera para fazer a leitura do nível de glicose no sangue, traduz, também através da câmera, a sua refeição em Carboidratos e Calorias, registrando atividades físicas, com histórico de administração de medicamentos.

Outras funcionalidades do Glico são poder acompanhar a evolução das suas medidas através de um gráfico semanalmente, enviar seus registros para médicos ou nutricionistas através de PDF e receber alertas gerados quando os níveis de Glicose estiverem fora das faixas recomendadas.

#Google Fit (Android)

Esse aplicativo do Google foi criado para auxiliar quem pratica exercícios, ou quer começar. O Google Fit monitora o quanto você caminha, corre e pedala por dia por meio do Acelerômetro e do GPS do celular, mostrando seu desempenho diário e semanal.

O aplicativo está disponível somente para Android e permite que você crie metas, acompanhando a perda de peso. Mas, para isso você precisa editá-lo com as suas características, caso contrário, os resultados exibidos serão baseados em perfis medianos de idade, peso e altura.

 

Você poderá adicionar um histórico de peso mais elaborado (recomenda-se que faça isso com frequência para ver as mudanças) e escolher entre dois tipos de metas: tempo de atividade física e número de passos, assim, os relatórios diários serão baseados nessas metas.

A partir da instalação do aplicativo, ele rastreia todas as movimentações que você fizer automaticamente e de forma silenciosa, sem precisar acioná-lo. Após as metas serem atingidas, o Google Fit envia notificações de aviso que podem ser desativadas a qualquer momento nas configurações.

Esse app ainda garante relatórios frequentes para que você esteja sempre informado do quão perto está (ou não) de concluir sua meta predeterminada.

Enfim, leitor ou leitora, esse post não tem a pretensão de esgotar o assunto com todos os aplicativos usados para manter ou melhorar a Saúde, mesmo porque todo dia tem novidade nas lojas especializadas no seu celular.

Aliás, se usar um outro que não relacionamos, que qual compartilhá-lo nos comentários deste post ou em nas redes sociais da SANTO ANGELO?

Independente de usar ou um aplicativo, praticar ou não uma atividade física mais intensa, a nossa recomendação é para você se movimentar.

Se atualmente trabalha em casa (home office) ou já retornou ao seu trabalho em escritórios, procure, a cada 50 minutos que permanecer sentado, levantar da cadeira ou se alongar.

Pequenas caminhadas, como ir tomar água (sim, evite as garrafas sobre a mesa, que evitam esse caminhar) ou ir ao banheiro para lavar as mãos ou subir escadas ao invés do elevador, são exercícios simples e ao alcance de qualquer um.

Essas atividades leves ajudam na circulação sanguínea, movimentando os músculos que não estavam ativados, além de descomprimir a coluna vertebral e outras partes do esqueleto.

Enfim, conte-nos o que faz para manter sua Saúde em dia, lembrando que toda contribuição, sugestão ou críticas servirão para aumentar o conhecimento e evolução de todos nós, tanto como consumidores como agentes de mudanças em um momento tão desafiador como o que vivemos.

Certos que nos veremos na próxima semana com muito mais saúde, a gente se despede com nosso até breve!

 



 

PODCAST
Effects: Activision, NBC Sound Archive & Youtube (Arquivo CC)  – Coleção de Sons do Facebook
Music: “O Pulso” de Titãns – ” Saúde ” de Rita Lee  – “MUSIC” de SID, “S” de SID .

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *