Compras online: Escapando das armadilhas
Olá Pessoal, tudo bem?
Vou dar um tempo nos posts sobre dicas de formação e desenvolvimento das bandas para falar um pouco sobre propaganda enganosa nas plataformas (marketplaces) e lojas online.
Ou você acha que, com o avanço da internet e consumidores cada vez mais antenados, maus vendedores deixaram de existir?
OK, você é muito novo e ainda não passou pela experiência de comprar um violão que o balconista da loja te garantiu ter o mesmo timbre daquele que custava 2 ou 3 vezes mais e quando mostrou para o seu professor, o instrumento não afinava de jeito algum?
Embora, seja mais difícil acontecer uma situação dessas porque bons fabricantes e importadores investem cada vez mais em treinamento nas lojas, infelizmente os vendedores balconistas ainda mudam muito de emprego.
Ou seja, é comum as lojas contratarem sempre novos funcionários para atendimento, nem sempre proporcionando o devido treinamento a tempo.
O mesmo problema atinge as lojas online que precisam colocar textos mais explicativos nos anúncios que promovem e nem sempre contam com pessoal especializado para essa tarefa.
Para facilitar, o que esses lojistas online fazem? O mesmo que os antigos lojistas físicos faziam: compre o produto X, que é igual ao produto Y e custa menos. Tem casos que usam a mesma foto do produto Y para vender o X mais barato.
Notem que não temos nada contra o Mercado Livre ou OLX, mas citamos o ML na foto acima, porque encontramos lá um anúncio de um dos vendedores da plataforma dizendo exatamente isso: que um cabo marca … era igual ao SANTO ANGELO.
Será que o mais barato sempre lhe convém?
Entramos em contato com o Mercado Livre e segundo informações oficiais, a empresa não se responsabiliza pelos vendedores existentes na plataforma e nem disponibilizam qualquer ferramenta para mensurar o credenciamento dos lojistas e tampouco oferecem proteção às marcas. Tudo fica a cardo dos compradores que precisam avaliar os lojistas e comentar se foram bem atendidos.
Sendo assim, todos nós, potenciais compradores, contamos com o bom senso e generosidade de quem já comprou e da idoneidade dos vendedores, pois o ML não consegue certificar se o produto anunciado é original ou uma cópia.
As plataformas incentivam os consumidores a negativarem os anúncios e produtos falsificados que são oferecidos como originais, dessa forma o respectivo vendedor perde sua credibilidade.
Assim, os comentários e o ranking de reputação são um excelente método para nós, compradores, avaliarmos os vendedores.
E por que o mesmo produto X pode custar menos (ou mais) em várias plataformas diferentes?
Bem, não posso falar pelos outros, mas sei que cabos e acessórios SANTO ANGELO possuem regime tributário mais pesado, utilizam matérias primas / processos sustentáveis e tem responsabilidade social com a Educação Musical (saiba mais clicando aqui). Portanto o preço deve ser igual em quase todos os vendedores certificados.
O que pode variar é o local e a politica de vendas de cada vendedor sério. Por exemplo, lojistas localizados em estados com menor tributação podem oferecer preços mais em conta.Alem disso, outros lojistas oferecem condições especiais de frete de acordo com o total de compras.
No entanto, se o comprador ou músico não estiver atento, pode entrar numa roubada, tanto na loja online como nas plataformas tipo Mercado Livre, OLX ou Music Jungle.
Portanto, você é a parte mais importante no processo de compra online.
Assim, para ajudá-lo a comprar cada vez melhor, fomos buscar 10 conselhos do Felipe Pierro, fundador e CEO do Music Jungle. Quer saber quais quais são essas dicas?
—
Olá leitores do blog SANTO ANGELO. Ainda é muito baixo o número de músicos que compram em lojas online. E eu não tiro as razões de quem não compra porque são várias as formas de alguém se dar mal comprando online.
Estou aqui para te ajudar a evitar armadilhas e comprar bem, principalmente instrumentos e acessórios musicais.
OK, comprar um instrumento ou acessório musical nem sempre é uma tarefa fácil. Até mesmo músicos experientes têm dificuldade na hora de encontrar o produto ou marca ideal.
Ou seja, aquilo que mais se enquadra ao sonho, estilo e, devido aos tempos bicudos de hoje em dia, ao dinheiro disponível no bolso.
Quando falamos em compras online, a coisa fica ainda mais complicada.
Não temos a possibilidade de experimentar o instrumento em mãos, dependemos de opiniões, reviews, fotos ou vídeos para nos mostrar (ou nos dar uma direção) se aquele produto é o que estamos procurando.
Desde que fundei o Music Jungle, uma plataforma para compra e venda de instrumentos musicais novos e usados, já vi de tudo: instrumentos com mais de 40 anos que soam maravilhosamente até instrumentos semi-novos em péssimas condições.
E a grande maravilha dos instrumentos musicais é justamente essa: de que um bom instrumento, se bem cuidados, não tem o seu valor depreciado com o tempo, muito pelo contrário, será cada vez mais valorizado.
Por isso, é muito importante saber bem o que se está comprando e esses cuidados são ainda mais especiais quando compramos pela internet.
1 – Faça a sua oferta
Negocie sempre.
Comprar um instrumento musical é como comprar um carro: pense no preço de vitrine como sendo o preço base, o que começa discussão.
Isso vale tanto para usados quanto para novos, sempre haverá uma margem em que o vendedor está disposto a negociar.
2 – Considere também os usados
Existem produtos, como pedais de efeito, que você encontra usados em perfeito estado e com preços muito descontados em relação aos novos.
Em alguns casos você consegue uma boa economia encontrando essas barbadas.
3 – Pague pela sua segurança
Vale muito mais a pena você pagar um pouco a mais em um site que você sabe que é seguro do que se arriscar em compras às cegas.
Os grupos e fóruns estão abarrotados de tristes histórias de pessoas que foram lesadas ao se aventurar nesse tipo de negociação ou em sites sem reputação.
Para evitar isso, procure sempre utilizar algum serviço de intermediação que ofereça a garantia da compra, como o próprio Music Jungle.
Recomendo fortemente que você verifique os sites que pesquisar, além do Music Jungle, se possuem os devidos certificados e protocolos de segurança que eu utilizo.
4 – Procure por referências do vendedor
Sempre que for comprar online, seja de uma loja ou de um músico, peça para que o vendedor te informe a reputação dele, quais as avaliações das últimas vendas ou até busque referências de pessoas que já compraram dele.
Isso irá trará muito mais segurança à transação.
5 – Veja muitas fotos e vídeos do próprio produto
Observe com cuidado as fotos usadas pelo vendedor e se for o caso peça mais imagens de ângulos diferentes ou de detalhes que foram mencionados na descrição do produto.
Se possível, peça uma foto do número de fabricação daquele instrumento ou acessório.
Não bastam fotos genéricas do modelo, você precisa de fotos reais daquele instrumento.
Seja exigente em sua compra, as fotos e vídeos do produto serão os responsáveis pela sua “experimentação” daquele instrumento em sua compra online.
6 – Saiba exatamente o que está procurando
Invista um tempo em estudar os modelos e entender qual o acessório ou instrumento musical que você realmente precisa para tirar o som que sempre sonhou.
Assista vídeos de review, leia muitos artigos, blogs e fóruns. Esqueça as comparações do tipo “igual à marca Y”, “similar ao modelo X”, “tem o mesmo timbre da marca Z”. Entenda que se trata, muitas vezes, de propaganda enganosa dos vendedores.
Na dúvida, pergunte. Percebeu que as respostas são evasivas ou incompletas, NÃO COMPRE. Se o vendedor insistir, denuncie-o às plataformas de vendas.
O que funciona também é visitar sites que vendem instrumentos e navegar pelas categorias e marcas, para saber de toda a variedade disponível no mercado e de quebra ler as informações técnicas dos acessórios e instrumentos musicais dos respetivos fabricantes ou importadores.
7 – Saiba da história daquele instrumento
No caso de instrumentos usados, procure saber o passado do instrumento.
Será que ele foi usado somente em casa? Será que ele enfrentou a estrada?
Alguns instrumentos vêm com histórias que o valorizam ainda mais, é caso dos instrumentos usados por artistas famosos ou então produtos que fazem parte de um lote especial ou edições limitadas.
8 – Procure descrições detalhadas
Procure saber os detalhes do instrumento.
Caso as informações da descrição do produto não sejam suficientes, pergunte ao vendedor.
Será que o braço da guitarra está 100%? Será que algum componente foi substituído? Qual será a madeira do corpo?
Quanto mais perguntas fizer, mais segurança terá de não ser enganado.
9 – Antes mesmo de comprar, saiba o que fazer para devolver o produto
Verifique quais as regras para devolução do produto caso o produto entregue não seja o que você estava esperando.
O Código de Defesa do Consumidor brasileiro dita que o comprador tem o direito de trocar produto adquirido pela internet no prazo máximo de sete dias, sem oferecer justificativa.
Essa e outras informações devem estar explícitas no site e o procedimento deve ser em claro sobre pagamento de fretes, reembolso do valor pago e prazos de solução.
10 – Pesquise muito
Assim como na compra offline, você deve pesquisar muito antes de comprar.
Nesse ponto, marketplaces e plataformas facilitam a sua vida agregando ofertas em um lugar só, ainda assim, é importante pesquisar e barganhar com muitos vendedores antes da decisão final.
Comprar online um instrumento ou acessório musical não precisa ser uma dor de cabeça.
Basta você tomar os devidos cuidados, fazer a lição de casa e pesquisar bastante.
Seguindo esses passos, é provável que a decisão de comprar online supere em muitos pontos a alternativa de loja em loja, afinal é muito mais conveniente, você tem acesso a uma variedade incrível de instrumentos a preços muito atrativos.
Siga essas dicas e faça a música acontecer! A gente se vê no Music Jungle.
—
Valeu Felipe pelas dicas e espero que o nosso pessoal as aproveite muito bem nas próximas compras online.
Abraços e até a próxima!
—
Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.