Tunando sua Stratocaster de maneira diferente
por Alexandre Berni
Olá pessoal! Continuando os posts anteriores sobre elétrica de guitarras, hoje tentarei simplificar o esquema elétrico da Guitarra Modelo Stratocaster desenhado abaixo. Por favor desculpem a minha falta de habilidade com o software CorelDraw.
Uma das perguntas que recebemos após o assunto do Push/Pull foi : “Se eu quiser combinar o captador do braço (Neck) e o da ponte (Bridge) com o potenciômetro tipo Push/Pull eu consigo?”.
Minha resposta é: consegue sim, mas vou aproveitar a pergunta para ensinar outra maneira muito interessante de se fazer isto. Já sabemos, conforme os posts anteriores, que a chave de posições utilizada nas Stratocaster pode nos fornecer 5 possibilidades de combinações de captadores certo? São elas:
- Ponte
- Ponte + meio
- Meio
- Meio + Braço
- Braço
- Ponte + Braço: Aprenderemos agora!
Pra começar separaremos o material da linha GParts by SANTO ANGELO a ser usado:

As ferramentas básicas serão estas: “ Lembrem de sempre optarem, quando possível, por ferramentas de boa qualidade”

Começaremos fixando os potenciômetros e a chave no escudo:

1 – Potenciômetro de 250A kΩ para Volume.
1 – Potenciômetro de 250B kΩ para Tone.
1 – Potenciômetro de 250B kΩ como “misturador” de captadores ponte e braço.
1 – Chave de 5 posições
O próximo passo será soldarmos os fios ( Verdes ) usados como terra entre os potenciômetros e a chave

Eu escolhi o último potenciômetro para ser Tone, mas você poderá escolher qualquer um dos 250B kΩ colocados. Porque tem que ser o 250B kΩ? – Leia ou pesquise um dos posts anterior sobre potenciômetros e entenderá melhor!
Comecei soldando o capacitor desta forma demonstrada abaixo:

Em seguida soldaremos o fio (Azul) que será soldado ao Volume. Lembro a vocês que desta forma de ligação o Tone será funcional para todas as posições da chave, inclusive a que vamos criar. Isto porque estamos ligando o potenciômetro no Volume e não na chave de 5 posições como é o padrão.

O próximo passo será ligar o fio (Vermelho) no Volume e Chave de Posições. A ligação “jump” do potenciômetro também já foi explicada em posts anteriores sobre ligação da Chave de Posições da linha GParts by SANTO ANGELO.

Neste próximo passo colocaremos os Captadores S Texas da Santo Angelo:

Soldaremos agora os fios (Pretos) Terra dos Captadores. Eu prefiro colocá-los todos juntos:

Até aqui era tudo praticamente conhecido por muitos de vocês, mas agora começa o que poderemos chamar do pós graduação em elétrica básica de guitarras. Estes dois fios (Amarelo e Branco) serão ligados aos fios dos captadores, ponte e braço, em sua soldagem na chave. Assim atingiremos nosso objetivo.

Ligaremos o fio Branco do potenciômetro junto ao fio Branco do captador da ponte (Bridge) na posição 1 da chave. Ressalto mais uma vez que em posts anteriores existem mais informações sobre a ligação elétrica de guitarras, de maneira que vou me preocupar apenas em dar as informações pertinentes a este diagrama de ligação.

Em seguida soldaremos o fio (Amarelo) do captador do meio (Middle).

O Captador SANTO ANGELO tem o fio do Positivo na cor Laranja, mas como eu não tinha nada igual, para combinar eu irei soldá-lo com o outro fio do potenciômetro da cor Amarela junto a chave na posição 3.

Bem, o principal já foi feito!! Aprendemos mais uma! Agora basta ligar o fio Terra que irá para a ponte e o fio Terra (Preto) e o fio (Vermelho) positivo de saída que irá para o Jack assim como no esquema gráfico do início. A fase seguinte é encaixar tudo isto no corpo da guitarra, afinar as cordas e sair tocando.
Eu espero que vocês gostem desta nova combinação de timbre, particularmente me agrada muito, mas em Música, o gosto é muito pessoal. Um grande abraço a todos !!
Doutor Santo Angelo
Muito bom!.. É justamente o que eu queria fazer na minha stratocaster, para encontrar um timbre mais ”Tele”, só me restou uma dúvida,: Nessa ligação, uma das funçoes da chave de 5 é alterada para Neck Bridge, ou um dos pots de tone herda essa função?
No caso acima o potenciometro do meio faz essa função fechado é uma guitarra normal aberto terá ponte e braço atuando juntos. Na Posicção 1 e 5 e na 2 e 4 terá os trés funcionando juntos. No meu caso coloquei essa função no ultimo Pot.
Ok, vou experimentar!
Olá Helio, tudo certo? A chave tem a função normal de 5 posições e a nova combinação é assumida pelo potenciômetro.
Eu tenho um esquema onde faço Volume e Tone Master na Les Paul e os poteciometros que sobram defaso os captadores um para o da ponte e outro para o do braço assim controlo a intensidade de cada defasamento. Segue o esquema:
Eu vi o esquema, mas não entendi ao certo se ele usa um potenciômetro push/pull…Não ficou muito claro…
Tem diâmetro específico para os fios desta ligação? Qual o diâmetro normalmente é usado?
No caso de fazer isso com uma guitarra Hss. Como ficaria a ligação? e qual Potenciômetro usar? 250k ou 500?
Willian,
tá ai uma boa pergunta. Pediremos ao Dr. Santo Angelo para fazer um post sobre isso, com imagens e tudo mais, fechou?
Abraço!
Gostei da idéia mais…
Minha estrato só tem dois pot como faço e possível ?
Da uma ajudinha ai pfv!
Olá Reginaldo, no caso de você ter apenas dois pots, sendo um volume e outro tone, infelizmente não poderá realizar esta ligação, apenas se você for abolir o uso do tone. Grande Abraço.
Esse tipo de circuito chama-se de Blend, onde um dos potenciômetros de tone é usado para juntar o som do captador da ponte ao do braço, cria um timbre bem legal, tem uma certa semelhança com o timbre de uma Telecaster. Segue imagem do esquema.
Olá para Todos, Gostaria de saber como fazer esse sistema (Blend) na minha guitarra; Strato (Fender Prodigy) HSS, 1 vol, 2 tone
João, agradecemos o comentário. Fique de olho que faremos um post sobre isso, ok?
Abração!
QUAL O CAPACITOR UTILIZADO?
Leomir,
utilizamos um capacitor comum de poliester 4700PF 100 v 2A473J.
Abraço!
Fiz as ligações, só que meus captadores estão demorando pra ligar,me ajudem
Será q queimei o potenciômetro ?
Fabrício,
verifique se a chave seletora não está com mal contato, pois o capacitor queimado não apresenta essa alteração de sinal.
Abs.
O problema era na chave seletora msm, consegui trocar e está funcionando de boa, vlw
Que bom Fabrício. Esperamos ter ajudado. Abração!
Como faço pra deixae apenas um potenciometro de tone so pro captaodor da ponte
Bruno
poderia nos informar quais os tipos de captadores que você usa? Qual o tipo de chave (3 ou 5 posições)? Provavelmente você precisará de um mapa de fios (wiring) específico para sua guitarra. Converse também com seu luthier de confiança que ele com certeza sabe a melhor forma para fazer essa alteração.
Abs.
Olá,
Gostaria de saber de onde puxo o terra e onde conecto, é na ponte?
Minha guitarra é HSH e todos potenciômetros são de 500, da pra fazer o projeto usando esses potenciômetros de 500?
Olá Paulo. Sim, você poderá realizar este esquema com potenciômetros de 500 KOhms
qual tipo de fio santo angelo foi utilizado para fazer a ligação? Onde compro?
Bacana ter mais uma opção, timbre muito legal de Tele. Só achei que a combinação dos dois captadores iria anular ruídos assim como nas posições intermediárias da chave. Alguém sabe dizer por que isso não acontece, e se há alguma modificação para tal?
Fiz a ligação exatamente como tá aí, e dá super certinho, parabéns aos idealizadores. E se alguém quiser pesquisar, esse esquema se chama Blend, e é realmente feito com todas as peças anteriores da guitarra, sem necessidade de push/pull.