O 8º. post mais compartilhado em 2018

Fala meu querido leitor: tudo bem com você?

Antes de tudo, espero que tenha passado um ótimo Natal, com muita Saúde e Paz em família. E que ninguém tenha discutido política na reunião de todos, certo? (rs)

Tem acompanhado a relação dos posts mais vistos e compartilhados aqui no blog da SANTO ANGELO? Já publicamos o TOP da posição 10ª e 9ª. Se ainda não leu, volte um pouquinho, clicando na aba “INICIO” lá em cima, antes de ler esse que foi classificado na 8ª posição.

Algum palpite de qual foi esse post? Difícil, né?

Nem tanto. Foi o “Chega de enrolação”, um post sobre como turbinar qualquer canal no YouTube. Essa rede social, com mais 2,5 bilhões de telespectadores por dia, é um ótimo canal para músicos divulgarem seus projetos e construírem sua audiência.

Além disso, também é uma ferramenta importante para ensinar ou aprender.

O post contou com as dicas do Tiago Martinez, especialista em estratégia e conteúdo de marcas na “Publicis Brasil”, um das 3 maiores empresas de publicidade e comunicação do mundo.

E aí? Bora lá conferir!

Quem acompanha semanalmente nossos posts, sabe que sempre abordamos maneiras de divulgar a sua carreira através das redes sociais.

Se não acreditar ou é um dos nossos amados novos leitores (queridos são todos os nossos leitores hahaha) basta escrever “redes sociais” no sistema de busca do blog SANTO ANGELO para ver o tanto que temos escrito sobre o tema.

No entanto, concordo com você se me cobrar que demos mais ênfase para divulgação em outras mídias que no YouTube.

Como a gente se preocupa demais com as formas alternativas de se viver da Música, tínhamos somente um post específico sobre a rede, que tratava do Direito Autoral no Youtube, publicado em 28/09/2015 que você reler clicando aqui 

Entretanto, os números atuais divulgados pelo Youtube são impressionantes, segundo o “YouTube Insights 2017” e demonstram a importância da rede social para quem busca por informação e conteúdo.

Aliás, existem registrados pelo YoutubeBR um total de 98 milhões de usuários mensais. Muita gente, não é mesmo?

Agora preste atenção nesse Raio-X desses usuários, segundo relatório que foi dividido nas categorias Música, Gastronomia, Games, Moda&Beleza e Futebol.

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Por isso, trabalhar com o YouTube é tão importante quanto utilizar os seus perfis no Facebook, Instagram e, se tiver, website pessoal ou da banda.

Mas ninguém aqui disse que é fácil se destacar nas redes sociais, certo? Claro que muita gente, além de você, sonha em ter um canal famoso ou, no mínimo, que se destaque entre tantos outros.

Afinal de contas, a plataforma do Google conta com mais de 1 bilhão de visitas únicas mensais, mais em meio a tantos vídeos e usuários, é difícil se destacar, mesmo que você use como referência os canais do nosso time de endorsees, como os conteúdos gerados por Mauricio Alabama, Bruno Mello, Alexandre Almeida, Ozielzinho e Marcelo Barbosa.

E por falar em canais de sucesso, não podemos deixar de mencionar todo o trabalho construído pelo Kondzilla que já superou o Youtuber Whinderson Nunes. Neste ano chegou a marca de 26,8 milhões de assinantes. Além da super produções que conhecemos, Kondzilla revolucionou o audiovisual no Brasil.

Saiba mais sobre a carreira e ascensão da produtora aqui

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Mas fique desanimado, porque você sempre as dicas dos posts no blog SANTO ANGELO para te inspirar, não é mesmo?

E para ajudar nessa tarefa, convidamos Tiago Martinez que é especialista em estratégia e conteúdo de marcas na Publicis Brasil, um das três maiores empresas de publicidade e comunicação do mundo.

 SANTO ANGELO: Conte-nos sobre o Tiago e um pouco da sua carreira.

TIAGO MARTINEZ: Prazer, galera da Música! Sou o Tiago, formado em Relações Públicas. Tenho 26 anos e trabalho já há 8 com redes sociais em diversas agências de comunicação. Atualmente sou responsável pela estratégia de conteúdo das marcas Heineken e Sanofi, cujas contas são administradas aqui na Publicis. E se me permitem um jabá para quem quiser mais detalhes é só pesquisar nesse site:

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SA: Como você vê o crescimento do YouTube em relação às outras mídias?

TM: O YouTube vem sendo um grande aliado para entretenimento. Hoje os usuários utilizam a rede como um espaço para escutar música, se divertir, aprender coisas e até alavancar negócios.

SA: O que você considera fundamental para quem está começando um canal?

TM: O ideal é a pessoa refletir e definir de quanto em quanto tempo criará seus conteúdos (diário, semanal ou quinzenal) e pensar em coisas que sejam interessantes. De preferência pensar em conteúdos rápidos e diretos ao ponto.

Importante: Ao contrário do que muitos pensam, não deixe a melhor parte do seu vídeo para o final. Os primeiros cinco segundos são determinantes para sucesso do vídeo.

Transmita a mensagem no menor tempo possível. A maioria dos vídeos com grande número de visualizações tem em média três minutos.

Em relação aos canais de música, cuidar da qualidade da imagem e do som são fundamentais. Ruídos causam incômodo em quem está assistindo ao conteúdo e faz com que uma galera não veja o vídeo até o final.

Pode parecer chato, mas é importante pedir sempre aos seus seguidores para se inscreverem no seu canal, deixarem um comentário ou acessarem o seu perfil no Facebook/Instagram.

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Seja breve: grande número de visualizações tem em média três minutos.

E, for fim, conheça a sua audiência e pergunte sempre ao seu público o que querem assistir no canal. Os feedbacks são importantes.

SA: Ainda é possível se diferenciar dos demais criadores de conteúdo?

TM: Sim, sempre existe espaço para inovação. Mas você precisa encontrar o seu diferencial. Pense no seguinte: O que vai te distanciar dos outros canais que já existem?

Pensar em algumas questões básicas é importante: Crie títulos que resumam o conteúdo. Não há nada pior para o canal do que alguém desistir de ver o vídeo.

Faça o que ninguém está fazendo, busque inspiração no que está acontecendo fora do YouTube, leve conteúdo relevante para as pessoas.

SA:É viável e possível crescer de forma orgânica?

TM: Com certeza. Sabemos que existem canais que patrocinam, mas grande parte do conteúdo do YouTube ainda é orgânico. O segredo é pensar é investir na qualidade dos equipamentos (câmeras, iluminação) e um conteúdo que represente e dialogue com seus seguidores.

Dica extra: Mantenha as formas de comunicação sempre atualizadas. Você nunca sabe quando uma empresa ou interessado entrará em contato. Por isso, mantenha suas redes sociais com posts atualizados e divulgue sempre sua agenda de atividades ou shows. Ou até mesmo disponibilize (sem custo) algum material de aprendizado para o seu público: aulas de guitarra, dicas de equipamentos, entre outros.

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SA: Como o algoritmo do YouTube funciona:

TM: Basicamente são analisados: likes, comments, views e shares e o tempo de retenção que as pessoas assistem aos vídeos. Quanto maior o engajamento das pessoas, maior será o alcance e crescimento do seu canal.

Além de avançado, o algoritmo é totalmente secreto. Por isso, investir em qualidade, frequência e relacionamento é uma das alternativas.

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Em rápidas palavras, era isso que gostaria de resumir para vocês. Se precisarem ou tiverem dúvidas ou sugestões às ideias do texto, podem me procurar ou deixar seus comentários aqui no blog ou nas redes sociais da SANTO ANGELO.

Obrigada, Tiago Martinez, por dividir com nossos leitores sua experiência na área de comunicação e mídias sociais. Desejamos ainda mais sucesso e reconhecimento pelo seu trabalho.

Animado com essas dicas? Não perca tempo: abra e desenvolva seu canal no YouTube.

Como disse o Tiago, qualquer dúvida que tenha é só comentar aqui no blog ou nas nossas redes sociais.

Abraços e até a próxima.

Lygia Teles, é Relações Públicas e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC-SP. Desde janeiro/16 integra a equipe de Marketing e Comunicação da SANTO ANGELO.

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