Black Friday – Quem sabe faz a hora?
Fala meu querido leitor ou leitora, tudo bem com você?
Vou interromper um pouco a série que venho fazendo releases de carreiras e políticas de endorserment para tratar do tema Black Friday que vai acontecer nessa semana.
Esse dia é um dos mais importantes para o varejo nacional e as vendas por meio do comércio eletrônico (e-commerce) da Black Friday devem, pela primeira vez, estar muito próximas daquelas realizadas em lojas físicas.
Pelo menos isso é o que espera a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP) que prevê um faturamento para o comércio acima de R$3 bilhões conforme esse post
Por outro lado, nós como consumidores, ficamos ansiosos para esse dia chegar a fim de renovarmos nossos instrumentos, equipamentos e acessórios musicais e, quem sabe, comprar aquele lançamento da SANTO ANGELO, né?
Toda essa esperança é porque o dia da Black Friday é marcada por promessas de grandes descontos no varejo, que vê a oportunidade para baixar os estoques acumulados depois de vários meses de baixo giro.
Em compensação, os consumidores aproveitam os preços baixos e a proximidade com o Natal para presentear a si mesmo ou alguém em especial.
Neste ano (2019) o Black Friday será no dia 29 de novembro e, se você vai aproveitar a sexta-feira de descontos para ir às compras, via internet, é importante adotar alguns cuidados para não cair em ciladas, certo?
Ou você já esqueceu os famosos memes da Black Friday ou Black Fraude?
Por mais que tomemos cuidado, cadastrando-nos em sites confiáveis, não é de hoje que alerto nossos leitores a tomarem cuidado com as ofertas tentadoras que sempre aparecem nessa época, como nesse post de 2016
Com certeza, desde então você ficou esperto, acompanhando os preços do que deseja comprar ou acompanha os sites de monitoramento como, por exemplo o do TechTudo Black Friday 2019 oito dicas para se organizar e aproveitar a promoção, mas é sempre difícil encontrar comparações quando o produto é instrumento musical ou equipamento de áudio.
Por isso, repostamos esse artigo do ano passado, no quando convidamos um dos pioneiros lojistas no comercio brasileiro online, o Antenor Grellmann, que deu dicas importantes e válidas até hoje quando o assunto é Black Friday.
Preste atenção, se quiser fazer a sua hora na Black Friday.
Olá, galera da SANTO ANGELO.
Agradeço à empresa e a vocês por dedicarem seu tempo à leitura dessas minhas recomendações para não errarem nas compras de Black Friday.
Infelizmente, várias lojas online surgiram nos últimos anos que não respeitam os consumidores como no meu tempo. Por isso, anotem essas dicas:
1. Não faça compras a partir de e-mails não solicitados (SPAM)
2 – Pesquise, caso não encontre nenhuma informação, também a razão social da loja no site do Tribunal de Justiça do seu estado.
3 – Procure comprar em sites conhecidos
Dê preferência a sites de renome ou com boa reputação no mercado, que tenham endereço físico, telefone e CNPJ destacados.
Comprar em lojas apenas virtuais pode se tornar um problema, pois, em eventual reclamação, o consumidor não conseguirá notificar formalmente a loja para a troca de um produto ou a devolução do dinheiro, por exemplo.
Certifique-se de que o site é seguro.
4 – Fique atento ao comprovante
Após finalizar a compra, a loja deverá enviar um comprovante do pedido e do pagamento para o seu email. Se não receber, o consumidor deve exigir imediatamente. O comprovante será fundamental para eventual reclamação junto ao Procon ou em ação judicial.
5 – Ofertas muito atrativas podem ser armadilha
Analise se a oferta está dentro da média do mercado. É um momento em que precisa ter frieza, pois a tendência é correr para aproveitar, mas pode ser uma armadilha.
Desconfie das ofertas muito tentadoras. É impossível as lojas do mercado oferecerem um produto por $100 e um site, isoladamente, oferecer por $10.
6 – Não faça depósitos em nome de Pessoa Física
Se você está comprando de uma loja, o pagamento deve ser feito à loja e não a terceiros.
7- Consulte a lista de sites fraudulentos
Antes de comprar, confira a lista atualizada de sites fraudulentos divulgada pelos órgãos de defesa do consumidor. Você pode acessar o ranking das empresas mais reclamadas no Serviço de Defesa do Consumidor da PROTESTE, ou consultar o Procon de São Paulo, por exemplo, que divulga uma lista de sites que devem ser evitados.
8 – Não compre se não houver segurança dos seus dados
Se um site oferecer uma excelente condição de compra, mas não preencher os requisitos de segurança, desista do negócio, por mais tentador que seja, e procure outro site ou vá a uma loja física.
Para terminar, uma dica geral: tente sempre comprar produtos dentro do possível de empresas que vendem produtos fabricados no Brasil, pois se algum imprevisto acontecer e tiver problemas você terá ao seu alcance garantia de fábrica em suas mãos, enquanto importador sempre terá um período para resolver seu problema.
Uma vez que, na internet, o cliente não pode verificar o produto “ao vivo”, a loja online deve oferecer o máximo possível de recursos para facilitar a sua decisão de compra.
Para diminuir as chances de a sua experiência ser frustrada, dê preferência às lojas que têm esse tipo de preocupação. Elas oferecem, por exemplo:
* Chat on-line para esclarecimento de dúvidas;
* Fotos detalhadas do produto ou até mesmo vídeos;
* Descrições detalhadas de produtos;
* Informações claras sobre prazos de entrega, pagamentos, frete, entre outros;
* Espaço para que os clientes opinem sobre produtos;
* Organização de categorias e navegação fácil;
* Interação em redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, etc.);
* Opções variadas de pagamento. Enfim quanto mais informações você tiver mais segurança terá em sua compra.
Espero ter apontado os principais cuidados que precisa tomar para uma boa compra nessa Black Friday e, se precisar de mais informações, pode me perguntar via email antenorgrellmann@gmail.com ou por meio das minhas redes sociais ou da marca SANTO ANGELO.
Boas compras e até a próxima oportunidade.
Dúvidas e comentários? Já sabem que podem deixar suas opiniões aqui no blog e nas nossas redes sociais.
Abraços e semana que vem retorno com a continuação da série sobre Saúde .
—
Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.