Expomusic 2017: inovando em marketing olfativo
Olá meu querido e perfumado leitor; tudo bem com você?
No post anterior (se ainda não leu, pode clicar aqui) assim como nos que o antecederam, tenho abordado sobre a importância do apresentação pessoal e do bom Networking em eventos importantes como o TDT da Tagima e a Expomusic.
E sem que eu mencionasse, tenho certeza que caprichará no perfume ou na loção da barba quando comparecer nesses eventos ou em outros vitais para a sua carreira.
Acertei? Espero que sim (rs)!
Claro que o olfato é um dos sentidos com os quais percebemos o mundo à nossa volta, mas que tem sido esquecido (ou pelo menos deixado de lado) quando a Música entre em ação.
No entanto, o que você sente ao passar por uma rua qualquer e sentir o cheiro de pão quente? Ou então, por uma loja de sapatos e descobrir que precisa correr antes que o cheiro de morango ataque suas entranhas?
Portanto, tanto as pessoas como as marcas podem se diferenciar das demais através do olfato. Isso é chamado de marketing Olfativo pelos especialistas e está relacionado à proposta da SANTO ANGELO para os eventos que mencionei acima.
Para que possa entender melhor o conceito de Marketing Olfativo, vou compartilhar um breve resumo sobre a importância dos nossos sentidos, especialmente ligado ao Olfato.
Como já mencionei, o corpo humano é dotado de cinco sentidos/capacidades que nos permitem interagir com o mundo exterior. Por meio de determinados órgãos do corpo são enviadas ao cérebro inúmeras sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do nosso sistema nervoso.
A partir disso, temos a Visão, Audição, Paladar, Tato e Olfato.
O Olfato está relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. Através da evolução humana, o nariz desenvolveu a capacidade de captar os vários odores do meio externo, cujos estímulos são enviados ao cérebro para comparação com a “memória” olfativa acumulada.
Dessa forma, se a interpretação for de algo agradável, as defesas naturais são desarmadas e a nossa atitude seguinte é de curiosidade em descobrir o que é aquele cheiro bom.
O contrário ocorre quando o estimulo é desagradável, certo?
Assim diante da importância do Olfato em estabelecer vínculos emocionais, os especialistas criaram o conceito de Marketing Olfativo, pretendendo associar um determinado aroma com os valores que uma empresa, cliente ou produto gostariam de transmitir.
Ao ter contato com o aroma, o consumidor relacionará o produto com alguma lembrança anterior, na forma de conceito, ideia, sensação positiva ou momento importante que tenha vivido.
Por isso, é uma estratégia incrível para criar “memória olfativa” e causar impacto nas outras pessoas através do sentido do Olfato.
Importante saber: estudos científicos demonstram que o ser humano lembra-se de mais de 35% daquilo que cheira, 5% do que vê e 2% do que ouve.
Outra curiosidade: a nossa memória consegue lembrar mais de 10.000 (isso mesmo: dez mil) aromas diferentes e reconhecer apenas 200 cores.
Entendeu o poder do Olfato? Está ligado diretamente ao sistema límbico e intimamente relacionado com a memória e o mundo das emoções.
Sem nos darmos conta, todos os dias somos expostos a aromas que têm uma poderosa influência nas nossas emoções, condutas e estados de ânimo.
E como isso funciona na prática?
Quantas vezes você entrou com sua irmã ou namorada em uma das lojas da Melissa e sentiu um cheiro agradável (ou não)?
Essa marca utiliza o aroma de chiclete em todos os seus sapatos femininos, sobrepondo-o ao cheiro de plástico tradicional.
E quem na infância ou adolescência não curtiu uma goma de mascar como forma de aliviar a tensão? Portanto, o aroma ligado a essa emoção relaxa o consumidor (e as consumidoras) preparando-as para a compra.
Note que o inverso também é verdadeiro. Suponhamos que determinada pessoa tenha se engasgado e quase sufocado com um chiclete. Nesse caso, qual a reação (praticamente subconsciente) que ela teria ao sentir esse aroma?
OK, você não curte lojas de sapatos femininos, mas me diga o que sente com o cheiro maravilhoso de pipoca que reina nas salas de cinema, teatros e shows?
Também não curte pipoca? Que tal o cheirinho de café coado na hora que nos remete aos momentos de descontração entre amigos ou em família?
E por falar nas emoções de estar com amigos e com a família, qual seria o aroma que te faz lembrar das suas paixões?
A Feniletilamina é uma substancia natural, produzida pelo cérebro humano, que tem a sua produção aumentada quando a pessoa está apaixonada.
Esta substância também pode ser encontrada na pigmentação da amêndoa do cacau. Consequentemente, com a ingestão do chocolate, as suas taxas no organismo humano são elevadas, atuando como estimulante para o amor.
Portanto, além dos atuais efeitos antidepressivos que se afirma ter o chocolate, quem não fica com água na boca diante de uma sobremesa de chocolate!? Uma coisa é certa, o chocolate é um alimento que promove uma sensação de sensualidade e prazer.
Lembrou do aroma do chocolate? E será que tem a ver com a Música?
Nós fizemos essa pergunta para a nossa equipe e tivemos uma ideia simples, mas que nenhum fabricante de mundial de cabos havia pensando antes: por que não desenvolver cabos aromatizados, começando pelo aroma de Chocolate?
Assim, o primeiro cabo SANTO ANGELO a testar essa ideia será o modelo Acoustic da linha dedicada aos violonistas.
Além dos cabos, também desenvolvemos uma linha de “Guitar Care” composta por hidratantes, polidores e limpadores para instrumentos musicais com um toque do aroma de chocolate.
Ou seja, logo mais você vai diferenciar sua guitarra das demais pelo leve cheiro de chocolate que ela exalar. Legal, hein?
Se você visitar nosso estande na Expomusic nos próximos dias, não esqueça de discutir com a nossa equipe outros aromas que gostaria de associar à Música e aos instrumentos musicais.
Afinal, quem além da “Fantástica Fábrica da SANTO ANGELO” poderia atender a pedidos desse tipo?
Programe-se: Saiba a data e horário do seu artista preferido no stand SANTO ANGELO:
Abraços e nos vemos lá na EXPOMUSIC! -.-
Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.